Orientações para Autores e Autoras
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Para submeter seu trabalho no sistema, o(a) participante
deverá acessar a plataforma utilizando o e-mail e a senha cadastrados no
formulário de inscrição do evento na Even3. Não serão aceitos trabalhos
enviados por outros meios. Ao iniciar a submissão, será necessário
escolher a modalidade do trabalho. No 8º EMAP, estão disponíveis as
seguintes modalidades:
- Comunicação
Científica (CC);
- Relatos
de Experiência (RE);
- Oficina
(OF).
Cada participante poderá submeter até 5 trabalhos,
independente da modalidade. No entanto, será admitida a inscrição como primeiro
autor em, no máximo, dois trabalhos. O número máximo de autores por
trabalho é de 5 autores. No momento da submissão dos trabalhos, todos
os autores devem estar inscritos e com pagamento efetivado no
8º EMAP.
Após a finalização do trabalho, este deve ser submetido em Versão Identificada e na Versão Sem Identificação (sem qualquer identificação da autoria ou de propriedade do arquivo), por meio da plataforma Even3. Os
arquivos devem ser salvos no formato “.doc” ou “.docx” e enviados pelo sistema
nos locais indicados. A Versão
Sem Identificação deve ser nomeada com a sigla da modalidade (CC, RE,
OF), seguido pelo CPF do primeiro autor, da seguinte maneira:
CC10010010000_cega. Caso se trate do segundo trabalho do mesmo autor principal,
acrescentar o número "2" ao final do nome do arquivo,
exemplo: CC10010010000_cega2.
A
Versão Sem Identificação
será avaliada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, com base nas
normas previstas para cada modalidade de trabalho, que atribuirão a
menção: aprovado, aprovado com exigência ou reprovado.
A
Versão Identificada
deve conter os dados dos autores e ser nomeada com a indicação do tipo do
trabalho, seguido do CPF do primeiro autor, seu primeiro e último nomes,
conforme modelo: CC10010010000_OleSkovsmose. Caso seja o segundo trabalho do
autor principal, inserir o número "2" no final do título do arquivo,
exemplo: CC10010010000_OleSkovsmose2.
Para
os trabalhos aprovados com exigência, será previsto o prazo até 30 de
setembro de 2025 para submissão da nova versão. Para os trabalhos
aprovados deverão submeter a versão identificada até 30 de setembro
de 2025. Não caberá recurso quanto ao resultado da avaliação.
Serão sumariamente eliminados do processo de avaliação os
textos que não seguirem as normas do evento e nos casos de plágios ou com
uso de Inteligência Artificial identificados. Todas as referências,
imagens e fontes utilizadas são de total responsabilidade dos autores e devem
ser, imperativamente, explicitadas no texto submetido à avaliação.
MODALIDADES DE TRABALHOS
COMUNICAÇÃO
CIENTÍFICA (CC)
Uma Comunicação Científica deve apresentar pesquisas
científicas concluídas ou em desenvolvimento com resultados parciais ou
completos. As propostas precisam conter: objeto; questão ou objetivos da
pesquisa; referenciais teóricos; procedimentos metodológicos; análise e
discussão dos resultados obtidos e contribuições para a Educação Matemática.
O texto deve ter de 10 a 15 páginas e seguir as
instruções contidas no template.
RELATO
DE EXPERIÊNCIA (RE)
Os relatos de experiências devem versar sobre experiências
vivenciadas no ensino de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de
ensino, bem como no desenvolvimento de projetos de extensão voltados para o
ensino nesta área. As propostas precisam conter; justificativa, objetivos,
conteúdos e/ou temas trabalhados, descrição detalhada das atividades
realizadas, resultados obtidos e as contribuições para a Educação Matemática.
O texto deve ter de 6 a 10 páginas e seguir as
instruções contidas no template.
OFICINAS
(OF)
As oficinas devem versar sobre práticas pedagógicas e
docentes que visem a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da
Matemática. As propostas precisam conter: objetivos, metodologia de ensino,
descrição de atividades ou recursos didáticos trabalhados, níveis e modalidades
de ensino contemplados, público-alvo e explicitar claramente as contribuições
para a Educação Matemática.
O número de participantes por oficina será de, no máximo, 30
pessoas. A necessidade de os participantes utilizarem computadores ou
telefones celulares, ou ainda, o download de softwares, deve ser destacada no
ato da submissão para que os interessados pela oficina sejam informados do que
será necessário para participar.
O texto da oficina deve ter de 6 a 10 páginas e
seguir as instruções contidas no template.
O número de oficinas vai ser restrito, seguindo as
possibilidades de infraestrutura do evento. Não serão disponibilizados
computadores para as oficinas. A internet não suporta múltiplos acessos
simultâneos.
TEMPLATE
Apenas serão publicados nos Anais do 8º EMAP os trabalhos
que estiverem rigorosamente de acordo com as normas específicas de cada
modalidade, conforme orientações contidas nos templates. A versão final, com a
devida identificação dos autores e correções solicitadas (se houver), deverá
ser enviada até o dia 30 de setembro de 2025, exclusivamente pela plataforma
Even3. Os melhores trabalhos poderão ser convidados para publicação de uma versão estendida na revista do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA: Μαθηματικά:
epistemologia e educação.
ACESSAR TEMPLATE DO 8° EMAP.
VALORES
Os valores das inscrições são de R$ 50,00 para o 1º lote (até 04/08) e R$ 70,00 para o 2º lote (de 05/08 a 30/09). Cada submissão requer o pagamento de R$ 16,98, valor que inclui a publicação nos anais. Esse valor é cobrado por submissão, independentemente do número de autores.
DÚVIDAS
Dúvidas sobre a submissão entre em contato: emap.caa@ufpe.br ou @8emap2025. Não esqueça de direcionar o e-mail colocando no assunto "Comissão Científica".
Ementa dos Eixos Temáticos
Eixo
1 – TIDC, IA e suas relações com a Educação Matemática
Abrange as interrelações entre as Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDIC), a Inteligência Artificial (IA), a Cibercultura,
o Ensino a Distância, o Ensino Remoto e o Ensino Híbrido, com foco nos
processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Contempla a produção,
utilização, análise e avaliação de recursos digitais, ambientes virtuais de
aprendizagem e ferramentas baseadas em IA, bem como os processos formativos de
professores e estudantes em diferentes níveis e modalidades de ensino. Busca-se
discutir criticamente o papel das tecnologias e da IA na transformação das
práticas pedagógicas, na construção de saberes matemáticos e na formação
docente no contexto contemporâneo.
Eixo
2 – Educação Matemática e suas interfaces com outras áreas de conhecimento
Abrange a Educação Matemática e suas interfaces com outras
áreas de conhecimento como Pedagogia, Física, Química, Filosofia, Sociologia,
Psicologia Cognitiva, Agroecologia, História, Linguística,
Antropologia...
Eixo
3 – Educação Matemática e diversidade sociocultural
Abrange os processos de ensino e aprendizagem e a formação
de professores em diferentes contextos socioculturais, espaços formais e não
formais, níveis e modalidades de ensino da Matemática. Contempla temáticas e
domínios como: Educação do Campo, Indígena, Quilombola, Étnico Raciais,
Inclusiva; Gênero; Direitos Humanos; Etnomatemática; Educação Matemática
Crítica...
Eixo
4 – Práticas de Ensino da Matemática
Abrange as práticas de ensino da Matemática nos diferentes
níveis e modalidades. Contempla temáticas como avaliação, currículo,
interdisciplinaridade, identidade docente, resolução de problemas, modelagem,
didática da matemática...
Eixo
5 – Formação de Professores
Abrange a formação inicial e continuada de professores de
Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla temas como
identidade e profissionalização docente, saberes, conhecimentos, concepções,
desenvolvimento profissional, questões curriculares, estágio supervisionado,
PIBID...