8º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade

8º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade

presencial Instituto Três Rios - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Avenida Prefeito Alberto Silva Lavinas, n. 1847 - Três Rios - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Congreso Euroamericano de Procesos y Productos Alimentarios

Terça-Feira, 5 de Dezembro

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Evento online

XV CASI

Quarta-Feira, 6 de Dezembro

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

8º Anais Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade

Os Anais do 8º SIGABI estão disponíveis no link abaixo:

8º Anais Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade

FOTO VENCEDORA DO CONCURSO

FOTO DE LAIZA SANTOS DAGNAISSER


PREMIAÇÃO TRABALHOS CIENTÍFICOS

O SIGABI agradece a todos os participantes que apresentaram seus trabalhos científicos. Certamente os trabalhos enriqueceram o nosso evento e trouxeram muita troca de saberes e conhecimento. Parabéns!!

Agradecemos também aos revisores de diversas renomadas instituições que disponibilizaram seu tempo para corrigir e avaliar os resumos enviados e as apresentações durante o evento. As avaliações passaram por 4 revisores para cada trabalho científico enviado. Abaixo a listagem dos trabalhos premiados. Na modalidade de pôster tivemos 6 trabalhos premiados (sendo 3 empatados em primeiro lugar com nota máxima). Para as apresentações orais foram premiados um total de 5 trabalhos. Aos Autores que não estavam presentes durante a premiação, os prêmios serão enviados pelo correio. 


PÔSTER:

1. PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO. Peter da Silva Rosa; Angelica Carvalho Di Maio.

1. DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DA FAMÍLIA MORACEAE NA RESTINGA DE GRUMARI, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL. Ana Carolina Rodrigues da Cruz,Letícia Maria Souto Silva,Rosana Conrado Lopes.

1. ÁRVORES COM POTENCIAL ECONÔMICO EM REFLORESTAMENTO NO VALE VERDEJANTE, VASSOURAS, RJ. André Luiz Pereira,Vanessa da silva Matos, Denise Thomé da Silva, Erika Cortines. 

2. REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO SATURADO: PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO NO CIEP 383 MAXIMO GORKI EM NOVA IGUAÇU-RJ. Vagner Viana Silva

3. VALIDAÇÃO DE CARACTERES MORFOLÓGICOS NO AGRUPAMENTO DE ESPÉCIES DE Passiflora (PASSIFLORACEAE) OCORRENTES NO ESPÍRITO SANTO – BRASIL. Katiuss Ferreira Borges,Rodrigo Monte Lorenzoni,Adésio Ferreira,Marcia Flores da Silva Ferreira,Michaele Alvim Milward de Azevedo.

4. BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Aechmea blanchetiana (Baker) L.B.Sm. (BROMELIACEAE) EM UM FRAGMENTO URBANO DE FLORESTA ATLÂNTICA DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS. Pâmela Timoteo Patricio da Silva, Ana Paula Gelli de Faria.


APRESENTAÇÕES ORAIS:

1. GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL URBANA: OS IMPACTOS NOS ECOSSISTEMAS LACUSTRES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. Francisca Dalila Menezes Vasconcelos, Francisco Suetônio Bastos Mota, Nosliana Nobre Rabelo.

2. LEVANTAMENTO DAS COLETAS HISTÓRICAS DE ANGIOSPERMAS REALIZADAS POR CARL FRIEDRICH PHILIPP VON MARTIUS NO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL FLUMINENSE. Thayna Ribeiro Bromana,Michaele Alvim Milward de Azevedo.

3. ESTRUTURA POPULACIONAL DE LOPHANTERA LACTESCENS DUCKE EM UM FRAGMENTO FLORESTAL NO CAMPUS DE SEROPÉDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Júlia Ayres de Oliveira,Luana Martins da Silva Sá,Pedro Mello Poppe, Tatiane da Costa Vieira, Rodrigo Antônio Esteves Filardi, Anne Lanes. 

4. CARACTERIZAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DO SISTEMA LAGUNAR GRUSSAÍ-IQUIPARI – SÃO JOÃO DA BARRA/RJ. Verônica RIbeiro Ramos,Paloma Burla Neto,Thiago Moreira de Rezende Araújo.

5. PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NA COMUNIDADE BREJAL, POSSE, PETRÓPOLIS, RJ. Bruna Benazi Vieira, Michaele Alvim Milward de Azevedo.


Certificados

Os certificados já estão disponíveis na área do participante!

Sobre o evento

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem a satisfação de convidar à comunidade a participar do 8º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (SIGABI), a realizar-se de 07 a 09 de maio de 2019, no Instituto Três Rios, na cidade de Três Rios, Rio de Janeiro.

 

O SIGABI é voltado para alunos de graduação, especialização e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental, e tem como objetivos principais a divulgação dos resultados de pesquisas, o intercâmbio de ideias, a inserção de novos talentos na comunidade científica e a integração de profissionais, pesquisadores e estudantes engajados na conservação dos recursos naturais, criando novos laços profissionais e/ou fortalecendo parcerias.

 

O evento anual de abrangência nacional propicia, mediante programação diversificada e de qualidade, a atualização dos participantes,  além de fortalecer o papel da UFRRJ como geradora e divulgadora de conhecimento científico no interior Fluminense, mais precisamente na região Centro-Sul Fluminense.

Programação

8º SIMPÓSIO DE GESTÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE

07 A 09 DE MAIO DE 2019


Exposição de Fotos: EXPEDIÇÃO BRASIL 

(Organização- Michaele Milward e Erika Cortines)


 

07/maio

08/maio

09/maio

Terça

Quarta

Quinta

08:00 às 09:00

Credenciamento

Minicursos

-------

09:00 às 10:00

Apresentação de Painéis

10:00 às 10:30

Abertura do evento

10:30 às 11:15

Palestra de Abertura

Apresentação Oral

11:15 às 12:00

Palestra 4

12:00 às 13:30

Horário de almoço

Horário de almoço

Horário de almoço

13:30 às 14:15

Palestra 1

Mesa Redonda 1 – Efeito estufa e sequestro de carbono

Mesa Redonda 2 –Etnoconservação

14:15 às 15:00

Palestra 2

15:00 às 15:45

Palestra 3

15:45 às 16:00

Café com prosa

Café com prosa

Café com prosa

16:00 às 16:45

Apresentação Oral

Apresentação Oral

Palestra de Encerramento

16:45 às 17:30

Apresentação Oral

 

17:30 às 19:00

 

Apresentação de Painéis

Apresentação de Painéis

Premiação dos trabalhos científicos, fotos ambientais, sorteio de brindes e Encerramento


DIA 07/05/2019 (terça-feira)

 

08:00 - 10:00h – CREDENCIAMENTO DOS PARTICPANTES

 

10:00 - 12:00h - ABERTURA OFICIAL DO 8o SIGABI

PALESTRA DE ABERTURA

Projeto Cachoeiras - Ciência, esporte e sociedade em uma expedição da nascente à foz do rio Paraíba do Sul. 

Dra. Marcela Miranda (INPE) 

 

13:30 - 14:15h – Palestra 1

Análise da presença e estratégias de conservação do lobo-guará Chrysocyon brachyurus (Illiger, 1815) no estado do Rio de Janeiro

MSc. Bernardo Luiz Eckhardt da Silva (ICMBio)


14:15 - 15:00h – Palestra 2

Farmácias vivas no SUS: rede de partilhas de saberes para empoderamento social 

Dra. Nina Cláudia Barboza da Silva (UFRJ)

 

15:00 - 15:45h – Palestra 3

"Ecologia de Cavernas e a aplicação em ambientes subterrâneos do Pará e Tocantins"

Vinicius Fontoura Sperandei (UFSJ/UFLA)


16:00 - 17:30h  Apresentações orais dos trabalhos completos


17:30 - 19:00h – Apresentação em pôster dos resumos simples

 

DIA 08/05/2019 – (quarta-feira)

 

08:00 - 12:00h  MINICURSOS (30 vagas cada - é permitido apenas a inscrição em apenas um minicurso - todos ocorrem simultaneamente)


