VI Colóquio Internacional Éric Weil - 75 anos da Lógica da Filosofia: Dialogicidade e Contemporaneidade

VI Colóquio Internacional Éric Weil - 75 anos da Lógica da Filosofia: Dialogicidade e Contemporaneidade

online Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - Maranhão - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Evento presencial que permite comunicações tanto presenciais quanto a distância (modalidade híbrida).


Acesse o link abaixo para fazer o download do modelo padrão dos slides (em caso de serem usados) para as comunicações on-line e presenciais.

LAYOUT PARA OS SLIDES (FORMATO DE PPT).

O VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ÉRIC WEIL

A obra Lógica da Filosofia, homenageada no VI Colóquio Internacional Eric Weil, foi publicada em 1950, tendo como ponto central o enfrentamento da violência em suas múltiplas manifestações. Em cada etapa de seu desenvolvimento, o texto weiliano propõe o diálogo como caminho para a superação de conflitos e para a formulação de um pensamento capaz de reconhecer a pluralidade sem reduzi-la à fragmentação. 

Em um mundo marcado por desafios extremos, sejam sociais, políticos ou culturais, torna-se fundamental revisitar essa obra com o objetivo de aprofundar reflexões sobre como a filosofia pode contribuir para a tomada de consciência do atual panorama mundial, no qual flagrantemente a violência ainda ocupa um lugar de protagonismo.

Como sabemos, a tomada de consciência é apenas uma condição necessária para que outras ações sejam efetivadas. Entre elas, a busca pela consolidação de instituições eficazes, capazes de promover sociedades mais equitativas e responsáveis. Nesse contexto, os promotores do evento, entre os quais o GT Eric Weil da ANPOF, ao selecionar São Luís para o VI Colóquio Internacional Eric Weil, visam contribuir para o avanço do pensamento filosófico e a reflexão conjunta sobre as principais questões da contemporaneidade. O evento deve expandir o pensamento do filósofo franco-alemão Eric Weil na pesquisa local e lançar luz sobre as preocupações globais que afetam as gerações vindouras. 

Assim, o VI Colóquio Internacional Eric Weil pretende ampliar essa discussão, explorando as contribuições da Lógica da Filosofia para a compreensão das formas assumidas pelo discurso humano e o papel da linguagem na comunicação geral entre todos os seres. Além disso, busca refletir sobre os possíveis desdobramentos dessa compreensão no que concerne à construção de uma sociedade mais inclusiva. A obra de Weil parte da premissa de que a filosofia é, por essência, uma atividade oriunda da e para a crise, a qual, em tensão com a diversidade das experiências e conceitualizações, apresenta-se como um pensamento que busca unidade diante das potentes contradições do presente. 

A concepção do evento, que gravita em torno da obra máxima do filósofo franco-alemão, aposta em duas perspectivas que, embora distintas, são complementares e cuja indicação se encontra no subtítulo do tema: Dialogicidade e contemporaneidade.  

Ademais, a contemporaneidade da Lógica da Filosofia pode ser medida pela capacidade de oferecer instrumentos para a análise dos desafios urgentes da atualidade, os quais exigem rigorosa formulação para que sejam devidamente compreendidos. Em outras palavras, não basta identificar um problema; é necessário alcançar uma formulação adequada que possibilite sua confrontação e superação. Desse modo, as discussões que serão veiculadas ao grande público por meio dos minicursos, mesas redondas e palestras contribuem diretamente para o fortalecimento da educação de qualidade e igualdade de gênero. 

Por fim, o objetivo é destacar a vitalidade de uma obra cujo preceito fundamental é a elevação da atitude à categoria ou, em outros termos, a compreensão do nosso tempo. Nesse sentido, o evento se alinha a iniciativas voltadas para o fortalecimento de processos educativos que promovam a reflexão sobre direitos humanos, igualdade de gênero e sustentabilidade, ressaltando a relevância do ensino filosófico na construção de uma cultura de paz e não violência, bem como para a forma de se pensar instituições mais eficazes do ponto de vista da justiça. 

UMA BREVE HISTÓRIA DOS COLÓQUIOS INTERNACIONAIS EW

Em 2011, o Prof. Evanildo Costeski organizou na Universidade Federal do Ceará (UFC) o primeiro Colóquio Internacional Éric Weil, cujo tema foi Lógica, moral e política. O evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio daquele ano no auditório Luís Gonzaga, localizado no prédio do Curso de Ciências Sociais da UFC, em Fortaleza/CE – Brasil. As atas do colóquio, organizadas por Odílio Alves Aguiar, Evanildo Costeski, Judikael Castelo Branco e Daniel Benevides Soares, foram publicadas na edição nº 11 da Revista Argumentos (ano 6, nº 11, Fortaleza, jan./jun. 2014), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC. 

