5º Encontro da Biologia Vegetal - EBV (PPGBV 30 anos - Internacionalização, excelência e inovação)

5º Encontro da Biologia Vegetal - EBV (PPGBV 30 anos - Internacionalização, excelência e inovação)

presencial NIATE CB/CCS - Recife - Pernambuco - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Evento online

Oficina de Ilustração Botânica

Sábado, 9 de Dezembro

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

O evento

5º Encontro da Biologia Vegetal - PPGBV 30 anos: Internacionalização, excelência e inovação

O Encontro da Biologia Vegetal é um evento anual, iniciativa de alunos da Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV – da Universidade Federal de Pernambuco, com o apoio de docentes e do Colegiado do Programa. O evento tem como objetivo central divulgar e popularizar o conhecimento gerado pelas linhas de pesquisas que compõem o PPGBV. O evento foi criado em 2016 e vem sendo realizado anualmente, tendo sido suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia. Tem como público-alvo alunos de graduação e recém-formados nas diversas áreas relacionadas à Biologia Vegetal, mostrando as oportunidades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal. 

Este ano o 5º EBV ocorrerá de forma presencial no Centro de Biociências - Universidade Federal de Pernambuco (CB/UFPE) entre os dias 21/11 e 25/11. O tema desse ano é PPGBV - 30 anos: Internacionalização, excelência e inovação. O tema é uma homenagem aos 30 anos do PPGBV que ao longo desse tempo, com muita dedicação, esforço e amor dos alunos e professores, foi obtido conceito CAPES 7 na última avaliação quadrienal (2017-2020). 



Confira o site do PPGBV para mais informações

Acesse nossas redes sociais para acompanhar todas as novidades em tempo real

Instagram | Facebook | Twitter


A planta símbolo

Ameroglossum pernambucense Eb. Fisch., S. Vogel & A. V. Lopeé uma espécie da família Scrophulariaceae. O gênero, endêmico do nordeste do Brasil, apresenta ocorrência restrita ao planalto da Borborema. O exemplar tipo da espécie está depositado no Herbário UFP da UFPE e foi coletado em agosto de 1998, quando o gênero Ameroglossum Eb. Fisch., S. Vogel & A. V. Lopes foi descrito, contendo A. pernambucence como espécie monotípica.


O nome do gênero se refere ao lábio inferior da corola que tem aspecto indiviso, semelhante a uma língua [grego: aµe??? (ameris)= indiviso; não dividido; ???ssa (glossa)= língua] amarela, em meio às demais pétalas, superiores, de cor vermelho-alaranjadas. O epíteto específico naturalmente se refere ao estado de Pernambuco onde o espécime tipo foi coletado pela primeira vez, no município de Brejo da Madre de Deus.


A espécie possui porte arbustivo, com flores tubulosas, nectaríferas, sem cheiro e polinizadas por beija-flores, ocorrendo, preferencialmente, em afloramentos graníticos e brejos de altitude em regiões de transição entre floresta Atlântica e Caatinga, no nordeste do Brasil (PB, PE, AL, SE). Ameroglossum pernambucense é categorizada como em perigo (EP) de extinção devido a pressões antrópicas em seus locais de ocorrência (e.g. extração de rochas, agricultura, pecuária).


Em 2016, uma segunda espécie foi descrita para o gênero e, mais recentemente, outras sete espécies foram descritas, totalizando, atualmente, nove espécies. Estudos moleculares e morfológicos preliminares sugerem que Ameroglossum parece estar relacionado a dois gêneros que anteriormente pertenciam às famílias Gesneriaceae e Scrophulariaceae, mas que agora pertencem à Linderniaceae.

 

Texto: Ariadna Valentina Lopes

[integrou a equipe de autores que descreveu o gênero e a espécie]


Em edição comemorativa, o 5º Encontro da Biologia Vegetal celebra os 30 anos do PPGBV com o tema: PPGBV 30 anos: internacionalização, excelência e inovação. Nesse contexto, a escolha de A. pernambucense como planta símbolo nesta edição, se deu a partir do resgate histórico dos táxons que foram inicialmente publicados, fruto das primeiras colaborações entre professores do PPGBV e parceiros internacionais. Para mais, o nome da planta símbolo homenageia o estado sede do EBV, que anualmente reúne diversos estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas da biologia vegetal do Brasil e do exterior.


