IX FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTE

IX FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTE

presencial Casa das Artes - Belém - Pará - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

VII SEMINÁRIO DE PALHAÇARIA DE BELÉM - Palhaços, Palhaças e Palhaces da Amazônia

Sexta-Feira, 8 de Dezembro

Belém, PA

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

CRUZAMENTOS DA ARTE

IX FORUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTE + ENCONTRO REGIONAL DA ANPAP + JORNADA ARTE EDUCAÇÃO DO PROF-ARTES

 

O IX. Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, propõe o aprofundamento da discussão sobre as demandas da atualidade na interface das relações entre a Arte e outros campos de conhecimento, diante das urgências de uma maior interposição das questões sociais e políticas na produção desenvolvida por artistas, agenciadores, produtores,  professores e pesquisadores de arte,  como indicativos de validação da presença da Arte no mundo. 

Nesse momento histórico de desconstrução de territórios o  assunto volta à tona em um contexto diverso, onde questões de identidade, gênero, de sobrevivência, de garantias de direitos de cidadania entram como pauta de urgência. E os agenciadores da arte: artistas, professores, pesquisadores, produtores culturais etc, como qualquer outro  cidadão tomam parte, apresentam-se na luta social a partir de seu lugar, de sua linguagem, da sua ética, da sua política, do seu território, e este campo de conhecimento e atuação também está na mira das desconstruções.

O cenário convida-nos ao diálogo e o aprofundamento de questões que surgem a partir da seguinte problemática: o discurso da Arte e de seus sistemas de indivíduos e instituições pode ser entendido como um modo de fala social/política? A Arte, por intermédio de seus agenciadores, produtores culturais, professores, pesquisadores e artistas estariam autorizados ao discurso social/político? A arte para ser considerada comprometida com o social/político precisa da inserção de falas de outros campos de conhecimento? Qual a especificidade do campo da Arte? Qual suas relações com a sociedade e com a política?

O exposto revela a abrangência do tema do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes abre espaço para discussões e produções inseridas nesse tema aberto à exploração pela área das Artes, Linguagens, Comunicação e Cultura, e pelas Artes em seu campo ampliado, estimulando espaços de partilha nessas interfaces, num caleidoscópio de temáticas e modos de ser e estar na cultura que compõem e envolvem a arte e suas relações com a estética e a política. 

 

Histórico e Periodicidade do Evento

 

O Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, implantado no ano de 2002 pelo então Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará - NUAR/UFPA, é atualmente uma realização do PPGARTES, totalizando 15 anos de atuação. Trata-se de um espaço institucionalizado de debates e de socialização de pesquisas nas diversas linguagens artísticas em interface com outras áreas do conhecimento, realizadas por profissionais da UFPA e de outras IES, assim como por aqueles vinculados a instituições de Ensino Básico Profissional. 

O evento visa, por meio de discussões, reflexões, comunicações e performances, difundir e ao mesmo tempo rever junto com a comunidade e, em especial, com a classe artística, os resultados das pesquisas desenvolvidas intra e extra academia, estabelecendo um diálogo que permita maior inserção da academia na sociedade. O Fórum possibilita aos participantes e à comunidade vivenciar experiências pedagógicas, estéticas, críticas, da formação estética e éticas no domínio da arte.

 

Áreas

O Fórum busca fomentar a produção de conhecimento e visibilidade do campo de conhecimento da grande área das Artes das agências de fomento, e a todos os interessados no campo epistemológicas da arte e suas interfaces, estéticas e políticas, camadas dos modos de ser e estar na arte, na cultura e nas memórias.

O IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte  o evento agrega em sua programação o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e a Jornada Arte Educação do Profartes.

 

Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP)

O Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas destinam-se a reunir pesquisadores membros da associação para ativar discussões sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no corrente ano. O Encontro Regional da ANPAP acontecerá no dia 16 de dezembro de 2019, na Cidade de Belém. 

Os Encontros Regionais da Anpap possuem organização própria e contam com o apoio do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. A submissão de RESUMOS EXPANDIDOS será somente para associados, e seguiram os critérios definidos no item 4, e seus subitens. Para maiores informações contatar o email anpapregionalnorte@gmail.com.


Jornada Arte Educação do Profartes

A Jornada Arte Educação do Profartes  destinam-se a reunir professores-artistas-pesquisadores-técnicos para possibilitar aos participantes e à comunidade vivenciarem experiências pedagógicas, estéticas, críticas, formacionais e éticas no domínio da arte, com vista a discussões, reflexões. A Jornada Arte Educação do Profartes  acontece nos dias 17 e 18 de dezembro de 2019, na Casa das Artes, Belém-Pará, sob a coordenação do Profartes/PPGARTES, como programação do IX Fórum Bienal de Pesquisa e em Artes. 

Na programação da Jornada Conferência, Mesa Redonda, Espetáculo, Exposição; Sessões de Comunicações e Concerto Musical. As inscrições seguem os critérios definidos no itens item 4, e seus subitens, deste edital. Para maiores informações contatar o email: profartes@ufpa.br 


Dúvidas sobre o IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, escreva para forumbienalartes@gmail.com

ACESSE O EDITAL

Cronograma

sujeito a alterações


  • 1a quinzena de dezembro/2020 - Publicação dos Anais e E-Book
  • 17/11/2020 - divulgação dos selecionados
  • 15/11/2020- DATA LIMITE  para finalização da avaliação dos ARTIGOS COMPLETOS. 
  • 25/10/2020- DATA LIMITE  para submissão de ARTIGOS COMPLETOS na plataforma  para publicação nos anais
  • 20/10/2020- NOVA DATA para submissão de ARTIGOS COMPLETOS na plataforma  para publicação nos anaisPRORROGADA !!!!
  • 07/02/2020- Início da submissão de ARTIGOS COMPLETOS na plataforma  para publicação nos anais. 
  • 16 a 20/12/2019 - IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte
  • 17 e 18 de dezembro: Jornada Arte Educação do Prof-artes
  • 16 de dezembro: Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
  • 02 a 16 de dezembro: Período de inscrição para participantes sem comunicação oral.
  • 06 a 11 de dezembro: Período de inscrição de autores e coautores com trabalhos aprovados - PRORROGADA!!!!
  • 05 de dezembro: Divulgação dos trabalhos aceitos - PRORROGADA!!!!
  • 26 de novembro: Data limite para submissão de resumos completos. PRORROGADA!!!!
  • 04 de novembro: Início da submissão de artigos e resumos completos na página de submissões de Resumos Expandidos.
  • 01 de novembro: Divulgação do Edital

ATENÇÃO FOI ADIADA PARA O DIA 20/11/2020, a NOVA DATA para finalização da avaliação dos ARTIGOS COMPLETOS. Informamos que em decorrência das prorrogações das submissões a Comissão Organizadora e Comissão Editorial do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes decidiu adiar a data final da avaliação pa

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Abertura no Museu de Arte Sacra - Nave da igreja de Santo Alexandre + Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré, Belém - PA, 66035-140

REALIZAÇÃO

APOIO

DIVULGAÇÃO






{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}