ATIVISMO CONSERVADOR E PRÁTICAS CORPORATIVAS: O CASO DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS NO BRASIL

Publicado em 28/09/2020 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
ATIVISMO CONSERVADOR E PRÁTICAS CORPORATIVAS: O CASO DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS NO BRASIL
Autores
  • Rodrigo Cantu
  • simone da silva ribeiro gomes
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 13 - Movimentos sociais e transformação social
Data de Publicação
28/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11snsp/236136-ativismo-conservador-e-praticas-corporativas--o-caso-da-industria-de-cosmeticos-no-brasil
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Evangélicos, LGBTQ, diversidade, corporações, cosméticos
Resumo
Articulando a literatura de movimentos sociais e de sociologia econômica, este trabalho explora os desafios colocados pelo ativismo conservador às iniciativas corporativas inclusivas. Discutimos o caso do Boticário e da Natura, empresas de perfumaria e cosméticos que, desde 2014, introduzem a representação LGBTQ em material publicitário e intensificam sua inclusão no quadro de funcionários. Essas mudanças se inserem na emergência da diversidade como tema de ações de responsabilidade social corporativa. A reação de evangélicos contra essa inclusão – principalmente em propagandas – produziu grande repercussão e consistiu em uma das expressões da escalada conservadora da última década. A disputa entre grupos conservadores e empresas consiste em um objeto relacionado a diferentes questões de pesquisa. Há uma dimensão econômica importante, uma vez que o mercado interno brasileiro de cosméticos é responsável por 6% das vendas mundiais, apenas para os EUA, Japão e China, e os cosméticos constituem um setor industrial de tecnologia intermediária relevante e em expansão. Há igualmente uma dimensão política na qual as disputas entre o ativismo LGBTQ e conservador definem a posição de diferentes trincheiras da guerra cultural brasileira, em particular aquelas referentes a direitos de minorias no mundo corporativo. Mobilizamos evidências oriundas de onze entrevistas com stakeholders, investidores e ativistas LGBTQ; de queixas apresentadas no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária; e de documentos e materiais das empresas sobre finanças e responsabilidade social. Nossos resultados preliminares delineiam alguns aspectos da maneira pela qual as empresas estão respondendo ao ativismo conservador. De modo geral, elas persistem na ênfase dada a questões de diversidade e de inclusão no marketing e na identidade corporativa, indicando limites para a onda conservadora da economia. No entanto, as empresas também empregam estratégias esquivas, tais como o emprego de comunicação direcionada e a elaboração de design de varejo que incorpora compromissos com stakeholders e o público conservadores.
Título do Evento
11 Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CANTU, Rodrigo; GOMES, simone da silva ribeiro. ATIVISMO CONSERVADOR E PRÁTICAS CORPORATIVAS: O CASO DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS NO BRASIL.. In: Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11snsp/236136-ATIVISMO-CONSERVADOR-E-PRATICAS-CORPORATIVAS--O-CASO-DA-INDUSTRIA-DE-COSMETICOS-NO-BRASIL. Acesso em: 22/07/2025

Trabalho

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