Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2026, a nona edição do Encontro de Estudos sobre Frevo refletirá sobre o tema “cultura democrática e saberes tradicionais”. Buscaremos discutir o papel das culturas populares tradicionais, com ênfase no Frevo, na construção de uma sociedade democrática e na promoção de trocas sociais mais justas e igualitárias, através do protagonismo de corpos dissidentes, além de grupos e sujeitos marginalizados. Ou seja, busca-se refletir como o Frevo opera na construção de sociabilidades, autoproteção, ocupação do espaço público e incidência política que se potencializam através da festa. Nesse sentido, a agremiação de coletivos de mulheres, de pessoas negras, de categorias de trabalhadores e da comunidade LGBTQIAPN+ na festa são alguns dos exemplos de como festividades populares e saberes tradicionais são espaços reiteradamente estratégicos de ação política popular e democrática.
Desde a sua primeira edição, em 2014, o encontro busca reunir pesquisadores, profissionais da cultura e pessoas envolvidas com o universo artístico do Frevo ou outros bens culturais, a fim compartilhar seus saberes, pesquisas e trajetórias de vida.
* A nona edição do Encontro de Estudos sobre Frevo é uma continuidade do, até então chamado, Encontro de Pesquisadores do Frevo, que teve sua edição inaugural em 2014 sob a batuta do Paço do Frevo. Em 2026, tem seu nome alterado no sentido da democratização da sua nomenclatura, encerrando uma demarcação de gênero presente no seu título.