O Seminário Internacional de Linguística teve sua primeira edição em 2006, incluído no espaço científico do II HUNICON (Congresso Nacional de Humanas da Universidade Cruzeiro do Sul). Em 2007, passou a ter espaço próprio, devido a seu crescimento. O evento, naquele momento, contou com financiamento da FAPESP, para trazer pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes universidades para atividades diversas.
A partir de 2009, passou a ser realizado a cada dois anos. Já consolidado e, contando com recursos da CAPES e FAPESP, pôde ampliar sua atuação internacional com a presença de pesquisadores das seguintes instituições: IUFM, Paris 8; Université de Poitiers, Università del Salerno, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Aberta e Universidade do Porto.
Em 2011, na sua 4ª. edição, manteve seu caráter internacional, buscando parcerias que possibilitaram a criação de novo grupo de pesquisa com a Universidade Nova e a Universidade Aberta, ambas de Lisboa.
Em 2013, na 5ª. Edição, associou-se ao Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, LAEL/PUC, realizando-se, simultaneamente, ao SIL, o INPLA - . Como fruto, foram atendidos mais de mil congressistas.
Em 2015, na 6ª. edição, as parcerias com as Universidades portuguesas se mantiveram e foram renovados os debates sob o tema “Memória, Discurso e Tecnologias”.
Em 2017, na 7ª. Edição, como um evento já tradicional na área, congregou outros dois outros eventos: o III Congresso Interdisciplinar Cortesia cujo primeiro se realizara em 2012 na Universidade Aberta (Lisboa) e o segundo na Universidade Cruzeiro do Sul novamente em parceria com a Universidade Aberta de Lisboa; e o II Simpósio de Linguística Textual, promovido pelo Grupo Protexto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, foi um evento temático que acolheu mais pesquisadores dedicados aos estudos do texto ampliando as possibilidades de discussão e divulgação de pesquisas. Nessa edição, o SIL contou com o apoio do Cnpq.
O SIL teve edições a cada dois anos, mas, em 2019, não foi possível a realização da 8ª. edição, o que agora ocorrerá em 2020.
O SIL, em sua 8ª. edição, pretende ser um evento mais concentrado, com um número mais reduzido de participantes e voltado para uma temática bastante atual, a relação entre as tecnologias digitais e os estudos da linguagem, preocupando-se, de modo particular, com as questões relacionadas ao ensino.
A temática desta edição é Estudos da Linguagem e Tecnologias Digitais: perspectivas para o Ensino e a Pesquisa. E os temas eleitos para desenvolver a temática nas várias áreas de pesquisa são:
1. Multimodalidades
2. Análise de discurso digital
3. Linguagem e ideologia nas mídias
4. Linguagem, tecnologia e redes sociais
5. A Literatura nas mídias digitais
6. Ensino e tecnologias digitais
7. Identidades digitais
8. Estilo nas mídias digitais
9. Enunciação
10. Pragmática
11. Letramento digital
12. Humanidades digitais