Texto: Yuri Couceiro & Sinzinando Albuquerque-Lima



1: Hábito; 2: Flor; e 3: polinizador (beija-flor) visitando flor de Ameroglossum pernambucense. Fotos cedidas pelos Dr. Artur Maia Wanderley e Me. Erton Mendonça de Almeida.  


     

Programação do 5º EBV

*Programação inicial sujeita a mudanças

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes do 5º EBV

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Minicursos do 5º EBV

!!! ATENÇÃO !!! 

Ao preencher o formulário de inscrição, favor colocar seu NOME COMPLETO E SEM ABREVIAÇÕES, pois a maneira que estiver no referido formulário constará no certificado e não poderá ser modificado posteriormente. 



ANTES DE REALIZAR A INSCRIÇÃO EM ALGUM MINICURSO/OFICINA, FIQUE ATENTO! 


>>>>> Tanto os minicursos quanto a oficina ocorrerão no mesmo horário <<<<< 

>>>>>> INSCREVA-SE EM APENAS 01 MINICURSO!  <<<<<< 

>>>>> NÃO será permitido a troca de minicurso <<<<< 


     Caso o minicurso desejado, no ato da inscrição, apareça como "Esgotado" e depois apareça “Vagas disponíveis”, ainda assim não será possível fazer a troca. Isto porque, a pré-inscrição realizada por algum participante ainda não foi confirmada devido a realização do pagamento.

   Em caso de inscrição em mais de um minicurso, será considerado o primeiro no qual a inscrição foi feita e o valor pago nos demais minicursos NÃO SERÁ REEMBOLSADO! 

      Sobre a garantia de reembolso: O evento não oferece reembolso em nenhuma inscrição, caso queira a garantia, é preciso deixar ativado a garantia de reembolso do Even3.

     Por favor, fique atento as informações que nos fornece e digite seu e-mail CORRETAMENTE. É através dele que você receberá a confirmação da sua inscrição. 

     O evento será realizado no Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (CB/UFPE), porém os minicursos serão realizados no NIATE (CB/CCS) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).




<<<<<<<< OPÇÕES DE OFICINA/MINICURSOS >>>>>>>>



OFICINA - Montagem de coleções biológicas com material resinado | Ementa 

O material biológico resinado é uma excelente alternativa, por permitir uma visualização detalhada da morfologia externa dos organismos em três planos: ventral, dorsal e lateral. Neste sentido, o objetivo deste minicurso é a construção de peças para coleções didáticas permanentes, em especial de vegetais em resina que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem em botânica.


Ministrantes:

  • Jéssica Tavares Copino | Lattes
  • Laryssa Gabryelle de Lima Souza | Lattes
  • Anna Cristina Ferreira de Araújo | Lattes



[MINICURSO 1 CANCELADO]

MINICURSO 1 - Acesso negado ao campo: O impacto da pandemia na conservação da biodiversidade e na exploração de bancos de dados online | Ementa

O minicurso tem a finalidade de explorar bancos de dados biológicos e ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), demonstrando de que forma a utilização delas auxiliam na conservação e na redução de impactos futuros da biodiversidade brasileira.


Ministrantes:

  • Kerolayne Emilly da Silva | Lattes 
  • Ma. Silmara Cecília Nepomuceno | Lattes 
  • Ma. Swami Costa Leitão | Lattes



MINISTRADO DE FORMA REMOTA

MINICURSO 2 - A importância da fenologia na conservação de espécies vegetais nos diferentes domínios fitogeográficos do Brasil | Ementa 

O minicurso tem como objetivo apresentar a importância dos estudos fenológicos para a compreensão da dinâmica dos ecossistemas florestais, reprodução das plantas, sua regeneração e conservação.


Ministrantes: 

  • Me. Alexsandro Bezerra da Silva | Lattes 
  • Me. Adelly Cardoso de Araujo Fagundes | Lattes 
  • Maria Thereza Dantas Gomes | Lattes 



                                        

MINICURSO 3 - Análise de dados para a compreensão de sistemas socioecológicos em R | Ementa

Este minicurso, tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender os principais conceitos da análise de dados (Data Science) aplicados à pesquisa etnobotânica. Assim, como as principais técnicas utilizadas para coleta de dados, diretrizes para a transcrição, codificação, categorização e análise estatística dos dados coletados em campo com auxílio do software R.


Ministrantes:

  • Me. Jhonatan Rafael Zárate Salazar | Lattes 
  • Ma. Mirela Natália Santos | Lattes



MINICURSO 4 - Anatomia Vegetal: do campo ao laboratório | Ementa

O objetivo principal deste minicurso é propor aos participantes um conhecimento sobre as técnicas básicas para o estudo da anatomia foliar, proporcionando a imersão no laboratório e a oportunidade de realizar cortes e análises anatômicas sobre a organização estrutural dos tecidos vegetais e sua importância para compreensão de evidencias fisiológicas, adaptativas e taxonômica das espécies.


Ministrantes:



                                          

MINICURSO 5 - Do campo ao herbário: técnicas de coleta e herborização de espécies vegetais | Ementa

Neste minicurso será abordada a importância de realizar de forma adequada a coleta, o processamento e a herborização das amostras vegetais para a pesquisa de taxonomia e florística.


Ministrantes:

  • Karen Yuliana Suarez Contento | Lattes 
  • Vitória Raquel da Silva Lima | Lattes 
  • Tiago Ferreira da Silva Oliveira | Lattes




MINICURSO 6 - Ecologia de campo em agrofloresta | Ementa

Os objetivos deste minicurso é apontar as possibilidades de produção científica em agrofloresta; aprofundar o conhecimento sobre os processos ecológicos em agrossistemas. Assim como, estimular os alunos a questionar e buscar soluções para questões ambientais, formalizando em produto científico, como produções acadêmicas.


Ministrantes:

  • Ma. Isabelle Holanda | Lattes 
  • Profa. Samarina Fernandes de Oliveira | Lattes 
  • Mirella Ribeiro| Lattes




MINICURSO 7 - Entre formas e cores: mecanismos de atratividade floral | Ementa

O presente minicurso busca, por meio de momentos teóricos e práticos, a demonstração de diferentes morfologias florais, suas diferentes formas de interação com seus polinizadores e seus respectivos mecanismos atrativos facilitadores.


Ministrantes:




MINICURSO 8 - Ferramentas aplicadas à Taxonomia Vegetal: produção de mapas de distribuição | Ementa

O minicurso tem como objetivo ensinar e passar para os alunos técnicas para a confeção de mapas de distribuição de espécies, desde a preparação dos dados até os detalhes finais, utilizando o software QGIS.


Ministrantes:

  • Ma. Joésili Cristina Pereira de Oliveira | Lattes




MINICURSO 9 - Fundamentos da Ecofisiologia: princípios e aplicações de métodos de avaliação em plantas | Ementa

O conhecimento básico fornecido por este minicurso visa despertar o interesse de estudantes para pesquisas relacionadas a essa temática, além de capacitá-los para uso de equipamentos úteis e eficazes para fins de análises funcionais das plantas.


Ministrantes:

  • Wanessa Silva de Carvalho | Lattes 
  • Ma. Maria Jucicléa dos Santos Medeiros | Lattes 
  • Ma. Adglecianne de Sousa Melo | Lattes




MINICURSO 10 - Identificação de plantas na atualidade | Ementa

O minicurso tem como objetivo apresentar métodos de identificação de plantas na prática para estudantes, curiosos e profissionais que desejam atuar em áreas que envolvam o conhecimento botânico, especialmente da área ambiental.


Ministrantes:

  • Me. José Vagner Rebouças Filho | Lattes 
  • Ma. Hamanda Brandão Pinheiro | Lattes




MINICURSO 11 - Introdução à botânica aplicada ao paisagismo | Ementa

Neste minicurso será abordado os princípios que envolvem o uso de plantas nativas no desenvolvimento e proposição de espaços livres (micro e macro), buscando conhecer os tipos de vegetação adequadas para os variados projetos paisagísticos.


Ministrantes:

  • Me. Yeison Jaroc Lombo Sanchez | Lattes 
  • Ma. Letícia Pereira dos Santos | Lattes 
  • Ma. Sandra Razana Silva do Monte | Lattes



MINICURSO 12 - Introdução a nomenclatura de Algas, Fungos e Plantas - The Shenzhen Code | Ementa

Esse minicurso visa inicialmente fornecer uma introdução a nomenclatura de algas, fungos e plantas, para que os participantes tenham uma noção de como funciona e quais são as regras para nomenclatura, a partir do código de Shenzhen/2018.


