O Seminário Internacional Argumentação na Escola foi idealizado, em 2009, pelo Núcleo de Pesquisa em Argumentação (NuPArg), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação da Profa. Selma Leitão. O evento foi pensado como um espaço para o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores de diferentes países dedicados ao estudo da argumentação no contexto escolar. Convidados pelo NupArg, esses especialistas participaram como palestrantes, compartilhando suas experiências e construções teóricas em palestras e debates. Embora, nessa fase inicial, o evento não contemplasse a submissão de trabalhos, concentrando-se exclusivamente em palestras ministradas por pesquisadores nacionais e internacionais especialmente convidados, sua realização representou uma contribuição pioneira para os estudos da argumentação no âmbito da educação no país, fomentando reflexões e diálogos fundamentais para o desenvolvimento da área. Com base na repercussão e na relevância da primeira edição, a segunda edição do evento, em 2011, foi planejada em um formato ampliado, incorporando, além das palestras, a oferta de minicursos, com o objetivo de aprofundar as discussões e proporcionar uma experiência formativa mais abrangente aos participantes. Na terceira edição, em 2013, a programação foi novamente ampliada, passando a incluir também relatos de experiência e simpósio. A cada nova realização do evento, tornava-se mais evidente que seu foco estava na escola, na sala de aula e no professor da educação básica. Assim, a inclusão desses relatos buscou valorizar e dar visibilidade às práticas docentes, promovendo um diálogo ainda mais estreito entre a pesquisa acadêmica e a realidade educacional. Em 2018, o Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura (GPEHCC) soma esforços com o NuPArg para a realização do IV Seminário Internacional e I Congresso Nacional Argumentação na Escola. Nessa edição, o evento passou por uma reformulação mais substancial, ampliando significativamente sua programação, adotando um novo formato que possibilitava a submissão de trabalhos, a fim de compartilhar e discutir resultados de pesquisas e relatos de experiência, objetivando um estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas educativas, investigativas e ao aprofundamento teórico da Argumentação na Escola. Esse novo formato fortaleceu consideravelmente a possibilidade de participação e discussão entre todos os participantes. Em 2020, o evento deixa de ser realizado em virtude da pandemia de covid-19. Mas, em 2025, a Associação Brasileira de Argumentação (ABA) retoma o evento e o insere de volta ao calendário acadêmico como evento itinerante de caráter nacional, com foco na pesquisa, ensino e extensão, privilegiando a parceria com a escola de educação básica. Assim, em 2026, o V Seminário Argumentação na Escola terá lugar na Universidade Federal Fluminense (UFF).