ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS CONTEÚDOS COMPLEMENTARES DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS CONTEÚDOS COMPLEMENTARES DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Autores
  • Iury Henrique Fernandes
  • Hugo Cássio Aquino
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angélica Araújo
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/439126-analise-da-percepcao-dos-estudantes-do-ensino-medio-acerca-dos-conteudos-complementares-do-plano-de-estudo-tutora
ISSN
Palavras-Chave
História da Ciência, Plano de Estudo Tutorado, Sequência Didática
Resumo
O presente trabalho, realizado juntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), visou apresentar o papel importante que a ciência tem na sociedade, visto que, por meio dela as gerações passadas puderam aperfeiçoar seus métodos e instrumentos científicos. A temática deste trabalho procurou desenvolver uma pesquisa na educação básica a partir da História e Filosofia da Ciência no ensino de Biologia. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral avaliar a percepção dos estudantes sobre os conteúdos complementares do Plano de Estudo Tutorado, na perspectiva da História da Ciência, abordados em uma turma do 3°ano do ensino médio de uma escola pública no município de Diamantina em Minas Gerais. Também buscou-se alcançar os seguintes objetivos específicos: 1) Avaliar a percepção dos estudantes sobre a presença da História da Ciência nos conteúdos complementares do PET; 2) Analisar a percepção dos estudantes acerca dos conteúdos que compõem a unidade temática proposta, sendo aplicada com base na perspectiva da História da Ciência; 3) Verificar a percepção dos estudantes a respeito do PET; 4) Averiguar a percepção dos estudantes acerca do ensino remoto. Este trabalho apresentou uma abordagem qualitativa, que se fez necessária a aplicação de um formulário online, juntamente com apresentação de um mural digital Padlet com conteúdos sobre a origem e a classificação dos seres vivos veiculados na perspectiva da História da Ciência e que eram conteúdos da quarta semana do PET, com intuito auxiliar os estudantes. Para a aplicação dos devidos instrumentos citados, a pesquisa encontrou-se fundamentada na elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD), caracterizada com atividades de leitura, escrita e interpretação de textos. Diante disso, a SD desta pesquisa baseou-se nos Três Momentos Pedagógicos. Para o estudo da análise dos dados, utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), onde foram apresentadas duas categorias, sendo elas: 1) caracterização dos sujeitos, e 2) percepção dos estudantes acerca da história da ciência, relacionado aos conteúdos complementares do PET. Por conseguinte, foram apresentadas as respectivas subcategorias sendo elas: 1) as percepções dos estudantes acerca do atual contexto do ensino remoto, 2) as percepções adquiridas sobre a temática proposta. Para a apresentação dos resultados, não obtivemos respostas dos estudantes a respeito das propostas apresentadas no devido formulário, visto que, os estudantes neste momento em que o ensino se encontra de maneira remota apresentaram dificuldades de acesso e também percebeu-se a carência dos ambientes de ensino, o que de certa forma impedem a construção dos seus conhecimentos e a realização das atividades.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Iury Henrique et al.. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS CONTEÚDOS COMPLEMENTARES DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/439126-ANALISE-DA-PERCEPCAO-DOS-ESTUDANTES-DO-ENSINO-MEDIO-ACERCA-DOS-CONTEUDOS-COMPLEMENTARES-DO-PLANO-DE-ESTUDO-TUTORA. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes