Nosso evento, 9º Encontro NEABI-Paracambi - Por uma política de vida: equidade racial em saúde, seguindo a linha dos eventos anteriores e atendendo às atribuições do NEABI, objetiva fornecer ferramentas educacionais de reflexão e intervenção sobre as políticas e práticas racistas que constituem a realidade brasileira. Com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, pretende-se, portanto, contribuir com a educação e reelaboração das relações étnico-raciais que se estabelecem na comunidade local (campus e entorno), na instituição (IFRJ) e no país.
Em função da pandemia de COVID-19 e em observância à lógica de funcionamento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), o 9º Encontro será todo realizado por meio de plataformas digitais como o YouTube e o Google Meet.
O 8º Encontro NEABI, embora objetivasse questionar o genocídio negro e indígena e as políticas de morte como práticas sistemáticas do Estado brasileiro, propôs como título “Por uma política de vida” no sentido de pensar afirmativamente caminhos que articulassem a necessária denúncia da necropolítica com uma agenda propositiva de enfrentamento do racismo e de promoção da vida.
De maneira semelhante, o 9º Encontro NEABI-Paracambi - Por uma política de vida: equidade racial em saúde visa oferecer ferramentas críticas de pensamento/ação para diagnosticar de maneira ampla os impactos do racismo na saúde da população brasileira e as possíveis formas de desmantelamento do racismo institucional.