APRESENTAÇÃO DO EVENTO
O 6º ENCONTRO CIENTÍFICO DO DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR é um evento científico para discussões e reflexões sobre o brincar e a infância em comemoração ao Dia Internacional do Brincar. Este dia foi criado pela ITLA (International Toy Library Association), já há alguns anos o mês de maio tem sido consagrado à comemoração lúdica e à valorização do brincar em diferentes países do mundo, inclusive no Brasil. Além disso, o 6° ECDIB tem também como proposta, trazer discussões e reflexões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Nações Unidas (ONU) como o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Brincar é um direito básico da criança. Seguindo os objetivos da Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959, aprovada nas Nações Unidas (ONU). Destacamos, dentro do conjunto desses fatores, o valor central do brincar na infância, é em si uma forma de relacionamento da criança consigo mesma, com os outros e com seu ambiente. Brincar, principalmente nos espaços públicos, favorece o multiculturalismo, a diversidade, a inclusão, a sociabilidade, enriquece o universo informacional infantil, fomentando as relações pacíficas.
O brincar, em suas diferentes formas, certamente desempenha papel essencial na construção das relações pacíficas, contribuindo positivamente para o desenvolvimento humano pelas diferentes formas com se apresenta, seja nos jogos tradicionais mais simples ou nos mais sofisticados, nos jogos de construção, nos jogos de faz de conta, nos jogos e brinquedos educativos e nas diferentes brincadeiras, nos jogos cooperativos ou competitivos, nas mais variadas manifestações culturais e até mesmo na elaboração dos materiais lúdicos sejam eles estruturados ou não estruturados.
Apesar de constituírem um avanço, as atividades lúdicas e culturais, do brincar livre, do brincar pelo prazer de brincar, ainda não tem a devida importância dos diferentes atores que compõem o cenário brasileiro. Queremos que este evento seja uma referência para as universidades, escolas, prefeituras, famílias e a comunidade como um todo, e principalmente, que seja visto como um dia de descoberta, fantasia, aprendizagem, inclusão, cidadania, interações e ludicidade. Para nós, uma criança que brinca é uma criança feliz. Porque brincar é um direito.
JUSTIFICATIVA
A realização do 6º ECDIB é essencial para o fortalecimento das áreas do lazer, recreação e do brincar no Brasil, sendo um evento consolidado que valoriza não só o conhecimento acadêmico e científico, mas também a cultura lúdica como todo. Cada edição, realizada, amplia a visibilidade da cultura do brincar para estudiosos e profissionais de todo o Brasil, incentivando a construção do conhecimento sobre o tema. Além disso, o 6º ECDIB estimula a formação continuada dos profissionais de diferentes regiões, atuando como um polo aglutinador que mobiliza redes locais e nacionais, promovendo a valorização do direito de brincar como uma prática essencial à qualidade de vida e ao desenvolvimento social e humano.
PROPOSTA NORTEADORA
O 6º ECDIB, tem como proposta geral, promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre a cultura lúdica, a recreação e o lazer entre acadêmicos, professores, profissionais, pesquisadores, especialistas e gestores, visando o fortalecimento dessas áreas e a construção de uma sociedade mais humanizada e inclusiva e o registro e a disseminação dos conhecimentos produzidos em todo o país por aqueles que se dedicam ao assunto, conforme suas respectivas formações e percursos na carreira de trabalho e de atuação.
OBJETIVO GERAL
Comemorar e celebrar o Dia Internacional do Brincar através de diálogos científicos com estudiosos, experts, pesquisadores, brincantes e curiosos sobre o tema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compartilhar informações teóricas e estudos científicos, além de experiências em torno do brincar;
- Favorecer o desenvolvimento dos vínculos afetivos e sociais positivos, condição única para que possamos viver em grupo, de forma pacífica;
- Promover experiências e vivências lúdicas com os participantes do encontro.
- Favorecer o multiculturalismo, a diversidade, a inclusão, a sociabilidade, fomentando as relações pacíficas;
- Construir valores aproximando as pessoas e emancipando pensamentos;
- Divulgar o brincar como direito básico de todos.
- Fomentar discussão sobre as Tecnologias Sociais Lúdicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).