Ministrantes:

  • Me. William Matzenauer | Lattes



MINICURSO 13 - Plantas medicinais: do uso popular a pesquisa científica | Ementa

O minicurso tem como objetivo apresentar aos participantes (estudantes, profissionais e demais interessados) a importância histórica do uso popular das plantas medicinais e os aspectos científicos que envolvem esta temática.


Ministrantes:

  • Me. José Jailson Lima Bezerra | Lattes



MINICURSO 14 - Polimorfismos florais e sua aplicabilidade, através da montagem de jogos didáticos em sala de aula | Ementa

Neste minicurso será abordado o conhecimento teórico da importância da diversidade de abelhas no contexto dos polimorfismos florais e aplicação nas escolas, através da montagem de jogos didáticos.


Ministrantes:

  • Ma. Luciana Soares Lima | Lattes 
  • Ma. Thatiany Teixeira Bezerra | Lattes

Submissões de trabalhos

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para submissão de resumos simples

* Resumos simples serão apresentados no formato pôster



NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES



NOTA (01/11/22): É importante ressaltar que os resumos expandidos são apenas para alunos de graduação que irão apresentar seus trabalhos de forma oral e concorrer ao Prêmio Isabel Cristina. Caso hajam muitos resumos submetidos, serão selecionados 10 de acordo com as diretrizes do edital do prêmio e apenas os que não forem selecionados serão apresentados no formato de pôster. 

Para apresentar trabalhos no formato pôster, os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo simples, também de acordo com as diretrizes presentes no site. Tanto para alunos de graduação como de pós-graduação.

Ficamos a disposição para mais esclarecimentos.



  • No momento da submissão do resumo pelo menos um dos autores do estudo deverá estar com a inscrição paga e confirmada no evento;
  • Os resumos poderão ter até CINCO autores;
  • Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster;
  • Cada inscrição dará direito à submissão de 1 (um) resumo;
  • Não serão aceitos resumos sem resultados (apenas em forma de projetos);
  • O resumo deverá ser enquadrado em uma das áreas a seguir:

    1. Botânica Aplicada e Etnobotânica
    2. Ecologia de Populações e Comunidades
    3. Ensino de Botânica
    4. Fisiologia e Anatomia
    5. Genética, Citogenética e Citotaxonomia
    6. Taxonomia e Filogenia Molecular

ATENÇÃO: *


QUEM JÁ SUBMETEU O RESUMO, DESCONSIDERAR ESSE AVISO


Por questões de logística, os resumos a partir de agora (02/11/2022 às 09:00h) até dia 08/11/2022 às 23:59h serão recebidos através do e-mail ebvufpe.cientifico@gmail.com


Os documentos a serem enviados serão de acordo com as diretrizes deste edital:


Assunto do e-mail: Resumo simples


1) Número de inscrição

2) Área temática (Botânica Aplicada e Etnobotânica; Ecologia de Populações e Comunidades; Ensino de Botânica; Fisiologia e Anatomia;

Genética, Citogenética e Citotaxonomia; Taxonomia e Filogenia Molecular.)

3) Título

4) Resumo simples identificado (.doc) (Ex. SILVA, Leila – Resumo Simples)

5) Resumo simples não identificado (.doc) (Ex. Resumo Simples)

6) Autores

7) Apresentador



OBS: O arquivo sem identificação não pode conter qualquer texto que identifique o autor (deixar no arquivo apenas título, resumo e palavras-chave).




INSCRIÇÕES

Data limite: até as 23h59 de 08/11/2022*

*Retificado em 02/11/22





INSTRUÇÕES PARA O RESUMO SIMPLES 



O resumo a ser submetido deverá seguir o padrão do documento abaixo

Modelo de resumo simples



TÍTULO


  • Verificar se seu título se adequa com o trabalho.

  • Máximo de 20 palavras.

  • Fonte: Franklin Gothic Demi, tamanho 15, centralizado em letras maiúsculas e negrito.


AUTORES E AFILIAÇÃO


        Primeiro nome Sobrenome1*, Primeiro nome Sobrenome 2 e Primeiro nome Sobrenome3 (Fonte: Rockwell, tamanho 11)


          1- Universidade xxx. (fonte Rockwell, tamanho 8)

          2- Universidade xxx.

           

          *autor@ong.org

           

          ATENÇÃO: O nome do autor responsável pela apresentação deverá ser sublinhado.



