9º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e Assembleia Geral do ICOMOS/BRASIL 2026

9º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e Assembleia Geral do ICOMOS/BRASIL 2026

online Theatro da Paz - Belém - Pará - Brasil
presencial Com transmissão online

IDIOMA

SOBRE O EVENTO


As discussões sobre o patrimônio cultural como eixo de amplo conhecimento e estratégico nos diversos campos da vida humana tem, desde 1965, o apoio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), uma organização global ligada à UNESCO e braço consultor do Comitê do Patrimônio Mundial, que reúne especialistas multidisciplinares contribuindo ativamente para a discussão e difusão de teorias e técnicas científicas na área do patrimônio em sua diversidade.

O ICOMOS Brasil reúne anualmente sua rede de especialistas e de forma ampla, aberta à comunidade científica e à sociedade em geral em simpósio internacional, aborda temas relevantes para as discussões do campo patrimonial reunindo profissionais como arquitetos e urbanistas, arqueólogos, historiadores, engenheiros, geógrafos, geólogos, turismólogos, museólogos, arte educadores e outros campos de formações, para trocar conhecimentos, discutir, ampliar e aplicar as melhores práticas e reflexões no campo teórico-conceitual e científico da conservação-restauração, preservação e difusão da memória em sua ampla diversidade e perspectivas contemporâneas.

Em 2024, celebrando os 60 anos da Carta de Veneza, o encontro e Assembleia Geral do ICOMOS ocorreu no Brasil, refletindo em sua temática o Plano Científico Trienal do ICOMOS que versava sobre o "Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos: Preparação, Resposta e Recuperação", que demonstra a necessidade de abordar os desafios no campo do patrimônio no contexto de desastres e conflitos no século XXI, o que também envolve a preocupação internacional quanto às questões climáticas no planeta.

Em 2026, quando da realização da Conferência das Partes no Brasil, a COP 30, em plena Amazônia, o ICOMOS participou ativamente das discussões e estabeleceu um compromisso de dar continuidade à reflexão, acompanhamento e desdobramentos dos desafios e perspectivas para uma agenda verde do patrimônio cultural.

Com esse compromisso o ICOMOS Brasil realizará em Belém (PA) entre os dias 25 à 28/08/2026, pela primeira vez na região norte do país, seu encontro anual com a realização do 9° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e Assembleia Geral do ICOMOS/Brasil.

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS

Os trabalhos deverão ser elaborados obrigatoriamente utilizando o modelo (template) disponibilizado pela coordenação: Template  

·         Título em português e inglês;

·         Identificação dos autores (máximo de 6 autores);

·         Resumo em português (até 250 palavras);

·         Palavras-chave (3 a 5 palavras);

·         Abstract em inglês (até 250 palavras);

·         Keywords (3 a 5 palavras);

·         Indicação do eixo temático.

Os artigos completos deverão ser enviados por meio da plataforma do evento, seguindo as informações do tutorial disponível no link: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/208604716-Submeter-o-trabalho-completo-para-os-anais-do-evento

Solicita-se atenção ao correto preenchimento dos dados dos autores e à seleção do eixo temático correspondente.

Os artigos completos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica do evento. Poderão ser solicitadas adequações de conteúdo e/ou forma para publicação nos Anais, por parte da Comissão científica.

Somente serão publicados os trabalhos que:

·         Forem enviados dentro do prazo estabelecido;

·         Estiverem adequadamente formatados conforme o template oficial;

·         Atenderem às normas de formatação e citação indicadas;

·         Obtiverem parecer favorável da Comissão Científica;

·         Possuírem pelo menos um autor regularmente inscrito no evento.


Apresentação

Com o objetivo de apoiar os participantes na elaboração das apresentações dos trabalhos aprovados, a Comissão Organizadora disponibiliza, um template para a apresentação de slides (template slides).

O arquivo poderá ser acessado, baixado e editado livremente pelos autores, de acordo com as especificidades e necessidades de cada trabalho.

Ressaltamos que a utilização do template é facultativa, constituindo-se apenas como um instrumento de apoio para a organização visual das apresentações. Os autores poderão utilizar modelos próprios, desde que observem critérios de legibilidade, clareza das informações e adequação ao contexto acadêmico do evento.

 

Prazos


Divulgação dos resumos aprovados: 17/06/2026

Envio do artigo completo: 21/09/2026 

Divulgação dos pareceres: 30/10/2026

Envio da versão revisada (quando solicitado): 15/11/2026

Publicação dos Anais: 10/12/2026

EIXOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos refletem a complexidade das relações entre patrimônio cultural, mudanças climáticas e sustentabilidade, considerando a diversidade de contextos territoriais, sociais e culturais do Brasil e do mundo. A reflexão considera cinco eixos temáticos, a seguir discriminados:


1.⁠ ⁠Patrimônio Biocultural, Saberes e Ação Climática

A relação indissociável entre natureza e cultura como patrimônio vivo e base para futuros sustentáveis a partir do respeito aos Direitos intrínsecos da Natureza. O eixo aborda sistemas bioculturais, conhecimentos tradicionais e práticas locais de conservação do patrimônio como instrumentos para mitigação e adaptação climática, com destaque para paisagens culturais bioculturais e modos de vida de comunidades indígenas, ribeirinhas, costeiras e tradicionais. Considera as paisagens culturais como sistemas socioecológicos dinâmicos, portadores de memória, identidade e práticas sustentáveis. Inclui vulnerabilidades socioambientais, estratégias de resistência e o papel da educação patrimonial e da justiça climática na valorização desses saberes.