  •    Cartografia Social (Thamirys de Araújo Siqueira Domingues e Cristiane Tiemi Bezzera Yoshikawa)
  •      Bioinformática e evolução (Dra. Ana Carolina Mezzonato-Pires- Museu Nacional)
  •      Recuperação Áreas Degradadas (Dr. Gilsonley Lopes dos Santos- UFRRJ)
  •      Biologia da reprodução (Dra. Ana Paula Gelli de Faria- UFJF )
  •      Avaliação de impactos Ambientais (MSc. Felipe Cury Mazza – UERJ)

 

13:30 - 16:00h -  MESA REDONDA 1

 MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEQUESTRO DE CARBONO


·         Emissão e sequestro de carbono por reservatório de hidroelétrica  Dra. Raquel Fernandes Mendonça (UFJF) 

·     Cenários e acidificação dos oceanos: gestão costeira como ponte entre ciência e políticas públicas – Dra. Larisse Faroni Perez (UFJF)

·     

M  Moderadora: Dra. Thais Alves de Gallo Andrade (ITR/UFRRJ)

 

16:00 - 17:30h  Apresentações orais dos trabalhos completos


17:30 - 19:00h – Apresentação em pôster dos resumos simples

 

DIA 09/05/2019 – (quinta-feira)

 

9:00 - 10:30  Apresentação em pôster dos resumos simples


10:30 - 11:15h  Apresentações orais dos trabalhos completos

 

11:15 - 12:00  PALESTRA 4 – Efetividade de conselhos gestores de Unidades de Conservação

Dra. Danielle Calandino da Silva (Cambarás Projetos Socioambientais)

 

13:30 - 15:45h  MESA REDONDA 2 

ETNOCONSERVAÇÃO


Estudos etnobotânicos em comunidades tradicionais 

Dra. Odara Horta Boscolo (UFF)


Madeiras da Mata Atlântica: histórico de uso e conservação

Dra. Veronica Maioli Azevedo (Instituto Internacional para a Sustentabilidade)


Rodas do Saber, um encontro da memória dos Saberes e Fazeres do Vale do Café 

Beatriz Vidal Leite Ribeiro (Ateliê e Centro de Estudo Barro&arte)


Moderador: Dr. Alexandre Ferreira Lopes (ITR/UFRRJ)


16:00 - 17:30h  PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Museu Nacional: perspectivas para a biodiversidade brasileira

Prof. Dr. Alexander Wilhelm Armin Kellner - Diretor do Museu Nacional/UFRJ


17:30 - 19:00h   ENCERRAMENTO

Premiação dos melhores trabalhos, sorteio de brindes e encerramento.

 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Chamada de Resumos e Trabalhos Completos

AVISO IMPORTANTE: Os autores dos trabalhos APROVADOS estão recebendo por email uma solicitação de correções dos resumos e/ou trabalhos completos, de acordo com os pareceres dos avaliadores. As correções devem ser enviados para o email do evento: sigabi.resumos@gmail.com , até às 23:59h do dia 03/05/2019, sem possibilidades de prorrogação. Os resumos ou trabalhos completos reencaminhados fora do prazo ou sem as considerações atendidas não serão publicados nos anais do 8º SIGABI. Caso os autores não recebam este email solicitando correções sugeridas pelos avaliadores, considerem o trabalho aprovado para publicação nos ANAIS do 8º SIGABI. Contamos com a colaboração de todos para deixar o SIGABI cada vez melhor.



1 - Informações Gerais

 

1.1 Somente poderão submeter os Resumos  ou Trabalhos Completos, os participantes que estiverem efetivamente inscritos no 8º SIGABI.

 

1.2 A data limite para envio dos Resumos  ou Trabalhos Completos será até às 23:59 horas do dia  05 de abril de 2019.

 

1.3 Ao inscrever seu Resumo  ou Trabalho Completo, o autor estará automaticamente autorizando o SIGABI a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-ROM, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

 

1.4 Os Resumos  ou Trabalhos Completos deverão ser inéditos e serem voltados para temas ambientais. Os Resumos  ou Trabalhos Completos que estiverem fora do tema ambiental não serão aceitos.

 

1.5 Não serão aceitos relatórios e projetos.

 

1.6 Cada participante poderá enviar até dois (2) Resumos e/ou Trabalhos Completos por inscrição, como autor ou co-autor.

 

1.7 Não serão aceitas inclusões e/ou exclusões de autores e alterações no título do trabalho após o envio dos Resumos  ou Trabalhos Completos.