          RESUMO


          • Parágrafo único com até 350 palavras, fonte Rockwell e tamanho 11. O conteúdo do resumo deve incluir uma breve introdução, o objetivo do estudo, os resultados encontrados, discussão e conclusão. Não incluir citações, referências bibliográficas, tabelas e figuras.

          • Não entram nessa contagem de palavras o título, nome, e-mail e instituição de afiliação dos respectivos autores.

          • Os resumos deverão ser salvos em formato (.doc) ou (.docx). O Arquivo deve estar nomeado: Ultimo nome do autor em caixa alta, primeiro nome do autor - Resumo simples (Ex. SILVA, Leila – Resumo Simples).


          Palavras-chave: Até cinco (5), em ordem alfabética e separadas por vírgula (,), (fonte Rockwell, tamanho 8).


          Lembre-se que a submissão só é válida se você já estiver inscrito no evento.





          DIRETRIZES PARA PÔSTER


          • Dimensões: 80 cm de largura x 100 cm de altura
          • Design: O design do pôster é livre, porém deve seguir a sequência exposta no resumo submetido: introdução, o objetivo do estudo, os resultados encontrados, discussão e conclusão, referências e agradecimentos (opcional). Pode-se incluir: esquemas, figuras, tabelas e etc.
          • Sugestão de tamanho de fonte: Para o título, tamanho 60, centralizado em caixa alta, para o texto no mínimo tamanho 36 a 40 para ser lido a uma distância de 2 metros?

          ATENÇÃO: A logo do 5º EBV e a logo de comemoração dos 30 anos do PPGBV. deverá estar presente no pôster


          Normas para submissão de resumos expandido

          * Resumos expandidos serão apresentados no formato oral (os que não forem selecionados, serão apresentados no formato de pôster)



          NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDO


          PRÊMIO ISABEL CRISTINA



          A Comissão do 5º Encontro da Biologia Vegetal (5° EBV-UFPE) irá premiar o melhor trabalho de pesquisa realizado e apresentado de forma oral por um estudante de graduação, com o intuito de continuar a incentivar a pesquisa científica na área.


          O estudante candidato deverá requerer sua inscrição ao Prêmio Isabel Cristina, com carta de autorização assinada pelo orientador e estudante de graduação (primeiro autor), mediante as instruções do seguinte modelo: modelo de carta de anuência  




          INSCRIÇÕES

          Data limite: até as 23h59 de 08/11/22*

          *Retificado em 02/11/22





          INSTRUÇÕES PARA O RESUMO EXPANDIDO 



          NOTA (01/11/22): É importante ressaltar que os resumos expandidos são apenas para alunos de graduação que irão apresentar seus trabalhos de forma oral e concorrer ao Prêmio Isabel Cristina. Caso hajam muitos resumos submetidos, serão selecionados 10 de acordo com as diretrizes do edital do prêmio e apenas os que não forem selecionados serão apresentados no formato de pôster. 

          Para apresentar trabalhos no formato pôster, os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo simples, também de acordo com as diretrizes presentes no site. Tanto para alunos de graduação como de pós-graduação.

          Ficamos a disposição para mais esclarecimentos.


          • Serão selecionados ao todo 10 trabalhos para concorrer ao prêmio Isabel Cristina;

          • O trabalho pode ter até 5 autores: o primeiro autor deve ser o estudante de graduação e o último autor o seu orientador;

          • O estudante (primeiro autor) concorrente deve, obrigatoriamente, estar inscrito no 5º Encontro da Biologia Vegetal;

          • O trabalho deve obrigatoriamente se enquadrar em pelo menos uma das seguintes áreas temáticas: Botânica Aplicada e Etnobotânica, Ecologia de Populações e Comunidades, Ensino de Botânica, Fisiologia e Anatomia, Genética, Citogenética e Citotaxonomia, Taxonomia e Filogenia Molecular;

          • O trabalho inscrito ao prêmio deve ser um trabalho original, conter resultados, e não ter sido apresentado em eventos e/ou publicado anteriormente no formato de artigo;

          • O trabalho inscrito deverá seguir as normas editoriais do modelo de resumo expandido*, (*modelo retificado em 24/10/22) com conteúdo em português, e ter no mínimo três e no máximo cinco laudas, incluindo figuras e referências;

          • O Candidato ao prêmio deverá submeter o resumo do seu trabalho ao 5° Encontro da Biologia Vegetal seguindo as diretrizes do evento e informar a condição de concorrente ao Prêmio Isabel Cristina;

