Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - Maranhão - Brasil
Com transmissão online
Evento presencial que permite comunicações tanto presenciais quanto a distância (modalidade híbrida).
Acesse o link abaixo para fazer o download do modelo padrão dos slides (em caso de serem usados) para as comunicações on-line e presenciais.
Em 2011, o Prof. Evanildo Costeski organizou na Universidade Federal do Ceará (UFC) o primeiro Colóquio Internacional Éric Weil, cujo tema foi Lógica, moral e política. O evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio daquele ano no auditório Luís Gonzaga, localizado no prédio do Curso de Ciências Sociais da UFC, em Fortaleza/CE – Brasil. As atas do colóquio, organizadas por Odílio Alves Aguiar, Evanildo Costeski, Judikael Castelo Branco e Daniel Benevides Soares, foram publicadas na edição nº 11 da Revista Argumentos (ano 6, nº 11, Fortaleza, jan./jun. 2014), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC.
No ano seguinte, 2012, o Prof. Luís Manoel A. V. Bernardo, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), em colaboração com o Prof. Patrice Canivez (Université de Lille), então presidente do Institut Eric Weil, e o Prof. Evanildo Costeski (UFC), realizou o II Colóquio Internacional Éric Weil, evento de orientação monotemática, ou seja, exclusivamente dedicado ao conceito de retomada (Le reprise, les reprises). Esse conceito central na obra de Weil se destaca como uma das contribuições mais fecundas e originais da filosofia francesa contemporânea, articulando-se com diferentes formações discursivas. Os anais do evento foram organizados pelos mesmos professores que lideraram sua realização e publicados na Cultura - Revista de História e Teoria das Ideias (v. 31, 2013/II Série), vinculada ao Centro de História da Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Em 2014, novamente a cidade de Fortaleza sediou, entre os dias 10 e 12 de setembro, o III Colóquio Internacional Éric Weil, com o tema Violência, educação e globalização. Dessa vez, as atas do evento foram publicadas em formato de livro, na coletânea Violência, Educação e Globalização, organizada por Marcelo Perine (PUC-SP) e Evanildo Costeski (UFC). A obra foi acolhida pelas Edições Loyola, na coleção Humanística (2016), e seu lançamento ocorreu durante o XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), na cidade de Aracaju. Esse evento também marcou a estreia do Grupo de Trabalho Eric Weil e a compreensão do nosso tempo – ANPOF.
Em 2017, foi a vez da cidade de São Luís receber, nas dependências da FAU/UEMA e do Prédio de História/UEMA, o IV Colóquio Internacional Éric Weil, realizado de 8 a 10 de outubro em conjunto com o II Colóquio Internacional de Cultura Francesa, no ano comemorativo da França no Brasil. O tema escolhido para o evento foi Pensamento e História: Foucault, Ricoeur, Weil. A organização esteve a cargo do Prof. Francisco Valdério (UEMA), da Prof.ª Rita de Cássia Oliveira (UFMA) e do Prof. Henrique Borralho (UEMA). Nesta edição o prof. Francisco Valdério (UEMA) é escolhido por seus pares weilianos como coordenador do GT Eric Weil e a compreensão do nosso tempo – ANPOF (2017-2022). Os anais do evento foram novamente publicados em formato de livro, na coletânea Pensamento e História, organizada por Marcelo Perine (PUC-SP), Francisco Valdério (UEMA), Alessandro Francisco (PUC-SP) e Henrique Borralho (UEMA), e publicada pela editora É Realizações (2020). A obra recebeu financiamento da FAPEMA via edital APUB – Sergi Ferretti 16/2018, vencido pelos organizadores do evento na pessoa do prof. Henrique Borralho (UEMA).
Em 2019, a cidade de São Paulo recebe o V Colóquio Internacional Eric Weil, organizado por Marcelo Perine (PUC-SP). O evento acontece nas dependências da PUC-SP entre os dias 15 e 17 de outubro daquele ano, o tema do evento foi Eric Weil leitor de Hegel. O evento contou com o lançamento da obra Eric Weil: Hegel e nós (2019) organizado por Francisco Valdério (UEMA), Marcelo Perine, Judikael Castelo Branco (UFT) e Evanildo Costeski (UFC). Esse trabalho é o resultado de traduções dos textos que o filósofo escreveu sobre Hegel. As atas desse evento, Éric Weil, lecteur de Hegel, organizadas por Patrice Canivez e Marcelo Perine, estão agendadas para serem publicadas em 2025 pela Septentrion Press Universitaires. O que se apresenta uma perfeita ocasião para fazer o lançamento durante o evento aqui proposto.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
FORMATO HÍBRIDO (Uma pessoa pode realizar no máximo duas submissões de trabalho; Uma submissão poderá ter no máximo três autores; O envio do trabalho só poderá ser realizado se todos os autores estiverem inscritos no evento).
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}