Palavras-chave: Sistemas socioambientais; Conhecimento indígena e de comunidades tradicionais; Adaptação climática baseada na cultura; Justiça climática; Patrimônio vivo; Resiliência comunitária; Gestão territorial tradicional; Antropologia do patrimônio; Ecologia cultural; Direitos culturais e territoriais;Direitos da Natureza.


2.⁠ ⁠Conservação-Restauração do Patrimônio Cultural: Materiais, Técnicas e Inovação

Aborda a conservação-restauração e manutenção de bens culturais imóveis, móveis e integrados, considerando todas as tipologias arquitetônicas (tradicionais, vernaculares, modernas e contemporâneas), bem como bens culturais inseridos ou materialmente vinculados a suportes naturais, incluindo contextos geológicos e arqueológicos. Inclui estudos sobre materiais históricos e modernos, técnicas construtivas e modos de fazer, sistemas estruturais, ciência dos materiais, diagnóstico, patologias, intervenções, monitoramento e gestão da conservação. Contempla as soluções baseadas na cultura e na inovação tecnológica, eficiência energética, sustentabilidade, desenvolvimento de materiais compatíveis com o patrimônio e a integração entre saberes tradicionais e tecnologias contemporâneas. Abrange as intervenções em acervos móveis e integrados, estratégias de conservação preventiva e gestão de riscos associados às mudanças climáticas e a outros fatores ambientais e antrópicos.

Palavras-chave: Ciência da conservação; Materiais históricos; Materiais modernos e contemporâneos; diagnóstico e processos de alteração; Conservação preventiva; Monitoramento; Técnicas construtivas tradicionais, moderna e contemporânea; Eficiência energética em edifícios históricos; Sustentabilidade no restauro; Novos materiais compatíveis; Intervenção em bens móveis e integrados; Gestão de riscos ao patrimônio; Conservação de acervos. 


3.⁠ ⁠Territórios e Paisagens Culturais, Assentamentos Humanos e Transição Justa

O papel dos territórios patrimoniais e das paisagens culturais diante dos desafios contemporâneos e das desigualdades socioambientais, abrangendo não apenas cidades históricas, mas também comunidades rurais, territórios tradicionais, sítios arqueológicos e assentamentos humanos diversos. A preservação dos patrimônios cultural e natural na construção de situações do Bem Viver. Discute políticas inclusivas, adaptação climática, gestão de riscos, segurança territorial e estratégias de desenvolvimento sustentável em paisagens urbanas e não urbanas. Inclui monitoramento, documentação, tecnologias digitais (como HBIM e SIG), planejamento territorial e modelos de desenvolvimento comprometidos com a preservação cultural, a integridade das paisagens culturais e a justiça social, e a elaboração de práticas e situações do Bem Viver.

Palavras-chave: Territórios patrimoniais; Cidades históricas; Assentamentos rurais; Sítios arqueológicos; Planejamento territorial; Gestão de risco; Adaptação baseada no território; Desenvolvimento sustentável; Segurança territorial; Patrimônio e planejamento urbano; HBIM e SIG aplicados ao patrimônio; Monitoramento territorial; Comunidades locais; políticas públicas patrimoniais, Bem Viver.


4.⁠ ⁠Economia da Cultura, Turismo Sustentável e Desenvolvimento Territorial

Reflexões sobre turismo cultural regenerativo e economias de baixo carbono baseadas na cultura. Analisa impactos e oportunidades do turismo patrimonial frente aos desafios contemporâneos, valorizando cadeias produtivas locais, redes de cooperação e iniciativas que promovam benefícios sociais, culturais e ambientais às comunidades envolvidas, em escalas local, regional e internacional. O patrimônio cultural como indutor de desenvolvimento. Os aspectos econômicos da conservação do patrimônio cultural. O papel da economia na conservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

Palavras-chave: Turismo regenerativo; Economia criativa; Cadeias produtivas culturais; Patrimônio e desenvolvimento; Impactos positivos e negativos do turismo; Governança cultural; Empreendedorismo cultural; Rotas culturais; Patrimônio e sustentabilidade econômica; economia na conservação e salvaguarda.


5.⁠ ⁠Desafios Contemporâneos da Preservação do Patrimônio Cultural

Espaço para abordagens emergentes e debates multi, inter e transdisciplinares sobre a preservação do patrimônio cultural e das paisagens culturais na contemporaneidade. Inclui novas perspectivas teóricas, metodologias críticas, inovação conceitual, os desafios da participação, democracia e temas ainda não contemplados nos demais eixos, promovendo pluralidade de enfoques e diálogo entre diferentes campos do conhecimento.