          • A inscrição ao Prêmio Isabel Cristina deve ser realizada pelo estudante candidato mediante o envio dos seguintes documentos eletrônicos (em arquivo DocX) pelo email ebvufpe.cientifico@gmail.com




          DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO


          ATENÇÃO: *


          QUEM JÁ SUBMETEU O RESUMO, DESCONSIDERAR ESSE AVISO


          Por questões de logística, os resumos a partir de agora (02/11/2022 às 09:00h) até dia 08/11/2022 às 23:59h serão recebidos através do e-mail ebvufpe.cientifico@gmail.com


          Os documentos a serem enviados serão de acordo com as diretrizes deste edital:


          Assunto do e-mail: Resumo expandido


          1) Número de inscrição

          2) Área temática (Botânica Aplicada e Etnobotânica; Ecologia de Populações e Comunidades; Ensino de Botânica; Fisiologia e Anatomia;

          Genética, Citogenética e Citotaxonomia; Taxonomia e Filogenia Molecular.)

          3) Título

          4) Resumo simples identificado (.doc) (Ex. SILVA, Leila – Resumo expandido)

          5) Resumo simples não identificado (.doc) (Ex. Resumo expandido)

          6) Autores

          7) Apresentador

          8) Comprovante de matrícula e carta de anuência (.pdf)



          OBS: O arquivo sem identificação não pode conter qualquer texto que identifique o autor (deixar no arquivo apenas título, resumo e palavras-chave).


          *Retificado em 02/11/22



          DOCUMENTAÇÃO:

          • Comprovante de matrícula do estudante de graduação (primeiro autor) emitido por órgão oficial; e carta de anuência assinada pelo orientador (em um mesmo arquivo);

          • Os documentos devem estar em um único pdf e nomeado no seguinte formato: “SILVA,Leila_comprovante_anuencia”

          • O arquivo do resumo expandido submetido ao 5° EBV, enquadrado nas normas do Prêmio Isabel Cristina deve estar nomeado: “SILVA,Leila_resumoexpandido”





          CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO (APRESENTAÇÃO ORAL)


          • Trabalho alinhado à pelo menos uma das seis áreas temáticas do evento; (1,0)

          • Objetividade, clareza e organização; (1,0)
          • Resultados em consonância com metodologia utilizada; (1,0)
          • Resultados bem discutidos; (1,0)

          • Conclusão pertinente ao tema que foi investigado; (0,5)

          • Referências atualizadas e/ou pertinentes ao tema; (0,5)





          OBSERVAÇÕES


          • As inscrições com documentação incompleta não serão aceitas, assim como não serão aceitos documentos enviados após o prazo de encerramento da submissão dos resumos no 5° EBV; 

          • As inscrições ao Prêmio Isabel Cristina serão homologadas pela Comissão Científica do 5º EBV após o término do prazo para submissão dos resumos, e comunicadas aos candidatos inscritos por e-mail. em até sete dias;

          • Os resumos aprovados, mas que não forem selecionados para concorrer ao prêmio poderão ser apresentados na forma de Pôster, e constarão nos anais do 5º EBV na modalidade de resumo expandido

          • Os trabalhos selecionados pela Comissão Científica serão apresentados no formato oral, durante o 5º Encontro da Biologia Vegetal;

          • O tempo de apresentação para cada estudante candidato será de no máximo 10 minutos, seguidos de 5 minutos de discussão;

          • O arquivo digital, com a apresentação oral, deverá ser enviado em até o primeiro dia do evento (21 de novembro de 2022) por e-mail (ebvufpe.cientifico@gmail.com). O arquivo deve estar com o título de acordo com o modelo: “SILVA,Leila_apresentação” e o título do e-mail deverá seguir o modelo: Apresentação Leila Silva. Caso haja alguma alteração simples, a apresentação poderá ser entregue a Comissão de mídia, 30 minutos antes do início da sessão de apresentações;

          • Não há restrições para o design da apresentação, porém deve conter em pelo menos 1 slide a logo do 5º EBV e a logo de comemoração dos 30 anos do PPGBV.

          • Após a apresentação oral dos trabalhos, os candidatos receberão um Certificado de Participação na seleção ao Prêmio Isabel Cristina.


          Concurso de fotografia

          Biologia Vegetal em foco



          INSTRUÇÕES PARA O CONCURSO E EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS
          "BIOLOGIA VEGETAL EM FOCO?"

