Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Acontecerá uma Pré-abertura de 22 a 24 de outubro de 2018, em Salvador, cuja sede será a Universidade Estadual da Bahia UNEB .
Mediante essas duas etapas do evento, se ampliará e favorecerá a participação do público de diferentes regiões do país.
A organização de um evento deste porte exige a participação de várias Instituições de Educação Superior IES . Esta edição será organizada pelas universidades que já sediaram os encontros anteriores: Universidade do Estado da Bahia UNEB , realizadora das duas primeiras edições; Universidade Federal de Santa Catarina UFSC , através do seu Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos EPEJA , do Programa de Educação Tutorial PET/Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSC ; Universidade de Minho, Portugal UNIMINHO e IES parceiras: Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC , Instituto Federal de Santa Catarina IFSC e Universidade da Fronteira Sul Campus Erechim . A estas se somarão outras quatro IES do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS ; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS , ambas com Programa de Pós-graduação em Educação consolidados, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS .
Ainda, o 5° ALFAeEJA 2018 contará com a parceria do Fórum Estadual de EJA do Rio Grande do Sul, FORUM EJA-RS- integrado por representantes de vários segmentos: gestores, professores e alunos das Redes de Ensino; Movimentos Sociais; Associações e Sindicatos de professores; ONGs. Garante-se assim a participação de um público alvo vinculado à identidade e diversidade de instituições, grupos e coletivos que tradicionalmente integraram e integram o campo da EJA.
Diante do atual contexto de demandas pela melhoria da qualidade da educação e da importância internacionalmente reconhecida da produção de pesquisas em Educação, este evento reveste-se da maior importância ao escolher como tema central: “A EJA EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS E LUTAS: A GARANTIA DO S DIREITOS À EDUCAÇÃO”.
Este encontro internacional se constitui em um lócus privilegiado de conferências, debates e apresentações de trabalhos sobre os temas que abrange, cuja abordagem resulta urgente e necessária na atual conjuntura.
O 5º ALFAeEJA 2018 se beneficiará com as contribuições de pesquisadores de destacado reconhecimento internacional, que participarão como conferencistas ou palestrantes convidados. Trata-se de pesquisadores nacionais especializados em temas de EJA de prestigiosas universidades do país e de pesquisadores estrangeiros, da Argentina e Portugal.
Nesta edição 2018, avançará na consolidação de uma Rede Internacional de Pesquisa em temas de EJA BRASILUEJA e na criação da Revista Internacional em Educação de Jovens e Adultos-RIEJA dedicada a seus temas.
Também será um âmbito de debate, intercâmbio de ideias e articulações interinstitucionais, que promoverá a participação dos diferentes setores atuantes na EJA e fortalecerá a relação entre as IES e as outras instituições envolvidas, com impacto na comunidade em geral e nas Redes de Ensino Pública e Privada em particular. Este importante evento será estratégico para aprofundar e consolidar os vínculos existentes entre a Educação Superior e a Educação Básica.
Com base nas produções dos pesquisadores conferencistas e palestrantes, nacionais e estrangeiros e no conjunto de trabalhos apresentados pelos participantes acrescentará publicações de artigos e livros. Dessa forma, o 5º ALFAeEJA 2018 resultará em um importante número de publicações de qualidade e excelência para um campo que ainda necessita fortalecer e ampliar a produção e divulgação de conhecimentos especializados sobre os temas que abrange.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO FINAL DO EVENTO:
12 A 14 DE NOVEMBRO DE 2018 - PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO -FACED E REITORIA Endereço: Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre |
|
PROGRAMAÇÃO FINAL |
|
Segunda-feira, 12 de novembro de 2018 |
|
8h00 Local: Salão de Atos da UFRGS |
Abertura do Credenciamento |
8h30 Local: Salão de Atos da UFRGS |
Sessão de Abertura com autoridades presentes (representantes das instituições organizadoras e convidados) Momento cultural |
9h00 - 11h30 Local: Salão de Atos da UFRGS |
Mesa de Abertura: A EJA EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS E LUTAS. Dra. Sônia Maria Rummert (UFF) e Dra. Carmen de Jesus Dores Cavaco (Universidade de Lisboa, Portugal).
