À ÓLEO, PASTEL, AQUARELLA OU NANKIN”: A FOTOGRAFIA COLORIZADA EM SÃO PAULO (1854-1889)

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-738-4

Título do Trabalho
À ÓLEO, PASTEL, AQUARELLA OU NANKIN”: A FOTOGRAFIA COLORIZADA EM SÃO PAULO (1854-1889)
Autores
  • Tatiane Gomes da Silva
Modalidade
Apresentação de comunicação
Área temática
16 - Faturas, circuitos e trânsitos artísticos nos oitocentos (Patrícia Meneses - UNICAMP)
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseoivencontroposgraduandos/481012-a-oleo-pastel-aquarella-ou-nankin--a-fotografia-colorizada-em-sao-paulo-(1854-1889)
ISBN
978-65-5941-738-4
Palavras-Chave
Fotografia; Foto-pintura; Retratos; Arte Brasileira no Oitocentos; Arte em São Paulo
Resumo
Em pesquisas sobre a pintura de retratos na capital paulista, nos defrontamos com indicações de artistas trabalhando em estúdios de fotografia, colaborando com fotógrafos e usando a técnica como auxiliar em suas obras, assim como da circulação da imagem em diferentes mídias: fotografias copiadas em pinturas e gravuras. Por outro lado, vê-se uma comparação frequente por parte de críticos e pelos próprios artistas entre os retratos a óleo, trabalhos artísticos, e as “oleografias”, cujo status é constantemente discutido e questionado. Tudo isso conflui para questões em torno do status da fotografia no mundo das artes, sua aceitação ou rejeição pelos críticos e a ambivalência dos pintores a seu respeito, uma vez que era ao mesmo tempo uma ferramenta útil, um produto concorrente e mesmo um meio de vida auxiliar, o que trouxe a necessidade de entendermos como a pintura e a fotografia coexistiam na cidade naquele período. A partir de anúncios dos estúdios e seus serviços oferecidos em jornais, opiniões na imprensa, manuais da época para a colorização de fotografias e literatura sobre o tema, procuramos identificar quais as técnicas empregadas, o papel de artistas nos estúdios e os produtos dessa atividade. O uso de jornais da época permite-nos ainda fazer inferências quanto ao comportamento do público consumidor e suas razões para desejar esse tipo de obra. Começando pelas primeiras ofertas de daguerreótipos coloridos em São Paulo e terminando em 1889, quando explode o número de fotógrafos atuando na cidade, pretendemos apenas levantar apontamentos iniciais.
Título do Evento
IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Tatiane Gomes da. À ÓLEO, PASTEL, AQUARELLA OU NANKIN”: A FOTOGRAFIA COLORIZADA EM SÃO PAULO (1854-1889).. In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...Campinas(SP) Unicamp, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSEOIVEncontroPosGraduandos/481012-A-OLEO-PASTEL-AQUARELLA-OU-NANKIN--A-FOTOGRAFIA-COLORIZADA-EM-SAO-PAULO-(1854-1889). Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes