8° Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano

8° Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano

presencial Centro Acadêmico do Agreste - UFPE - Caruaru - Pernambuco - Brasil

Sobre o 8° EMAP


O Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano (EMAP) é um evento científico que tem como principal objetivo promover o diálogo, a troca de experiências e a divulgação de pesquisas e práticas no campo da Matemática e da Educação Matemática. Realizado pelo curso de licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o EMAP reúne professores da educação básica e superior, estudantes de licenciatura, pesquisadores, e demais profissionais interessados na popularização da Matemática.


Ao criar um espaço de reflexão e compartilhamento, o evento contribui para a construção de saberes que respeitam as especificidades regionais, os desafios enfrentados no cotidiano escolar e a compreensão de temáticas atuais. O Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano também se destaca por estimular o protagonismo dos licenciandos e o fortalecimento das redes de colaboração entre instituições de ensino, redes municipais e estaduais de educação e grupos de pesquisa. Mais do que um espaço de formação, o evento se configura como um movimento coletivo em prol de uma Educação Matemática crítica, inclusiva, reflexiva e transformadora.


O 8º EMAP tem como temática “Formação e Ensino de Matemática na contemporaneidade: inovação e interculturalidade”. Assim, a partir de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e outras atividades, seu propósito é propor reflexões sobre os caminhos contemporâneos da formação e do ensino de Matemática, destacando a importância da inovação pedagógica e do diálogo intercultural para uma educação mais inclusiva e significativa.


DATAS IMPORTANTES

DATAATIVIDADE
25/06/2025Início das inscrições no 8° EMAP e das submissões de trabalhos
04/08/2025Último dia para submissão de trabalhos
23/09/2025Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos
30/09/2025Envio da versão final com identificação e correção do trabalho
03/10/2025Início das inscrições em oficinas
07/10 A 09/10/2025Realização do 8° EMAP na UFPE/CAA

Inscrições

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Atividades

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Orientações para Autores e Autoras

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Para submeter seu trabalho no sistema, o(a) participante deverá acessar a plataforma utilizando o e-mail e a senha cadastrados no formulário de inscrição do evento na Even3. Não serão aceitos trabalhos enviados por outros meios. Ao iniciar a submissão, será necessário escolher a modalidade do trabalho. No 8º EMAP, estão disponíveis as seguintes modalidades:

    - Comunicação Científica (CC);

    - Relatos de Experiência (RE);

    - Oficina (OF).

Cada participante poderá submeter até 5 trabalhos, independente da modalidade. No entanto, será admitida a inscrição como primeiro autor em, no máximo, dois trabalhos. O número máximo de autores por trabalho é de 5 autores. No momento da submissão dos trabalhos, todos os autores devem estar inscritos e com pagamento efetivado no 8º EMAP.


Após a finalização do trabalho, este deve ser submetido em Versão Identificada e na Versão Sem Identificação (sem qualquer identificação da autoria ou de propriedade do arquivo), por meio da plataforma Even3. Os arquivos devem ser salvos no formato “.doc” ou “.docx” e enviados pelo sistema nos locais indicados. A Versão Sem Identificação deve ser nomeada com a sigla da modalidade (CC, RE, OF), seguido pelo CPF do primeiro autor, da seguinte maneira: CC10010010000_cega. Caso se trate do segundo trabalho do mesmo autor principal, acrescentar o número "2" ao final do nome do arquivo, exemplo: CC10010010000_cega2.


A Versão Sem Identificação será avaliada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, com base nas normas previstas para cada modalidade de trabalho, que atribuirão a menção: aprovado, aprovado com exigência ou reprovado.


A Versão Identificada deve conter os dados dos autores e ser nomeada com a indicação do tipo do trabalho, seguido do CPF do primeiro autor, seu primeiro e último nomes, conforme modelo: CC10010010000_OleSkovsmose. Caso seja o segundo trabalho do autor principal, inserir o número "2" no final do título do arquivo, exemplo: CC10010010000_OleSkovsmose2.


Para os trabalhos aprovados com exigência, será previsto o prazo até 30 de setembro de 2025 para submissão da nova versão. Para os trabalhos aprovados deverão submeter a versão identificada até 30 de setembro de 2025. Não caberá recurso quanto ao resultado da avaliação.


Serão sumariamente eliminados do processo de avaliação os textos que não seguirem as normas do evento e nos casos de plágios ou com uso de Inteligência Artificial identificados. Todas as referências, imagens e fontes utilizadas são de total responsabilidade dos autores e devem ser, imperativamente, explicitadas no texto submetido à avaliação.


