O ENSINO DE CIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ATUANTES E EM FORMAÇÃO INICIAL NAS ESCOLAS DE DIAMANTINA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ATUANTES E EM FORMAÇÃO INICIAL NAS ESCOLAS DE DIAMANTINA
Autores
  • Patrícia De Souza
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Resumo da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/439887-o-ensino-de-ciencias-na-base-nacional-comum-curricular--analises-das-percepcoes-dos-professores-atuantes-e-em-for
ISSN
Palavras-Chave
Base Comum Curricular, Ensino de Ciências,Currículo Básico Comum,Políticas Públicas.
Resumo
A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC), especificamente a do ensino Fundamental, apresenta em suas páginas iniciais que não se trata de um currículo, mas sim como o próprio nome diz, de uma base, um documento orientador curricular que indicam quais são as competências e habilidades que se espera que todos os educandos desenvolvam na caminhada escolar. Os estados e municípios são os responsáveis pela elaboração do seu currículo, mas a partir dos princípios estabelecidos pela BNCC, devem se orientar para a construção dos seus documentos, adequando às atribuições pedagógicas estabelecidas para o seu trabalho na realidade a qual sua instituição está inserida. A pesquisa proposta tem como objetivo compreender a implementação dessa nova diretriz, BNCC, no currículo de Ciências, em forma de Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), tendo com foco o ensino fundamental das escolas da região de Diamantina. O trabalho se justifica então, a partir do atual cenário educacional compreender as questões referentes ao planejamento da implementação desses novos currículos (BNCC e CRMG), o que de fato os educadores atuantes e em formação pensam, quais os conhecimentos deles acerca dessa normativa e quais serão as ações adotadas. Este é um estudo qualitativo, pois teve como metodologia as análises das respostas dos professores de Ciências e dos estagiários da disciplina “Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências”, através de questionários e análise dos relatórios do estágio obrigatório dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Como resultados foram verificados que a implementação da BNCC é vista como algo importante e necessário já que a sociedade vive mudanças constantes e os currículos precisam de tais mudanças, mas que a maioria dos educadores e também educandos sentem o ambiente escolar despreparado para tais mudanças. Verificou-se que os professores participantes acreditam que terão dificuldades para adaptar-se e um dos empecilhos para a adaptação dos Currículos de Ciências foi a Pandemia da Covid-19, que fez com que a maioria dos educadores desta pesquisa só trabalhassem com os materiais já enviadas prontos pelo estado de MG. É possível concluir com esse trabalho que a sociedade passou por inúmeras mudanças nos últimos anos e o ensino não está isento disso, novas maneiras devem ser estruturadas para colocar em prática novas diretrizes, mas essas precisam condizer com as diferentes realidades escolares.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Patrícia De; FERNANDES, Geraldo Rocha. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ATUANTES E EM FORMAÇÃO INICIAL NAS ESCOLAS DE DIAMANTINA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/439887-O-ENSINO-DE-CIENCIAS-NA-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR--ANALISES-DAS-PERCEPCOES-DOS-PROFESSORES-ATUANTES-E-EM-FOR. Acesso em: 18/08/2025

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