Coordenação: Prof. Dr. Marcos Villela Pereira (PUCRS) e Dra. Patrícia Lessa Santos (UNEB) |
11h30 |
Intervalo almoço |
13h00 – 14h30 Locais: consultar distribuição dos trabalhos |
Sessões de comunicações paralelas das apresentações de trabalhos |
14h35 - 16h35 Local: Salão de Atos da UFRGS |
Mesa 1: FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS As especificidades da Educação de Jovens e Adultos como indicadores de saberes necessários à formação do educador de jovens e adultos. Dr. Leôncio José Gomes Soares (UFMG) As Pesquisas sobre Formação na EJA - Dra. Tânia Regina Dantas (MPEJA/UNEB) As Pesquisas sobre Docência na EJA – Dr. José Jackson Reis dos Santos (UESB).
Coordenação: Dra. Maria Clara Bueno Fischer (UFRGS) |
16h35 |
Intervalo |
16h40 - 19h Local: Salão de Atos da UFRGS |
Mesa 2: SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIVERSIDADES. A EJA em espaços de privação de liberdade. Dra. Elenice Maria Cammarosano Onofre (UFSCAR) Os sujeitos da EJA do Campo- Dra. Edite Maria da Silva de Faria (UNEB) A EJA e a situação dos imigrantes no Brasil - Dra. Jaqueline da Rosa Cunha (IFRS) O cenário da Educação de Adultos na África subsaariana: política de descentralização e educação não formal- Drª. Stéphanie Gasse (Université de Rouen - Normandie, France)
Coordenação: Dra. Denise Maria Comerlato (UFRGS) |
19h15 Local: Salão de Atos 2 da UFRGS Local: Salão de Atos da UFRGS |
A REDE DE PESQUISA BRASILLUEJA - Dr. Antonio Amorim (MPEJA/UNEB) Apresentação da Revista Internacional em Educação de Jovens e Adultos-RIEJA -Coordenação: Dra. Tânia Regina Dantas (MPEJA/UNEB). |
19h30 Local: Salão de Atos da UFRGS |
Lançamento de livros |
Terça-feira, 13 de novembro de 2018 |
|
8h30 - 10h00 Local: consultar distribuição dos trabalhos |
Sessões de comunicações paralelas das apresentações de trabalhos. |
10h00 - 12h00 Locais: Sala 102 da FACED |
Mesa 3. O CURRÍCULO E A EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS O PROEJA e a questão indígena - Drª. Simone Valdete dos Santos (UFRGS) e Msc,Juliana Mulling (IFRS) O currículo e as TICs na EJA: o estado das pesquisas – Drª. Maria da Conceição Alves Ferreira (UNEB) Currículo e práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos - Drª. Ana Paula Silva da Conceição (UNEB)
Coordenação: Prof. Dr. Odilon Antônio Stramare (UERGS) |
12h00 |
Intervalo |
13h30 às 15h30 Local: Sala 102 da FACED |
MESA 4 - GESTÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INOVAÇÃO DA EJA Gestão e Inovação da Escola Pública da EJA - Dr. Antônio Amorim (UNEB) Políticas Púbicas e Gestão na EJA - Drª. Gilvanice Barbosa da Silva Musial (UFBA) Gestão Educacional na EJA EPT - Drª. Patrícia Lessa Santos (UNEB)
Coordenação: Profa. Drª. Edla Eggert (PUC/RS) |
15h30-15h45 |
Intervalo |
15h45-17h50 Local: Sala 102 da FACED |
Mesa 5: 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Drª. Conceição Paludo (UFRGS), Dr.Danilo Romeu Streck (UNISINOS) e Drª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)
Coordenação: Prof. Dr. Valdo Barcelos (UFSM) |
Quarta-Feira, 14 De Novembro De 2018 |
|
8h30 as 10h20 Local: Sala 605 da FACED |
Mesa 6: A EJA E AS UNIVERSIDADES A EJA e a Universidade: Espaços Distantes? Dra. Mónica de la Fare (PPGEdu/PUCRS). Docência e EJA nas IES públicas do Rio Grande do Sul - Dra. Sita Mara Lopes Sant'Anna (UERGS). EJA, ações afirmativas e as universidades - Dra. Carla Liane Nascimento dos Santos (UNEB)
Coordenação: Prof Dr. Júlio Xandro Hech - Reitor do IFRS |
10h30 às 13h Local: Sala 605 da FACED |
Mesa de Encerramento. PERSPECTIVAS DE LUTAS PARA A EJA Políticas de EJA e o contexto atual. Jaqueline Pereira Ventura (UFF). Pesquisas da EJA no Brasil: lutas e resistências - Dra. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (UFSC) La política de Educación de Jóvenes y Adultos en Argentina - Esther Levy (UBA, Argentina)
Coordenação: Dra. Jaqueline da Rosa Cunha (IFRS) Encerramento com representantes das instituições organizadoras e Momento Cultural |
ANAIS DO V ALFAEEJA DE PORTO ALEGRE ESTÃO DISPONÍVEIS EM:
https://drive.google.com/open?id=1DivtXpPZUrY3QoSjx4X0rtqfkebfJ-Y0
PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
Atenção: Todos os trabalhos científicos e pôsteres serão apresentados oralmente. Poderão ser usados slides, ou outras formas de registro (entrega de folders, uso do pôster, etc.) Para as apresentações cada TRABALHO CIENTÍFICO haverá o tempo de 15 minutos e para os PÔSTERES de 5 a 10 minutos, dependendo do número de trabalhos por eixo. Após a apresentação dos trabalhos haverá 15 a 20 minutos de debates. |
Eixo 1: CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
||
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 Local: SALÃO DE ATOS - Coordenação: Érica Alves |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
1. |
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO NA EJA: COMPONENTE CURRICULAR QUE PROMOVE AUTORIA E AMPLIA CONHECIMENTOS |
Juçara Benvenuti |
2. |
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A LEITURA DA PALAVRA PELA LEITURA DE MUNDO |
Adriana Salete Loss |
3. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIREITOS, CONCEPÇÕES E SENTIDOS |
José Carlos Lima |
4. |
QUAL A MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS? |
Erica Valeria Alves |
|
PÔSTERES |
|
5. |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Cenira Rosa Cechin Skorek Adriana Regina Sanceverino |
6. |
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA, O QUE PENSAM OS PROFESSORES? DIFERENTES PERSPECTIVAS PARA O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EJA |
Priscila dos Anjos Moraes Jupter Martins de Abreu Júnior |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALÃO DE ATOS 2 |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
7. |
CURRÍCULO INTEGRADO À QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DA REDE MUNICIPAL DE JOINVILLE: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Josiane Meyer de Goes Deyze Zapelini Faust |
8. |
PRÁTICAS CURRICULARES NA EJA PROFISSIONALIZANTE |
Margaret Dalabeneta |
9. |
O SENTIDO DO ENSINO DE ARTES: REFLEXÕES METODOLÓGICAS PARA JOVENS E ADULTOS NO PROEJA. |
Rosangela Gonçalves de Oliveira |
PÔSTERES |
||
10. |
EJA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO SOB A ÓTICA DAS ESPECIFICIDADES DOS CONTEXTOS E SUJEITOS |
Maria Aparecida Rafael da Silva Alecrim Carla Renata Santos dos Santos |
1 11. |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Etiane Araldi Ligia Scarpa Bensadon Andrea Falcao |
Eixo 2: SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIVERSIDADE |
||
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA DE APOIO 1 (SALÃO DE ATOS) Coordenação: Andrea Gonçalves Leal |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
A EJA COMO POSSIBILIDADE EMANCIPATÓRIA PARA AS MULHERES |
Katia Regina Dos Santos Fernandes André Fabricio Ribeiro |
|
MARCADORES SOCIAIS E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DAS MULHERES |
Samira De Moraes Maia Vigano Paula Cabral |
|
HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ENTRE O VIVIDO E O NÃO VIVIDO |
Luciana Ferreira Da Silva Moraes |
|
OFICINA IN(TER)VENÇÕES: DISCUTINDO VIOLÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E DESIGUALDADE SOCIAL NA EJA. |
Katiuci Pavei Maíra Suertegaray Rossato Jocelito Zalla |
PÔSTER |
||
|
O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DE UMA EDUCANDA DA EJA |
Francine Freitas Avila |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA DE APOIO 2 (SALÃO DE ATOS) Coordenação: Rafael Arenhaldt |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
JUVENILIZAÇÃO NA EJA: A NEGAÇÃO OU PROTAGONISMO DOS JOVENS? |
Emeline Dias Lódi Adriana Regina Sanceverino |
|