 

1.8 Receberão Certificado de Apresentação de Resumos  ou Trabalhos Completos somente os trabalhos efetivamente apresentados durante o 8º SIGABI. O simples envio dos Resumos  ou Trabalhos Completos não dará direito ao Certificado e/ou publicação nos Anais do 8º SIGABI.

 

1.9 Os anais do evento serão publicados unicamente em meio eletrônico e disponibilizados no endereço: http://itr.ufrrj.br/sigabi/anais/ . A publicação conterá a íntegra de todos os Resumos  ou Trabalhos Completos que foram aprovados e efetivamente apresentados durante o 8º SIGABI.

 

1.10 O SIGABI não patrocinará qualquer despesa do autor inscrito no evento.

 

1.11 Dúvidas, é só entrar em contato com o email: sigabi.contato@gmail.com 

 

2 – Apresentação e envio dos Resumos  e/ou Trabalhos Completos

 

2.1 Só serão aceitos os Resumos ou Trabalhos Completos que forem enviados no formato ".doc" ou “.docx”. Todos os demais formatos de arquivos, inclusive os compactados, serão bloqueados.

 

2.2 Os trabalhos enviados no formato de resumo serão apresentados em forma de pôster, enquanto que os trabalhos enviados no formato Trabalho Completo serão apresentados em forma oral.

 

2.3 As normas para os Resumos ou Trabalhos Completos estão nos modelos disponibilizados no site do evento.

 

2.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos trabalhos completos enviados, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.

 

3 – Avaliação, Seleção e Prazos

 

3.1 A seleção dos trabalhos será realizada pelos Membros do Comitê Científico do 8º SIGABI.

 

3.2 A cada trabalho serão atribuídas duas (2) notas proferidas por diferentes avaliadores, que resultarão numa média final.

 

3.3 O resultados dos trabalhos será divulgado na área restrita do Autor até o dia 15 de abril de 2019.

 

3.4 Os Resumos ou Trabalhos Completos não selecionados / não aprovados, não constarão da listagem disponibilizada no site do evento para apresentação durante o evento.    

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Concurso de Fotos

REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOS AMBIENTAIS 8º SIGABI

1 - Informações Gerais

1.1 Somente poderão enviar as fotos ambientais para participar do concurso, os participantes que estiverem efetivamente inscritos no 8º SIGABI.

1.2 Só serão aceitas fotos ambientais no formato .JPEG. Com tamanho máximo de 5 MB. O envio das fotos ambientais será até às 23:59 horas do dia 05 de abril de 2019, para o email: sigabi.resumos@gmail.com

1.3 Ao inscrever sua foto ambiental para o concurso, o autor da foto estará automaticamente autorizando o SIGABI a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-ROM, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

1.4 As fotos deverão ser inéditas e serem voltados para temas ambientais. As fotos que estiverem fora do tema ambiental não serão aceitas.

1.5 Cada participante poderá enviar somente uma foto por inscrição confirmada.

1.6. NÃO SERÃO ACEITAS FOTOS QUE CONTENHAM CONOTAÇÃO SEXUAL, DE IMPRUDÊNCIA, E QUE FAÇAM APOLOGIA À VIOLÊNCIA, INCLUSIVE CONTRA MENORES DE IDADE E ANIMAIS, ÀS DROGAS E A QUALQUER TIPO DE BEBIDA ALCOÓLICA E/OU QUE INFRINJAM OU UTILIZEM, INDEVIDAMENTE, QUAISQUER DIREITOS AUTORAIS E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

1.7 As fotos cadastradas neste Concurso não sofrerão nenhuma edição/alteração em sua essência por parte da Comissão Julgadora que os avaliará.

1.8 Dúvidas, é só entrar em contato com o email: sigabi.contato@gmail.com 


2 – Avaliação e Seleção

2.1 A seleção das fotos ambientais será realizada por uma Comissão Julgadora formada por fotógrafos profissionais que irão escolher as dez (10) melhores fotos ambientais enviadas.

2.2 A escolha das dez (10) fotos ambientais finalistas, realizada pela Comissão Julgadora, dar-se-á através dos critérios de (i) originalidade; (ii) criatividade; e (iii) adequação ao tema proposto.

