O 7° Colóquio DIAITA propõe discutir a relação entre a cidade e a alimentação, em perspectiva histórico-cultural de forma transdisciplinar. Parte-se do pressuposto de que a cidade constrói culturas em torno da comida e de suas diversas práticas de fazer alimento e de comer. A cidade procura administrar o abastecimento e a circulação dos produtos para evitar a fome. Refletir acerca dos modos de produção e de distribuição dos alimentos nas diferentes classes sociais da malha urbana é uma tarefa urgente no tempo presente.
Se as cidades necessitam dos moradores, dos seus saberes e dos seus ofícios, das suas criatividades e dos seus serviços para se alimentar, como se dá tal troca num tempo em que constatamos de um lado uma desenfreada gourmetização e de outro extrema pobreza?
Na relação com a alimentação, é sabido que as cidades são muitas: se alimentam a si mesmas e dependem do abastecimento externo; constroem um mercado de consumo e o integram a inúmeros diálogos com a cultura. Mas quais retóricas de sociabilidade são possíveis de serem localizadas na relação entre a comida e a cidade na contemporaneidade? E no passado, como se configuraram? O que a História, as ciências sociais, a Arquitetura/Urbanismo, a Literatura, as Artes, a Nutrição e o campo da Saúde teriam a dizer a respeito?
O evento refletirá, assim, acerca da alimentação na cidade buscando compreender e cartografar seus espaços, tempos, estruturas, conformações, linguagens e sociabilidades.
Mais informações estão disponíveis no site do evento: www.7diaitabh.com e nas páginas no Instagram e Facebook.
As conferências serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.