ADOLESCENTES NA EJA: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS? |
Francisca Vieira Lima Sonia Maria Chaves Haracemiv |
|
DIÁLOGOS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DA EJA: POR UMA ESCOLA HUMANIZADORA |
Romênia Babosa De Carvalho Fredson Pereira Dos Santos |
|
MUDANÇA DE POSIÇÃO SUBJETIVA NAS NARRATIVAS PESSOAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Carlos Henrique Rizzo Pereira |
Data e horária: 12/11 das 13h às 14h30 PLENARINHO (Reitoria) Coordenação: Elisete Enir Bernardi Garcia |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SUJEITOS DA EJA EM CLASSES HOSPITALARES NA AMAZÔNIA PARAENSE |
Priscila Costa Soares Ivanilde Apolucieno Elizabeth Soares Teixeira Henriques |
|
PEDAGOGIA HOSPITALAR FREIREANA: MEMÓRIAS DE EDUCANDAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Luciana Cruz Do Carmo Adria Ciberya Conceicao Batista Samara Luana Da Costa Silva |
|
O QUE HÁ DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA EJA EM UMA ESCOLA URBANA? |
Juliana Otto Elisete Enir Bernardi Garcia Ana Paula Zandonai Kutter |
|
“POBRE É TUDO VAGABUNDO!” REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONSERVADORISMO NO IMAGINÁRIO DA EJA |
Ana Paula Zandonai Kutter |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 406 - FACED Coordenação: Karine dos Santos |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS SUAS EXPECTATIVAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DO PARÁ |
Semille Pantoja De Melo Orlando Souza |
|
HISTÓRIA DO CÁRCERE NA VILA DE DOIS RIOS, ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS-RJ ATRAVÉS DA VISITA AO MUSEU DO CÁRCERE E MUSEU CAIÇARA |
José Amancio De Souza |
|
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PRISÃO: OPORTUNIDADES DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA |
Deyze Zapelini Faus Josiane Meyer De Goes |
|
ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E O DIREITO |
Karine Dos Santos Ana Claudia Ferreira Godinho |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 413 - FACED Coordenação: Cássia Chalá Machado |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TERRITÓRIO DA DIVERSIDADE |
Pedro De Souza Santos |
|
O TERREIRO DE CANDOMBLÉ A MEMORIA E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO CULTO AOS ORIXÁS. |
Celeste Aparecida Pimentel Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin |
|
RELAÇÕES RACIAIS NA EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. |
Basilon Azevedo De Carvalho |
21. 22. | LEI 10.639/03 - A LUTA PERMANENTE DA POPULAÇÃO NEGRA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO A
VISIBILIDADE DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE ADULTOS EM MEIO ÀS PESQUISAS SOBRE
MANIFESTAÇÕES CARNAVALESCAS |
Kleber Rosa De Souza Laura
Bauermann |
Eixo 3: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS/LITERACIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
||
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 503 - FACED Coordenação: Valéria Viana Labrea |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
1. |
PRÁTICA FREIREANA ALFABETIZADORA DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Ivanilde Apoluceno Tânia Regina Lobato dos Santos |
2. |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Maria Isabel Tromm Rosana Mara Koerner |
3. |
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM EJA: A REALIDADE DO TOPA |
Cláudia Madalena Feistauer |
4. |
ALFABETIZAÇÃO DO ADULTO E ESCOLARIZAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES: LETRAMENTO INTERGERACIONAL EM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES |
Larissa Souza Moreira Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva |
5. |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA GUINÉ-BISSAU: O CASO DO MÉTODO ALPHA TV |
Arrais Fidelis Da Silva Gomes |
PÔSTER |
||