2.3 Todas as decisões da Comissão Julgadora neste Concurso são soberanas e irrecorríveis.

2.4 A comissão organizadora do 8º SIGABI se responsabiliza em imprimir e expor todas as dez (10) fotos ambientais finalistas.

2.5 As dez (10) fotos ambientais selecionadas ficarão expostas para votação do público participante do evento, em cédula específica entregue pela comissão organizadora no momento da retirada do material de participação do evento, entregue na mesa de credenciamento, durante o período de 07 a 09 de maio de 2019.

 

3 – Premiação

3.1 A foto que receber o maior número de votos será contemplada com um prêmio a ser definido pela Comissão Organizadora do 8º SIGABI. A contagem dos votos será realizado no dia 09 de maio de 2019, e a divulgação da foto ambiental vencedora será no encerramento do evento, junto com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento.


4 - Cessão de Direitos

4.1 OS AUTORES DAS FOTOS AMBIENTAIS INSCRITAS E/OU VENCEDORA EXPRESSAM CONCORDAM EM AUTORIZAR O USO DE SUAS FOTOS E DE SEU NOMES NOS SITES LIGADOS AO SIGABI, SEM NENHUM ÔNUS, PELO PRAZO DE 1 (UM) ANO, CONTADOS DO TÉRMINO DO CONCURSO, NÃO SIGNIFICANDO, IMPLICANDO OU RESULTANDO EM QUALQUER OBRIGAÇÃO DE DIVULGAÇÃO, NEM DE PAGAMENTO, BEM COMO ATESTAM TER OBTIDO TODAS AS AUTORIZAÇÕES PORVENTURA NECESSÁRIAS, RELATIVAS ÀS FOTOS ENVIADAS. EM CASO DE UTILIZAÇÃO O MATERIAL RESPEITARÁ O CONTEXTO DO CONCURSO E DARÁ OS DEVIDOS CRÉDITOS AOS PARTICIPANTES.

4.2 PELO PERÍODO DE 1 (UM) ANO, FICAM OS PARTICIPANTES, INCLUSIVE O VENCEDOR, CIENTES QUE CEDEM, EM CARÁTER IRREVOGÁVEL E IRRETRATÁVEL, O USO GRATUITO E LIVRE DE QUALQUER ÔNUS OU ENCARGO, COM A PARTICIPAÇÃO NESTE CONCURSO, OS DIREITOS AUTORAIS QUE POSSUEM SOBRE AS FOTOS AMBIENTAIS ELABORADAS E ENCAMINHADAS, ESPECIALMENTE NA DIVULGAÇÃO DO SIGABI, NOS TERMOS DO ARTIGO 29 DA LEI 9.610/98 (LEI DE DIREITOS AUTORAIS). EM CASO DE UTILIZAÇÃO O MATERIAL RESPEITARÁ O CONTEXTO DO CONCURSO E DARÁ OS DEVIDOS CRÉDITOS AOS PARTICIPANTES.

4.3 Os participantes assumem, com a participação neste Concurso, sua plena e exclusiva responsabilidade, para com a foto ambiental enviada, com relação à sua titularidade, originalidade e por sua imagem, sem limitação, e responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo a Comissão Organizadora do SIGABI de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

4.4 Havendo alegação de autoria por parte de terceiros com relação a qualquer foto ambiental encaminhada pelos participantes do Concurso, a participação deste usuário será temporariamente suspensa, para que se apure o fato, sendo o participante comunicado a respeito do ocorrido e, se comprovado, desclassificado do Concurso.

Normas e Modelos de Apresentação dos Trabalhos Científicos durante o 8º SIGABI

Pôster

  • O pôster deve medir 0,90x1,00m (largura x comprimento), além de acabamento com bastão e cordinha para auxiliar na afixação dos mesmos nos cavaletes. De forma opcional, o pôster poderá seguir o modelo disponibilizado na edição anterior do SIGABI.
  • O pôster deverá ser afixados pelo próprio autor em local, data e horário informado pela Comissão Organizadora.