No ano seguinte, 2012, o Prof. Luís Manoel A. V. Bernardo, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), em colaboração com o Prof. Patrice Canivez (Université de Lille), então presidente do Institut Eric Weil, e o Prof. Evanildo Costeski (UFC), realizou o II Colóquio Internacional Éric Weil, evento de orientação monotemática, ou seja, exclusivamente dedicado ao conceito de retomada (Le reprise, les reprises). Esse conceito central na obra de Weil se destaca como uma das contribuições mais fecundas e originais da filosofia francesa contemporânea, articulando-se com diferentes formações discursivas. Os anais do evento foram organizados pelos mesmos professores que lideraram sua realização e publicados na Cultura - Revista de História e Teoria das Ideias (v. 31, 2013/II Série), vinculada ao Centro de História da Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Em 2014, novamente a cidade de Fortaleza sediou, entre os dias 10 e 12 de setembro, o III Colóquio Internacional Éric Weil, com o tema Violência, educação e globalização. Dessa vez, as atas do evento foram publicadas em formato de livro, na coletânea Violência, Educação e Globalização, organizada por Marcelo Perine (PUC-SP) e Evanildo Costeski (UFC). A obra foi acolhida pelas Edições Loyola, na coleção Humanística (2016), e seu lançamento ocorreu durante o XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), na cidade de Aracaju. Esse evento também marcou a estreia do Grupo de Trabalho Eric Weil e a compreensão do nosso tempo – ANPOF. 

Em 2017, foi a vez da cidade de São Luís receber, nas dependências da FAU/UEMA e do Prédio de História/UEMA, o IV Colóquio Internacional Éric Weil, realizado de 8 a 10 de outubro em conjunto com o II Colóquio Internacional de Cultura Francesa, no ano comemorativo da França no Brasil. O tema escolhido para o evento foi Pensamento e História: Foucault, Ricoeur, Weil. A organização esteve a cargo do Prof. Francisco Valdério (UEMA), da Prof.ª Rita de Cássia Oliveira (UFMA) e do Prof. Henrique Borralho (UEMA). Nesta edição o prof. Francisco Valdério (UEMA) é escolhido por seus pares weilianos como coordenador do GT Eric Weil e a compreensão do nosso tempo – ANPOF (2017-2022). Os anais do evento foram novamente publicados em formato de livro, na coletânea Pensamento e História, organizada por Marcelo Perine (PUC-SP), Francisco Valdério (UEMA), Alessandro Francisco (PUC-SP) e Henrique Borralho (UEMA), e publicada pela editora É Realizações (2020). A obra recebeu financiamento da FAPEMA via edital APUB – Sergi Ferretti 16/2018, vencido pelos organizadores do evento na pessoa do prof. Henrique Borralho (UEMA). 

Em 2019, a cidade de São Paulo recebe o V Colóquio Internacional Eric Weil, organizado por Marcelo Perine (PUC-SP). O evento acontece nas dependências da PUC-SP entre os dias 15 e 17 de outubro daquele ano, o tema do evento foi Eric Weil leitor de Hegel. O evento contou com o lançamento da obra Eric Weil: Hegel e nós (2019) organizado por Francisco Valdério (UEMA), Marcelo Perine, Judikael Castelo Branco (UFT) e Evanildo Costeski (UFC). Esse trabalho é o resultado de traduções dos textos que o filósofo escreveu sobre Hegel. As atas desse evento, Éric Weil, lecteur de Hegel, organizadas por Patrice Canivez e Marcelo Perine, estão agendadas para serem publicadas em 2025 pela Septentrion Press Universitaires. O que se apresenta uma perfeita ocasião para fazer o lançamento durante o evento aqui proposto. 

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO

(PROVISÓRIA)

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA COMUNICAÇÃO

FORMATO HÍBRIDO (Uma pessoa pode realizar no máximo duas submissões de trabalho; Uma submissão poderá ter no máximo três autores; O envio do trabalho só poderá ser realizado se todos os autores estiverem inscritos no evento).

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

LOCAL DO EVENTO

Escolha o idioma ● Choose language ● Elige el idioma

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}