          A Comissão Organizadora do 5º Encontro da Biologia Vegetal tem o prazer de divulgar o convite para participar do Concurso e Exposição de Fotografias: “Biologia Vegetal em foco” a se realizar durante este evento, no Centro de Biociências - UFPE, de 21 a 25 de novembro de 2022, em Recife, Pernambuco. 

          O concurso de fotografia será dividido em três etapas:  

          1) Seleção preliminar,  

          2) Exposição e  

          3) Premiação

          1 – SELEÇÃO PRELIMINAR 

          1.1 Nesta etapa o participante do 5º Encontro da Biologia Vegetal (5ºEBV) poderá submeter até 02 (duas) fotografias originais e de sua autoria para o e-mail: ebvufpe@gmail.com 

          1.2 As fotografias devem ser relacionadas com o tema de Biologia Vegetal e áreas afinsFOTOGRAFIAS SEM QUALQUER RELAÇÃO COM O TEMA NÃO SERÃO AVALIADAS. 

          1.3 As inscrições serão aceitas até às 12h do dia 20/11/2022.  

          1.4 O assunto do e-mail dever ser “CONCURSO DE FOTOGRAFIA 5º EBV” 

          1.5 As fotos devem ser anexadas como arquivo JPG, resolução mínima de 300dpi e o tamanho da imagem deve ser 21×30 cm. Os arquivos devem ser nomeados com o sobrenome do autor, suas iniciais e a numeração da foto (ex: MeloAD_foto1). IMAGENS FORA DOS PADRÕES NÃO SERÃO AVALIADAS. 

          1.6 No corpo do e-mail devem constar a identificação do autor e seu número de inscrição no evento. 

          1.7 Para cada foto, informar: título, nome do arquivo anexado, nome da(s) espécie(s) retratada(s) e técnica utilizada (câmera comum, microscopia de luz, eletrônica, fluorescência, confocal, etc). 

          Exemplo:  

          Título: Flor Azul  

          Arquivo: MeloAD_foto1  

          Espécie retratada: Thunbergia grandiflora Roxb. 

          Técnica: Fotografia com câmera comum 

          1.8 Nesta etapa as 15 melhores fotos serão selecionadas por um júri técnico anônimo e passarão para a etapa seguinte.

          1.9 Os selecionados serão informados via e-mail até às 12h do dia 20/11/2022. 

          1.10 Não serão aceitos pedidos de submissão de fotos no Concurso de pessoas que não estejam devidamente inscritas no 5° Encontro da Biologia Vegetal. 

          2 – EXPOSIÇÃO 

          2.1 Os autores das 15 melhores fotos (Seleção preliminar) receberão um e-mail comunicando quais fotos foram selecionadas. 

          2.2 Os participantes selecionados devem apresentar-se no momento do credenciamento com suas fotos impressas em papel fotográfico de qualidade. O tamanho das fotografias deverá ser de 20x25 cm

          FOTOGRAFIAS FORA DOS PADRÕES NÃO SERÃO EXPOSTAS.  

          2.3 As fotografias serão expostas no local do evento e também no feed do Instagram (@5ebv.ufpe) entre os dias 22/11/22 e 25/11/22 até 14:00h.

          2.4 Cada participante inscrito no evento receberá uma cédula para votação e durante o período de exposição uma urna lacrada estará disponível para que as cédulas sejam depositadas. 

          2.5 A fotografia mais votada será premiada durante a cerimônia de encerramento do 5º EBV. 

          2.6 Ao fim da exposição os participantes devem apresentar-se para retirada de suas fotografias.

          2.7 Fotografias não retiradas ficarão aos cuidados da comissão organizadora do evento pelo período de 15 dias, e após esse prazo serão descartadas.

          2.8 Serão fornecidos certificados de participação para aqueles que expuseram as fotografias durante o 5º EBV. 

          3 – PREMIAÇÃO 

          3.1 O vencedor ganhará certificado de premiação de Concurso e Exposição de Fotografias: Biologia Vegetal em Foco. 

          3.2 A premiação ocorrerá durante a cerimônia de encerramento do 5ºEBV.

          3.3 Não há cobertura de seguro de nenhum tipo para as fotografias expostas.

          3.4 Será permitida a venda de originais ou mesmo das reproduções expostas, devendo essa transação ser feita entre as partes interessadas, sem a participação da Organização do evento.

