O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADO

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADO
Autores
  • Maria Eduarda Soares Barbosa
  • Allan Ramos Martins
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angélica Araújo
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/439260-o-podcast-como-ferramenta-de-ensino-para-os-conteudos-de-ciencias-dos-planos-de-estudos-tutorado
ISSN
Palavras-Chave
Podcast, Proposta Pedagógica, PET, Sequência Didática
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um Relato de Experiência, a partir de uma Proposta Pedagógica, desenvolvida pelo PIBID Ciências Biológicas da UFVJM, utilizando a ferramenta podcast para auxiliar os estudantes do Ensino Médio a estudarem os conteúdos disponíveis no Plano de Estudo Tutorado (PET) de Biologia, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação para as escolas de Minas Gerais (MG). Realizar este trabalho se justifica pelo momento de pandemia atual, em que se busca novas formas de ensinar diferentes conteúdos e de utilizar as tecnologias digitais disponíveis. Os principais estudos que fundamentam esse trabalho é o de Coutinho (2007), que trabalha as vantagens da utilização de podcasts na educação e o trabalho de Miranda (2007) que conclui que a introdução da tecnologia digital no ensino é vantajosa para a aprendizagem dos alunos. Foi elaborado um podcast, com o nome de Cabine Dupla ( https://open.spotify.com/show/3a7p8PJVbdPXis3M6VTWmJ ), com diferentes Episódios, a partir do PET Biologia Volume 3, semanas 1 e 2, para o terceiro ano do ensino médio. Os assuntos dos Episódios são os conteúdos do próprio PET. A criação do podcast foi pelo site Anchor, que permite desenvolver desde a gravação até a edição e postagem. Além da elaboração dos roteiros e do próprio podcast, foi elaborado uma Sequência Didática (SD), que fez parte da Proposta Pedagógica, compreendendo duas aulas virtuais para serem desenvolvidas em plataformas de reuniões, com duração de 50 minutos cada, com um tema central indicado no PET Biologia. A SD elaborada apresenta a Unidade Temática do PET aos alunos numa aula em que eles teriam que escutar os episódios, para que assim, pudessem realizar as atividades propostas pelo próprio PET. A princípio, o trabalho seria uma pesquisa para entender as interações dos alunos com o podcast, se seria uma forma interessante de ser trabalhada, se eles se interessariam pela plataforma, se ajudaria a entender os conteúdos de uma melhor forma. Para coletar os dados, foi enviada uma mensagem no grupo de Whatsapp da turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Diamantina-MG, com o link do podcast, um formulário a ser preenchido pelos alunos e os episódios em formato de áudio para serem baixados, caso alguns alunos não se familiarizassem com o Spotify. Entretanto, apresentamos uma proposta pedagógica e não uma pesquisa, por este motivo criamos a atividade para ser elaborada com os alunos, pensando em inovar a apresentação de conteúdos para os mesmos utilizando o podcast. com os conteúdos do PET.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Maria Eduarda Soares et al.. O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADO.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/439260-O-PODCAST-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-PARA-OS-CONTEUDOS-DE-CIENCIAS-DOS-PLANOS-DE-ESTUDOS-TUTORADO. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes