7ª Mostra Científica do CEUPI

7ª Mostra Científica do CEUPI

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

MOSTRA CIENTÍFICA DO CEUPI tem por objetivo a divulgação das atividades de pesquisa realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de diversas Instituições de Ensino Superior de todo o país que estejam realizando atividades de pesquisa, iniciação científica, estágios, monitoria e extensão, bem como de professores pesquisadores e profissionais, visando integração cultural e científica.


Os melhores trabalhos avaliados pelos pares serão publicados.


Chamada de Trabalhos

1 Informações Gerais

1.1 Somente participantes com a inscrição validada poderão submeter trabalhos científicos. As inscrições poderão ser realizadas através do link https://www.even3.com.br/7-mostra-cientifica-do-ceupi-381293

1.2 Os trabalhos devem ser inéditos, não tendo sido submetidos anteriormente em outros eventos científicos. O texto deve estar digitado rigorosamente conforme as normas cultas da Língua Portuguesa e atender rigorosamente às Normas Técnicas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.

1.3 Não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo estabelecido.

1.4 Os participantes devem fazer a submissão de trabalhos científicos para o email pesquisa.extensao@ceupi.edu.br no prazo de 01 de setembro a 06 de outubro às 23h59min.  Devem ser enviados dois arquivos: um arquivo COM a identificação dos autores e um segundo arquivo SEM a identificação dos autores, que será destinado à avalição pelos pares.

1.5 A seleção dos trabalhos científicos inscritos será feita por um comitê de avaliação composto por especialistas nas áreas específicas. Os trabalhos que não atenderem às normas científicas e aos padrões do evento serão recusados.

1.6 Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do 7ª MOSTRA CIENTÍFICA DO CEUPI, o autor estará outorgando, formal e graciosamente ao CEUPI o direito de reprodução dos referidos trabalhos em publicação impressa, digital, internet, CD-ROM, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

1.7 Cada trabalho poderá constar, no máximo, até cinco (5) coautores, incluindo o professor orientador (obrigatório), que deverá estar devida e obrigatoriamente identificado, com sua referida titulação.

1.8 Cada autor poderá submeter no máximo 2 (dois) trabalhos.

 

2 ESTRUTURA DO ARTIGO

2.1 O artigo deverá ter entre 8 (oito) a 15 (quinze) páginas, incluindo texto, em formato A4, conforme modelo. O resumo e as referências do artigo não serão contabilizados no número de páginas

2.2 O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com texto corrido em formato “doc.” (word), separado por tópicos à escolha do autor, com margens superior, inferior de 2,0 cm, esquerda e direita de 3,0 cm usando-se a fonte Times New Roman ou Arial, e obedecendo a seguinte estrutura:

a) Título completo, Times New Roman ou Arial, em corpo 14, negrito, deverá ser digitado em letras maiúsculas, não ultrapassando duas linhas.

b) Corpo do texto, que deve possuir as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e considerações finais, sendo o texto elaborado em conformidade com normas da ABNT vigentes, usando exclusivamente a fonte Times New Roman ou Arial, em corpo 12, com espaçamento simples, e margens justificadas. 

c) Palavras-chave de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no Título.

d) Referências – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2018 (versão corrigida em 2020).

e) O Resumo e o minicurrículo dos autores devem ser incluídos na última página do artigo.


 APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

A apresentação do trabalho será na forma oral, com slides, com o objetivo de demonstrar as informações e dados mais relevantes da pesquisa científica. 

3.1 Os slides devem ser elaborados obedecendo à seguinte estrutura:

I. Título do trabalho

II. Autores contendo a filiação institucional

III. Introdução contendo: tema, justificativa e problema da pesquisa

IV. Objetivo(s)

V. Metodologia

VI. Resultados e discussões

VII. Considerações Finais

VIII. Referências

3.2 A apresentação dos trabalhos ocorrerá no dia 28 de outubro de 2023 (sábado), a partir das 9 horas, através da plataforma Even3, para a realização das apresentações e arguições pelos avaliadores.


4 DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1 O horário estabelecido no programa oficial deverá ser seguido com rigor;

4.2 Tempo perdido com atrasos de qualquer natureza não será reposto;

4.3 Os trabalhos serão selecionados através da Comissão Científica Avaliadora, sendo considerado o seu mérito científico e adequação às normas exigidas;

4.4 A Coordenação de Pesquisa do CEUPI reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nas normas expressas de apresentação dos trabalhos científicos.


5 INFORMAÇÕES E CONTATO

A organização da 7ª MOSTRA CIENTÍFICA DO CEUPI pode ser contatada pelos e-mail: pesquisa.extensao@ceupi.edu.br

guilhermina.castro@ceupi.com.br

Áreas de conhecimento

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

  • Ciência da Computação - 

 ENGENHARIAS

  •  Engenharia Civil - construção civil; Material e componentes de construção; Instalações prediais; Estruturas; Fundações e escavações; Mecânica das rochas e dos solos; Pavimentos.
  • Engenharia Sanitária - Saneamento básico e ambiental; Resíduos sólidos, domésticos e industriais; Limpeza pública; Legislação ambiental.
  • Engenharia Elétrica - Materiais elétricos, materiais e dispositivos magnéticos; Medidas elétricas; Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos; Teoria geral dos circuitos elétricos; Sistemas elétricos de potência; Geração, transmissão e distribuição da energia elétrica; Máquinas elétricas e dispositivos de potência; Instalações elétricas, prediais e industriais; Eletrônica industrial; Sistemas de telecomunicações. 

CIÊNCIAS DA SAÚDE

  • Enfermagem - Médico-cirúrgica; Obstétrica; Pediatra; Psiquiátrica; Doenças contagiosas; Saúde Pública.
  • Saúde Coletiva - Epidemiologia; Saúde pública; Medicina preventiva.

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

  • Direito - Filosofia; Antropologia; Teoria do Direito; Direito Civil e Processo Civil; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Empresarial; Direito do Trabalho; Direito Internacional.
  • Administração - Administração de empresas; Mercadológica; Administração de Recursos Humanos; Administração pública; Organizações públicas; Administração de pessoal; Administração de setores específicos; Administração financeira; Ciências contábeis.
  • Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos e história da arquitetura e urbanismo; Teoria da Arquitetura; História e teoria do urbanismo; Projeto de arquitetura e urbanismo; Planejamento e projeto da edificação e do espaço público; Tecnologia de arquitetura e urbanismo; Conforto ambiental; Paisagismo; Estudos de espaços urbanos.

CIÊNCIAS HUMANAS

  • Psicologia - Psicologia do desenvolvimento humano; Intervenções terapêuticas; Estados subjetivos e emoção. 

MULTIDISCIPLINAR

  • Interdisciplinar - Meio ambiente; Sociais e humanas.
  • Ciências do Ambiente

Modelo do Artigo

TÍTULO (digitado em letras maiúsculas Arial, fonte 14)

Nome Sobrenome[1];

Nome Sobrenome[2]

 

1 INTRODUÇÃO 

Trata-se da apresentação de sua pesquisa, ela é tão importante quanto o resumo, pois é o texto contemplativo da relevância do tema do seu trabalho, a justificativa e se encerra no último parágrafo com o objetivo da pesquisa.

 

2 REFERENCIAL TEÓRICO 

Neste espaço é apresentada a base teórica que deu suporte à formulação das hipóteses.

 

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO 

Apresentar os procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento da pesquisa (questionários, entrevistas, pesquisa bibliográfica, análises laboratoriais, pesquisa de campo, etc.) foram levantados os dados, quais os métodos utilizados. 

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 

Apresentar de forma clara e objetiva seus resultados, sempre se atentando a coerência com o objetivo almejado.

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses.

 

REFERÊNCIAS

Apenas para bibliografia citada. Espaço simples, sem espaço entre as citações e sem recuo. Seguir normas ABNT NBR 6023:2018 (versão corrigida em 2020).

 

RESUMO

O resumo deve ser escrito em Times New Roman ou Arial, fonte 12, espaço simples, justificado, único parágrafo, com no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras.

Palavras-chave: (de três a cinco palavras)



[1] Graduando em ......, instituição de ensino. Email:

[2] Professor orientador, titulação, instituição de ensino. Email:

Comissão Científica

Profa Dra. Guilhermina Castro Silva

Profa Dra. Lidyane Rodrigues Oliveira Santos

Profa Ma. Roseana Martins Ribeiro

Profa Ma. Sara Castro de Souza

Prof. Me. Ítalo Rodrigo Monte Soares

Profa Dra. Anna Kelly Moreira da Silva

Profa Ma. Marina Brito de Oliveira Marques

Prof Me. Lucas César Santana Ferreira

Profa Ma. Bruna Karine Nelson Mesquita

Profa Ma. Aryadynna Santos Feitosa

Profa Dra Yaskara Lopes de Oliveira

Prof Me. Kelson Antonio de Oliveira Santos

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}