          3.5 Os participantes que enviarem as fotos para participar do concurso automaticamente declaram-se cientes e autorizam a divulgação das imagens nos meios digitais do evento (instagram e facebook), com os devidos créditos sendo fornecidos pela comissão organizadora do evento. 

          3.6 Quaisquer informações, entrar em contato através do e-mail ebvufpe@gmail.com, com assunto DÚVIDA FOTOGRAFIA.


          Temos uma novidade para quem se inscreveu para o concurso de fotografia "Biologia vegetal em foco"! O vencedor além de receber um certificado também pode ganhar uma tatuagem! Então para quem está concorrendo, se liga nas novas regras:


          1. O  ganhador (1° lugar) do concurso será premiado com 1 tatuagem de até 8 cm , em blackwork e desenho simples, arte autoral e temática botânica/natureza (a ser feita no prazo acordado entre o tatuador e o premiado).
          2. O inscrito deve seguir o Instagram do 5º EBV (@5ebv.ufpe) e da tatuadora (@bellatrix.ink).
          3. A votação será feita presencialmente e apenas inscritos no 5º EBV poderão votar. As fotos estarão expostas durante todo o evento e cada inscrito receberá uma cédula (1 cédula por CPF) para votação anônima.
          4. A foto ganhadora será anunciada no encerramento do 5º EBV, dia 25/11/22.
          5. Caso o ganhador não queira fazer a tatuagem, poderá ser repassada para uma única pessoa participante ou não do 5º EBV.

          Boa sorte a todos!

          Inscreva-se no 5º EBV

          {{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
          {{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

          {{item.titulo}}

          {{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

          {{item.descricao}}
          {{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
          {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

          {{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

          {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
          {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
          {{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
          Calendar

          {{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

          Inscreva-se no 5º EBV

          NOVAS INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES


          Por questões de logística, as inscrições serão feitas a partir de agora (14/11/22) até 20/11/22 (ou até acabarem as vagas) através do e-mail ebvufpe@gmail.com da seguinte forma:


          QUANTIDADE DE VAGAS:

          Serão oferecidas 10 vagas a partir de 14/11/22 até 20/11/22 ou até acabarem.


          VALORES:

          O valor da inscrição será o mesmo do 3º lote: 

          Sem minicurso: R$40,00

          Com minicurso: R$45,00. 

          O pagamento será feito através da chave pix ebvufpe@gmail.com (Nome de: Ana Carolina Sabino de Oliveira)


          INSCRIÇÃO:

          Para se inscrever será necessário enviar um e-mail para ebvufpe@gmail.com com os seguintes dados:

          • Assunto do e-mail: Inscrição 5EBV
          • Informar no corpo do e-mail:
          1. Nome completo
          2. E-mail 
          3. Inscrição com ou sem minicurso
          4. Minicurso que deseja se inscrever (caso queira com minicurso)
          5. Instituição de ensino
          6. Comprovante de pagamento



          AGRADECEMOS A COMPREENSÃO E AGUARDAMOS AS INSCRIÇÕES


          Local do Evento

          Av. Reitor Joaquim Amazonas, 570 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901

          Comissão organizadora do 5º EBV

          NÚCLEO GESTOR

          Ma. Carolina Sabino | Lattes 

          Deibson  Belo | Lattes 

          Ma. Isadora Schulze | Lattes 

          Me. Sinzinando Albuquerque | Lattes 

          Yuri Couceiro | Lattes 

          Prof Dr. Rafael Louzada | Lattes 

          Prof. Dr. Ulysses Albuquerque | Lattes 



          COMISSÃO GERAL

          Alessandro Pereira | Lattes 

          Amanda Bezerra | Lattes 

          Anna Cristina Araújo | Lattes 

          Emanuel Sousa | Lattes 

          Ma. Isabella Johanes | Lattes 

          Izabel Paiva | Lattes 

          Joana Sherylyn | Lattes 

          Ma. Karine Costa | Lattes 

          Larissa Maia | Lattes 

          Marcela Albuquerque | Lattes 

          Mikael Castro | Lattes 

          Sabrina Silva | Lattes 

          Vitória Dias | Lattes 

          Me. Yeison Sanchez | Lattes 



          Traduza a página do 5º EBV

          {{viewModel.evento.titulo}}

          {{viewModel.evento.responsavelEvento}}