VII ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática

VII ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática

online Faculdade de Educação - UFMG - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
presencial Com transmissão online

Participe do Esquenta Enaphem!

O primeiro Esquenta Enaphem foi um sucesso e, para a segunda edição, contaremos com a presença da Profa. Dra. Olivia Morais de Medeiros Neta, da UFRN, em uma conversa intitulada: História da Educação com(o) combinação binária. A atividade acontecerá no dia 9 de abril, às 19 horas, pelo canal da SBEM-MG no YouTube.

Acesse aqui a atividade!



Acesse aqui o vídeo do primeiro Esquenta Enaphem, com o Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG, em uma conversa sobre O ódio à democracia e os limites do conhecimento: reflexões sobre a educação na contemporaneidade.

Sobre o VII ENAPHEM

História da Educação Matemática nos caminhos do mundo digital e da democratização do conhecimento

O Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) tem como objetivo principal congregar pesquisadores, divulgar produções e promover interlocuções sobre o campo da História da Educação Matemática no Brasil. O evento é um espaço de socialização e de troca de experiências que, em uma perspectiva interdisciplinar, promove e avança em reflexões e discussões em torno da pesquisa historiográfica em Educação Matemática, revisitando seus pressupostos, seus compromissos, seus objetos, suas metodologias, seus procedimentos, suas análises e suas ações educacionais e de popularização e divulgação científica. O ENAPHEM é, hoje, o principal espaço de reunião dos pesquisadores brasileiros da área de História da Educação Matemática.

Além de contribuições para as investigações desenvolvidas pelos participantes, seja individualmente ou em projetos mais abrangentes de grupos de pesquisa, o ENAPHEM tem se consolidado como um espaço de formação de professores e de pesquisadores. O evento acolhe professores da Educação Básica e estudantes de graduação e de pós-graduação, assumindo o potencial da pesquisa para a formação e para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Ao confrontarem, pela pesquisa, as alterações e permanências nas práticas de ensinar e aprender matemática de outros tempos, os participantes do evento são levados a questionar as práticas atuais de ensino, desnaturalizando ideários, discursos e ações que constroem os processos educacionais na atualidade. Nessa direção, há uma expressa contribuição do evento com a Educação Básica ao permitir que professores revisitem suas concepções e práticas de ensino de matemática.

Em termos de inovação, o evento possibilita discussões para uma inovação metodológica na pesquisa em Educação, particularmente nos campos da Educação Matemática e da História da Educação, articulando conceitos, procedimentos e abordagens de diferentes áreas do conhecimento para a construção de investigações historiográficas e para a produção de sentidos sobre os processos educacionais. É nesse sentido que se vê emergir do evento modos singulares de praticar a pesquisa em História da Educação quando confrontada com os temas e os objetos de interesse educadores matemáticos. Ademais, há uma inovação no âmbito educacional na medida em que as análises do campo da História da Educação Matemática têm permitido compreender, projetar, propor e avaliar as práticas educacionais do presente, produzindo novas perspectivas para o ensino de matemática, sendo um espaço de reflexão sobre ideários e discursos educacionais e seus desdobramentos.

Na sétima edição destaca-se, ainda, a relevância acadêmica da temática proposta – História da Educação Matemática nos caminhos do mundo digital e da democratização do conhecimento –, que nasce da necessidade do campo de um debate mais qualificado sobre o fazer historiográfico frente ao avanço das tecnologias digitais e ao conflitivo espaço de produção e divulgação do conhecimento visando à democracia e à justiça social. Ademais, merece destaque a relevância social desta edição, tornando o evento mais abrangente, inclusivo e potencialmente aberto a incorporar diferentes grupos. Espera-se, assim, acolher abordagens e perspectivas epistemológicas diversificadas no campo da História da Educação Matemática, ampliando a visão sobre a área de pesquisa no diálogo com outras histórias e projetos de país.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

Atenção! Os trabalhos serão avaliados em prazo médio de 30 dias. Assim, para produção da carta de aceite, pede-se que os/as participantes encaminhem os trabalhos o quanto antes.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Template e Carta de Recomendação

Acesse o template do evento. As submissões devem ser realizadas em arquivos .doc ou .docx.

Template


Acesse a Carta de Recomendação, necessária apenas para a modalidade "Projetos de Pesquisa". O texto do projeto precisa ser enviado pelo site, conforme template acima. A carta do/a orientador/a deverá ser enviada, por e-mail, para 7enaphem@gmail.com.

Carta de Recomendação


Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}