Palavras-chave: Teoria do patrimônio; Abordagens interdisciplinares; Patrimônio e sociedade; Patrimônio digital; Patrimônio imaterial; Memória social; Patrimônio e direitos humanos; Patrimônio em conflito; Patrimônio e diversidade; Novas metodologias; Crítica patrimonial; futuro do patrimônio, Perspectivas decoloniais e contra-coloniais de preservação do patrimônio cultural.

COMUNICAÇÕES


O 9º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil receberá propostas de Comunicações Científicas, que deverão estar vinculadas a um dos cinco eixos temáticos do evento.

A seleção das comunicações será realizada mediante submissão de resumo, por meio de formulário disponível na plataforma oficial do evento. O resumo deverá conter entre 1.000 e 3.000 caracteres, incluindo espaços. Caso seja o primeiro acesso à plataforma, será necessário realizar um cadastro prévio.

Os trabalhos cujos resumos forem aprovados pela Comissão Técnico-Científica deverão ser submetidos em sua versão completa (artigo completo) dentro do prazo estabelecido pela organização. O envio do artigo completo dentro do prazo, juntamente com a inscrição confirmada no evento, garantirá a publicação nos Anais do 9º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, em formato digital.


📌 Datas importantes

Prazo para envio dos resumos - 2º chamada: 24 de maio de 2026
Resultado da avaliação dos resumos: até 08 de junho de 2026
Prazo para envio dos artigos completos: 21 de setembro de 2026

SUBMISSÕES

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

COMISSÕES CIENTÍFICA E DE ORGANIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

ICOMOS Brasil

Universidade Federal do Pará - UFPA

Instituto de Tecnologia (ITEC)

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPATRI)

Laboratório de Materiais e Técnicas do Patrimônio Cultural (LAMTEC)


PATROCÍNIO

PROPESP 

PROEXT-PG

Capes

CNPq


APOIO TÉCNICO / OPERACIONAL

Sesc/PA

SECULT-GOVERNO do Estado do Pará

Banco da Amazônia

Instituto de Ciências da Arte (ICA)

PERFINI


APOIO INSTITUCIONAL

Cesupa

Faci Wyden

CAU/BR 

IAB/PA

IHGP

IPHAN/PA

Governo do Brasil


PRODUÇÃO EXECUTIVA

Zero 4 Frame


COMISSÃO ORGANIZADORA

COORDENAÇÃO GERAL 

Roseane da Conceição Costa Norat (ICOMOS/UFPA)

COORDENAÇÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO ICOMOS BRASIL

Flávio de Lemos Carsalade (ICOMOS/UFMG)

Carla Viviane da Silva Angelo (ICOMOS / UFMG)

Arlete Soares de Oliveira (ICOMOS)

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Idanise Sant’Ana Azevedo Hamoy (ICOMOS/UFPA)

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Thais Zumero Toscano (ICOMOS/CESUPA)

COORDENAÇÃO DE CERIMONIAL E PROTOCOLO

Rodrigo Lima (FACI/WYDEN)

COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO E LOGÍSTICO

Fernando de Carvalho Navarro (ICOMOS/UEPA)

Elane Gadelha e Stephanie Lobato (SESC/PA)

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE RECURSOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Pabllo Henrique Costa dos Santos (ICOMOS/UFPA)

COORDENAÇÃO DO PRÊMIO JORGE DERENJI

Jussara da Silveira Derenji (ICOMOS)


COMISSÃO CIENTÍFICA

Profª Drª Idanise Sant’Ana Azevedo Hamoy (UFPA) (Coordenação Científica)

Profª Drª Aline Vieira de Carvalho (UNICAMP)

Prof. Dr. Diogo Menezes Costa (UFPA) 

Prof. Dr. Flávio de Lemos Carsalade (UFMG)

Profª Drª Graciete Guerra da Costa (UFRR) 

Profª Drª Jéssica Tarine Moitinho de Lima (UFPA) 

Prof. Dr. Julio Cesar Ribeiro Sampaio (UFBA) 

Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota (UFMG)

Profª Drª Luana Cristina da Silva Campos (UFMS)                       

Profª Drª Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes (UNAMA) 

Prof. Dr. Marcondes Lima da Costa (UFPA) 

Prof. Dr. Marcos Olender (UFJF)

Profº Dr. Marcos Antonio Gomes de Mattos de Albuquerque (UFPE)

Profª Drª Maria Goretti da Costa Tavares (UFPA) 

Profª Drª Mônica Bahia Schlee (UFRJ)

Prof. Dr. Pabllo Henrique Costa dos Santos (UFPA) 

Prof. Dr. Rafael Winter Ribeiro (UFRJ) 

Profª Drª Roseane da Conceição Costa Norat (UFPA)

Profª Drª Thais Zumero Toscano (CESUPA)

LOCAL DO EVENTO

ORGANIZADORES

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}