O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual dedicado à valorização da guavira (Campomanesia spp.), fruto símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul desde a promulgação da Lei Estadual Nº 5.082, em 7 de novembro de 2017. O seminário promove um espaço de diálogo e incentivo ao uso sustentável da Guavira em diversas áreas, como gastronomia, turismo, cultura, pesquisa, inovação, produção artesanal, geração de renda comunitária, cooperativismo e extrativismo sustentável.
🌱 Reconhecendo a relevância biocultural dos guavirais e o crescente interesse pela conservação e aproveitamento dos frutos, foi constituído um grupo de trabalho para organizar o 8º Seminário Estadual da Guavira. Esse grupo reúne representantes de instituições como UEMS, AGRAER, UFMS, UFGD, UNIDERP e da Assembleia Legislativa, com o objetivo de fortalecer a divulgação da lei e fomentar ações que promovam a valorização e preservação da Guavira em Mato Grosso do Sul.
📅 Desde 2018, os seminários vêm sendo realizados anualmente em formatos presenciais, virtuais e híbridos. A programação inclui atividades culturais, palestras técnico-científicas, grupos de discussão, exposições fotográficas e de banners, feiras com produtos da sociobiodiversidade, experiências gastronômicas com Guavira e dias de campo. Em 2025, o evento alcançou sua 8ª edição, com foco em "Bioeconomia e Mudanças Climáticas: Cultivando biodiversidade e fortalecendo comunidades"

