É com prazer que o Curso de Serviço Social da PUC Minas anuncia a comemoração, neste ano, de seu 75º aniversário.
A Escola de Serviço Social surgiu em 1946 e, logo se destacou como um “núcleo de oposição e contestação com dimensões políticas, ideológicas e profissionais no país, na contextualidade de vigência da ditatura empresarial-militar (1964-1985)” (BATISTONI, 2021). Aqui se elaborou o renomado “Método BH”, a partir do qual se exigiu que a Escola repensasse focos e diretrizes da formação profissional, mostrando que o elo entre a tradição e renovação engloba o compromisso de buscar o novo, na formação dos profissionais e na defesa dos direitos das pessoas. O resultado deste processo é a implementação de uma nova reestruturação curricular.
A concepção de formação profissional assumida pela ESS em sua trajetória teve diferentes ênfases e tem sido permanentemente revista, movida por influências internas e externas que vão colocando novos elementos para sua compreensão e construção.
Diante do exposto, o evento intitulado “75 anos da Escola de Serviço Social da PUC Minas: revisitar o passado, ressignificar o presente, lançar luz ao futuro” dará ênfase a dois eixos: a) trajetória da formação e exercício profissional; b) o “Método” BH: memória, bases sociopolíticas e culturais e confluências internacionais.
O evento será transmitido pelo Canal oficial do departamento de serviço Social pelo YouTube.