MODALIDADES DE TRABALHOS

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

Uma Comunicação Científica deve apresentar pesquisas científicas concluídas ou em desenvolvimento com resultados parciais ou completos. As propostas precisam conter: objeto; questão ou objetivos da pesquisa; referenciais teóricos; procedimentos metodológicos; análise e discussão dos resultados obtidos e contribuições para a Educação Matemática.

O texto deve ter de 10 a 15 páginas e seguir as instruções contidas no template.


RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)

Os relatos de experiências devem versar sobre experiências vivenciadas no ensino de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como no desenvolvimento de projetos de extensão voltados para o ensino nesta área. As propostas precisam conter; justificativa, objetivos, conteúdos e/ou temas trabalhados, descrição detalhada das atividades realizadas, resultados obtidos e as contribuições para a Educação Matemática.

O texto deve ter de 6 a 10 páginas e seguir as instruções contidas no template.


OFICINAS (OF)

As oficinas devem versar sobre práticas pedagógicas e docentes que visem a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As propostas precisam conter: objetivos, metodologia de ensino, descrição de atividades ou recursos didáticos trabalhados, níveis e modalidades de ensino contemplados, público-alvo e explicitar claramente as contribuições para a Educação Matemática.

O número de participantes por oficina será de, no máximo, 30 pessoas. A necessidade de os participantes utilizarem computadores ou telefones celulares, ou ainda, o download de softwares, deve ser destacada no ato da submissão para que os interessados pela oficina sejam informados do que será necessário para participar.

O texto da oficina deve ter de 6 a 10 páginas e seguir as instruções contidas no template

O número de oficinas vai ser restrito, seguindo as possibilidades de infraestrutura do evento. Não serão disponibilizados computadores para as oficinas. A internet não suporta múltiplos acessos simultâneos.


TEMPLATE

Apenas serão publicados nos Anais do 8º EMAP os trabalhos que estiverem rigorosamente de acordo com as normas específicas de cada modalidade, conforme orientações contidas nos templates. A versão final, com a devida identificação dos autores e correções solicitadas (se houver), deverá ser enviada até o dia 30 de setembro de 2025, exclusivamente pela plataforma Even3. Os melhores trabalhos poderão ser convidados para publicação de uma versão estendida na revista do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA: Μαθηματικά: epistemologia e educação.


ACESSAR TEMPLATE DO 8° EMAP.



VALORES

Os valores das inscrições são de R$ 50,00 para o 1º lote (até 04/08) e R$ 70,00 para o 2º lote (de 05/08 a 30/09). Cada submissão requer o pagamento de R$ 16,98, valor que inclui a publicação nos anais. Esse valor é cobrado por submissão, independentemente do número de autores.


DÚVIDAS

Dúvidas sobre a submissão entre em contato: emap.caa@ufpe.br ou @8emap2025. Não esqueça de direcionar o e-mail colocando no assunto "Comissão Científica".

Submissões

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Ementa dos Eixos Temáticos

Eixo 1 – TIDC, IA e suas relações com a Educação Matemática

Abrange as interrelações entre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a Inteligência Artificial (IA), a Cibercultura, o Ensino a Distância, o Ensino Remoto e o Ensino Híbrido, com foco nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Contempla a produção, utilização, análise e avaliação de recursos digitais, ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas baseadas em IA, bem como os processos formativos de professores e estudantes em diferentes níveis e modalidades de ensino. Busca-se discutir criticamente o papel das tecnologias e da IA na transformação das práticas pedagógicas, na construção de saberes matemáticos e na formação docente no contexto contemporâneo.

 

Eixo 2 – Educação Matemática e suas interfaces com outras áreas de conhecimento

Abrange a Educação Matemática e suas interfaces com outras áreas de conhecimento como Pedagogia, Física, Química, Filosofia, Sociologia, Psicologia Cognitiva, Agroecologia, História, Linguística, Antropologia... 

 

Eixo 3 – Educação Matemática e diversidade sociocultural

Abrange os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores em diferentes contextos socioculturais, espaços formais e não formais, níveis e modalidades de ensino da Matemática. Contempla temáticas e domínios como: Educação do Campo, Indígena, Quilombola, Étnico Raciais, Inclusiva; Gênero; Direitos Humanos; Etnomatemática; Educação Matemática Crítica...

 

Eixo 4 – Práticas de Ensino da Matemática

Abrange as práticas de ensino da Matemática nos diferentes níveis e modalidades. Contempla temáticas como avaliação, currículo, interdisciplinaridade, identidade docente, resolução de problemas, modelagem, didática da matemática...

 

Eixo 5 – Formação de Professores

Abrange a formação inicial e continuada de professores de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla temas como identidade e profissionalização docente, saberes, conhecimentos, concepções, desenvolvimento profissional, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID...

Local do Evento

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