A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DIABÉTICO NAS CAPAS DA REVISTA DIABETES: UMA INVESTIGAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Publicado em 20/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-096-6

DOI
10.29327/15620.1-1
Título do Trabalho
A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DIABÉTICO NAS CAPAS DA REVISTA DIABETES: UMA INVESTIGAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
Autores
  • CONCEIÇÃO MARIA ALVES DE ARAÚJO GUISARDI
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Discurso e saúde
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/ALEDBrasil/89500-A-REPRESENTACAO-DO-SUJEITO-DIABETICO-NAS-CAPAS-DA-REVISTA-DIABETES--UMA-INVESTIGACAO-SOB-O-VIES-DA-GRAMATICA-DO-DE
ISBN
978-85-5722-096-6
Palavras-Chave
Discurso. Diabetes. Análise.
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar sobre os discursos que marcam a representação da pessoa diabética na capa da revista Diabetes. Essa revista é um produto midiático que, por meio de diferentes modos semióticos, divulga informações, constrói e compartilha seu discurso ideológico, exercendo grande influência sobre o seu interlocutor. As capas das revistas escolhidas são textos materializados, que estão disponíveis de forma on line e que são tomados como corpus da nossa investigação. Para nossa análise, utilizamos os aportes teóricos da Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) e da Análise de Discurso Crítica - ADC (FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999). Acreditamos que tanto a GDV como a ADC estão abertas às discussões das diversas práticas que compõem a vida social. Kress e van Leeuwen fazem a seguinte defesa: “as mensagens produzidas pelos indivíduos refletirão as diferenças, incongruências e embates que caracterizam a vida social” (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, p. 18). Temos consciência que os significados são sociais, logo estão relacionados às ideologias e a questões de poder. Em relação às imagens que compõem as capas dessa revista, elas podem ou não retratar a realidade dos diabéticos, haja vista que se trata sempre de pessoas muito felizes, dando destaque a um sentido de que elas estão “curadas”, apagando seus sofrimentos e as complicações da doença; e o que é retratado no imagético, acaba sendo reforçado pelo verbal. Os resultados da análise apontam para representações distintas do sujeito diabético. Isso nos lembra sobre o poder constitutivo do discurso, tais como a construção da posição sujeito ou identidades sociais e leva-nos a refletir como os textos midiáticos estão corriqueiramente expressos de diferentes formas, retratando as mais diversas temáticas da vida mundana, que nem sempre condizem com a realidade vivenciada por diferentes atores sociais e que nem sempre direcionamos um olhar atento a fim de desvendar o que há por trás do que está sendo circulado. E nesse processo de representação, valores culturais são colocados em jogo, fazendo com que o sujeito diabético tenha ou não uma boa relação com a doença, fazendo com que as limitações inerentes à sua condição de saúde sejam aceitas ou não, apesar da necessidade de adequar-se a tal contexto.
Título do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GUISARDI, CONCEIÇÃO MARIA ALVES DE ARAÚJO. A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DIABÉTICO NAS CAPAS DA REVISTA DIABETES: UMA INVESTIGAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA.. In: VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos. Anais...Brasília(DF) UnB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ALEDBrasil/89500-A-REPRESENTACAO-DO-SUJEITO-DIABETICO-NAS-CAPAS-DA-REVISTA-DIABETES--UMA-INVESTIGACAO-SOB-O-VIES-DA-GRAMATICA-DO-DE. Acesso em: 26/04/2024

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