Descrição da logo
#paracegover
Forma quadrada de fundo branco sólido, com figuras traços e letras nas cores verde, vermelha e preta. A logo é composta por um desenho de um espiral da curva de Fibonacci, dentro de um quadrado tracejado, escrito SEMAT. O "S" da escrita representa o símbolo de soma na matemática. Na inferior do card está escrito 9° Seminário da Licenciatura em Matemática. IFBA-Campus Barreiras.
Nota da audiodescritora. O seminário é concebido como uma espiral de desenvolvimento — assim como a curva de Fibonacci, que representa o crescimento orgânico e harmônico da natureza, o evento simboliza o processo contínuo de aprendizagem e construção do conhecimento matemático. Cada volta da espiral representa um ciclo de ensino-aprendizagem que se amplia: do estudante ao professor, da teoria à prática, da matemática pura à sua aplicação na sala de aula.
SOBRE O EVENTO
O 9º Seminário da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Barreiras, discutirá diversas ações vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, visando à melhoria na formação do(a) professor(a) de Matemática da Educação Básica, sobretudo na relação entre conhecimento didático-pedagógico e conceitos matemáticos.
Por meio das diferentes atividades, serão promovidas reflexões importantes com estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) da área de matemática do oeste baiano e outras regiões. Além disso, será o momento de contribuir para o fortalecimento da identidade docente em uma perspectiva crítica e reflexiva. Nesse sentido, destacamos a matemática como uma ciência viva que está presente em todos os espaços, ressaltando suas implicações na formação do professor no contexto contemporâneo.
O 9º Seminário da Licenciatura em Matemática tem como principais objetivos:
Oportunizar a participação dos docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática em discussões teóricas e didático-pedagógicas;
Discutir as relações entre a teoria e a prática na formação do professor de Matemática;
Discutir a formação continuada do professor de Matemática considerando o contexto sócio-histórico;
Proporcionar aos docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática reflexões acerca de sua profissão;
Propor ações visando à melhoria do ensino da matemática no oeste da Bahia;
Fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas áreas da Matemática: Educação Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada.
O evento tem como público-alvo os estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Matemática e da pós-graduação e professores de Matemática da Educação Básica. Por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, comunicações científicas, pôsteres, relato de experiências e outras atividades, buscaremos discutir a formação do(a) professor(a) de Matemática na Educação Básica, a carreira docente, as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e as novas propostas e tecnologias para o ensino da Matemática na Educação Básica.