6. |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Larissa Rodrigues de Oliveira |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 512 - FACED Coordenação: Pedro Lopes da Silva e Denise Maria Comerlato |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
7. |
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ACRE - MOVA/ALFA 100: A ANÁLISE NA ÓTICA DOS EGRESSOS ESTUDANTES. |
Pedro Lopes da Silva |
8. |
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTO: ALGUMAS DIRETRIZES METODOLÓGICAS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Naiane De Carvalho Reis Maria Da Conceição Alves Ferreira |
9. |
A MODALIDADE EJA E A LUDICIDADE: A HISTÓRIA POR TRÁS DO ESTUDANTE-PERSONAGEM COMO SER SOCIAL. |
Wykli Da Costa Nunes Ingrid Rafaela Da Silva Macedo Soraia Valéria De Oliveira Coelho Lameirão |
10. |
DIÁLOGOS SOBRE CULTURA ESCOLAR COM EVADIDOS DA ALFABETIZAÇÃO, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Débora De Macedo Cortez Bosco Clara Zeni Camargo Dornelles |
11. |
O USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Denise Maria Comerlato |
Eixo 4: PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
||
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 605 – FACED Coordenação: José Jackson Reis Dos Santos e Ivanir Ribeiro |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
1. |
PROBLEMATIZANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA |
Rosimeiry Prado Rodrigues José Jackson Reis Dos Santos Marcelo Lacerda Oliveira |
2. |
TENSÕES ENTRE APRENDIZAGEM COTIDIANA E ESCOLAR: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS |
Isabella Kessler De Azambuja |
3. |
INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO MUSICAL E EJA |
Cristina Rolim Wolffenbüttel Sita Mara Lopes Sant'Anna |
4. |
REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PESQUISAS NO CAMPO DA EJA |
Ivanir Ribeiro Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 705 - FACED Coordenação: João Vinicius Bobek |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
6. |
AS PESQUISAS SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EJA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA PLATAFORMA DOS PERIÓDICOS DA CAPES |
Tatiane Mendes Serafim Pedro Salles Iwersen Maria Herminia Lage Fernandes Laffin |
7. |
A PESQUISA APLICADA NO ENSINO E NA SALA DE AULA DO MPEJA E OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
Neide Maria Ferreira Lopes Nildete Ferreira Lopes Barbosa Patrícia Lessa Santos Costa |
8. |
O CONTEXTO DAS PESQUISAS EM EJA EM SC: UM ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 1994 A 2017 |
João Vinicius Bobek Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin |
9. |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO – NOTAS INTRODUTÓRIAS PARA UMA AGENDA INVESTIGATIVA |
Cristiane Fernanda Xavier |
PÔSTERES |
||
10. |
UM OLHAR PARA TRABALHADORES TERCEIRIZADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR DEMANDAS PARA A EJA |
Ivileti Berthier Baggio Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Morgana Zardo von Mecheln |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 716 - FACED |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
11. |
OS PRIMÓRDIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO PROEJA |
Rodrigo Dullius |
12. |
A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO COLETIVO - UMA PROPOSTA COM BASE NA EDUCAÇÃO POPULAR |
Ana Rosaria Borges De Faria |
13. |
INTERLOCUÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Elisete Enir Bernardi Garcia Carla Luz Salaibb Dotta |
14. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA E A EVASÃO ESCOLAR NOS 4º ANOS, 2009-2013 NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBAITABA-BA/BRASIL |
Mario Leandro Alves De Jesus |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 815 - FACED Coordenação: Divane Soares Leal |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
15 |