Oral
  • Cada apresentação oral terá 10 minutos para fazer sua exposição,  e o comitê de avaliação terá 5 minutos para realizar perguntas para o apresentador. O trabalho será apresentado por somente um dos autores. 
  • As apresentações orais são livres. Caso queira fazer a apresentação em slides (power point), pedimos que esta seja enviada para o email: sigabi.resumos@gmail.com , até às 23:59h do dia 05 de maio. Por favor salvar o documento nas extensões: ppt, pptx ou pdf.
  • Importante: Não serão recebidos arquivos no dia da apresentação. Este procedimento visa a continuidade das apresentações sem que ocorram grandes atrasos.


Organização

Coordenadoras

Dra. Michaele Alvim Milward de Azevedo (DCMA/ITR/UFRRJ)

Dra. Erika Cortines (DCMA/ITR/UFRRJ)


Bolsista Pró-Reitoria de Extensão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROEXT/UFRRJ)

Mariana Lemos Camarate (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)


Monitores

Bruna Benazi Vieira (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Crislaine da Silva Ramos (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Gisele Carvalhal Menezes Siqueira (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Gisely Salvado Ribeiro (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Izabela Cristina Moreira Moraes (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Júlia Ribeiro Maciel (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Larissa dos Santos Silva Amaral (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Maria Beatriz Pereira da Silva (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Mariana Motta de Freitas (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Thayná Ribeiro Bromana (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)


Fotografia

Mariana Lemos Camarate (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)

Júlia Martins Gonçalves (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)


Edição Web

Dra. Michaele Alvim Milward de Azevedo

Dra. Erika Cortines

Mariana Lemos Camarate (Discente Gestão Ambiental - ITR/UFRRJ)




Comissão Científica

Dr. Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior (UFF) - Doutor em Geociências

Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini (UERJ) - Doutor em Ciência da Informação

Dr. Alexandre Ferreira Lopes (UFRRJ) - Doutor em Ecologia

Dra. Ana Carolina Mezzonato-Pires (UFRJ) - Doutora em Ciências Biológicas - Botânica

Dra. Ana Paula Gelli de Faria (UFJF) - Doutora em Ciências Biológicas - Botânica

Dra. Ana Paula Perrota Franco (UFRRJ) - Doutora em Sociologia e Antropologia

Dr. Anderson Costa dos Santos (UERJ) - Doutor em Análise de Bacias e Faixas Móveis

Dr. André Felippe Nunes de Freitas (UFRRJ) - Doutor em Ciências - Ecologia

MSc. André Luiz Pereira (UFJF) - Mestre em Ecologia

MSc. Andreza Magro Moraes (UFJF) - Mestre em Ecologia

Dr. Artur Corval Vieira (UFRRJ) - Doutor em Geociências

Dr. Breno Herrera da Silva Coelho (ICMBIO) - Doutor em Psicossociologia de Comunid. e Ecologia Social 

Dra. Cláudia dos Reis Ferreira (CEDERJ) - Doutora em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Dra. Cristiane Roppa (IFRJ) - Doutora em Ciências Ambientais e Florestais

Dra. Danielle Calandino da Silva (Cambarás) - Doutora em Desenvolvimento Sustentável

Dr. Elidiomar Ribeiro da Silva (UNIRIO) - Doutor em Ciências Biológicas - Zoologia

Dra. Eline Simões Gonçalves (FIOCRUZ) - Doutora em Geociêcias

Dra. Erika Cortines (UFRRJ) - Doutora em Ciências Ambientais e Florestais

Dr. Fábio Souto de Almeida (UFRRJ) - Doutor em Ciências Ambientais e Florestais

Dr. Fábio Vieira de Araújo (UERJ) - Doutor em Ciências - Microbiologia

Dr. Felipe Cito Nettesheim (UFRJ) - Doutor em Ecologia

Dr. Gilsonley Lopes dos Santos (UFRRJ) - Doutor em Ciências Ambientais e Florestais

Dr. Hélio Ricardo da Silva (UFRRJ) - Doutor em Sistemática e Ecologia

Dra. Julianne Alvim Milward de Azevedo (UFRRJ) - Doutora em Economia

MSc. Katiuss Ferreira Borges (UERJ) - Mestre em Produção Vegetal

Dra. Larisse Faroni Perez (UFJF) - Doutora em Ecologia

Dr. Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ) - Doutor em Geografia

Dr. Luis Felipe Skinner (UERJ) - Doutor em Biociências Nucleares

Dr. Luiz Fernando Duarte de Moraes (EMBRAPA) - Doutor em Agronomia - Ciências do Solo

MSc. Marcelle Lemos Amorim de Cerqueda (UERJ) - Mestre em Análise de Bacias e Faixas Móveis

Dra. Márcia Rufini (UFLA) - Doutora em Ciências do Solo

Dr. Márcio Rufino Silva (UFRRJ) - Doutor em Geografia

Dra. Michaele Alvim Milward de Azevedo (UFRRJ) - Doutora em Ciências Biológicas - Botânica

MSc. Monica Cardoso Ambivero - Mestre ePsicossociologia de Comunidades e Ecologia Social

Dra. Nina Cláudia Barboza da Silva (UFRJ) - Doutora em Biotecnologia Vegetal

Dra. Odara Horta Boscolo (UFF) - Doutora em Ciências Biológicas - Botânica

Dra. Patrícia Souza Lima Cunha (UFV) - Doutorado em Zootecnia

Dr. Sady Júnior Martins da Costa de Menezes (UFRRJ) - Doutor em Ciência Florestal

Dr. Sandro Xavier de Campos (UEPG) - Doutor em Engenharia Hidraulica e Saneamento

Dra. Thais Alves Gallo Andrade (UFRRJ) - Doutora em Meio Ambiente

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Hospedagem e Restaurante

Hotéis e Pousadas

Hotel Condessa (Contato para reservas Tel: 24-22552385 - Email: condessahotel@yahoo.com.br - informar que é participante do simpósio no momento da reserva)

  • Suíte Solteiro Completa - Ar , Frigobar , Tv , Telefone , Wi-Fi e Café da manhã incluso na diária - Valor R$ 80,00
  • Suíte Solteiro stander - ventilador , Tv , Telefone , Wi-Fi e Café da manhã incluso na diária - Valor R$ 70,00
  • Suíte dupla Completa - Ar , Frigobar , Tv , Telefone , Wi-Fi e Café da manhã incluso na diária - Valor R$ 100,00
  • Suíte tripla Completa - Ar , Frigobar , Tv , Telefone , Wi-Fi e Café da manhã incluso na diária - Valor R$ 150,00


Hotel Intercity (contato para as reservas Emails: salustiano.evangelista@intercityhoteis.com.brrecepcao.tresrios@intercityhoteis.com.br - informar que é participante do simpósio no momento da reserva)

  • Suíte solteiro - Wi-Fi e Café da manhã incluso na diária - Valor R$ 115,00 + 5% de ISS
  • Suíte dupla - Wi-Fi e Café da manhã incluso na diária - Valor R$ 125,00 + 5% de ISS


Repúblicas

Luiz Felipe - 2 vagas masculinas - contato: (24) 99272-4633


Yasmin Manaia - 2 vagas femininas - contato: (21) 99015-4501 - manaiayasmin@gmail.com


Thaíssa Ribeiro - 1 vaga feminina - contato: (21) 99367-9880 - taraah-ribeiro2011@hotmail.com


Gabriel Soares Garcia - 2 vagas - contato: (21) 97459-4152 - gabrielsgarcia96@gmail.com


Edlene Cardoso - 2 vagas femininas - contato: (93) 98120-2180 - edlenecardoso189@gmail.com


Mariana Motta de Freitas - 1 vaga feminina - contato: (21) 99224-1830 - marimottadefreitas22@gmail.com


Júlia Martins Gonçalves - 2 vagas femininas - contato: (22) 99755-5579 - julia.martinsg20@outlook.com


Leonardo Rodrigues - 5 vagas - contato: (11) 95577-6256 - leuctr@gmail.com


Restaurantes

Esquina das Massas (Rua Presidente Vargas 155, Centro)

  • Almoço + refresco = R$10,00 (com crachá do 8º SIGABI)


KriegerVon Bier Cervejaria e Pub (Praça São Sebastião, Centro)

  • Descontos especiais para  participantes (com crachá do 8º SIGABI)

Apoio














Visitantes

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}