CRIANDO NUTRIENTES, RECICLANDO IDEIAS: CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS DA EJA DE SANTO ANDRÉ – SP |
Denilson Rodrigues |
16. |
ENSINO DE QUÍMICA NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA |
Cleiton Teixeira Couto Débora Luiza Souza Santos Fagner Marques Pereira |
17. |
ATELIÊ BIOGRÁFICO DE PROJETO NO PROEJA |
Divane Floreni Soares Leal Naira Lisboa Franzoi |
PÔSTERES |
||
18. |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA COM ÊNFASE EM CTSA: QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES E JUSTIÇA SOCIAL |
Sheila Moura Skolaude |
19. |
UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ |
Hanny Paola Domingues Sonia Maria Chaves Haracemiv |
20 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS E SUAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS |
Joice Abramowicz Andréia Modrzejewski Zucolotto |
Data e horário: 12/11 das 13h às 14h30 SALA 330 – PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO (PPGIE) Coordenação: Maria Da Conceição Alves Ferreira |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
21. |
EJA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTADO DE CONHECIMENTO DAS PESQUISAS DA ANPED (2008-2015) |
Tanara Terezinha Fogaça Zatti Adriana Regina Sanceverino |
22. |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Julimar Santiago Rocha Maria Da Conceição Alves Ferreira Patrícia Carla Da Hora Correia |
23 |
ATITUDE PARA ESCOLA EM ADOLESCENTES EM ACOGIMIENTO RESIDENCIAL |
Maria Dosil Santamaria |
PÔSTERES |
||
24. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A AFETIVIDADE ESCOLAR: O PAPEL DO VÍNCULO |
Paula Britto Agliardi |
25. |
DESIGUALDADE ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CUIDADOS RESIDENCIALES DO PAIS BASCO (ESPANHA) |
Maria Dosil Santamaria |
26 |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA COM ÊNFASE EM CTSA: QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES E JUSTIÇA SOCIAL |
Sheila Moura Skolaude |
Eixo 2: SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIVERSIDADE |
||
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h PLENARINHO (Reitoria) - Coordenação: Adriana Regina Sanceverino |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
APRENDIZADO, MOBILIDADE E CAMINHADA ENTRE OS MBYA GUARANI: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A EJA |
Luiz Fernando Carreira |
|
ESTUDANTES INDÍGENAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
Juliana Mulling |
|
PROEJA: O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA OS SUJEITOS DA EJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
Andréa Ribeiro Gonçalves Leal Patricia Martins Barcellos Ana Rosaura Moraes Springer |
|
ENTRE A NEGAÇÃO E A POSSIBILIDADE DA CIDADANIA NA/PELA EJA: A BUSCA DA EMANCIPAÇÃO CIDADÃ PELA EDUCAÇÃO. |
Rodimar Garbin Adriana Regina Sanceverino |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 102 – FACED - Coordenação: Juçara Benvenuti |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: PROBLEMATIZANDO A TEMÁTICA |
Paula Varlanes Brito Morais Dileide Matos Do Nascimento |
|
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA INCLUSÃO DA MUSICALIDADE PARA PESSOAS SURDAS: JOVENS E ADULTOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. UMA EXPERIÊNCIA NA IGREJA BATISTA METROPOLITANA DE SALVADOR |
Nildete Ferreira Lopes Barbosa Neide Maria Ferreira Lopes Patrícia Lessa Santos Costa |
|
A CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM NAS CLASSES DA EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE UIBAÍ – BAHIA |
Thiago Filgueira Pereira Rosemary Lapa De Oliveira |
|
ESCRITA DE MEMORIAIS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Rafael Arenhaldt e Juçara Benvenuti |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 311 – FACED - Coordenação: Americo Homem da Rocha Filho |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
TECER AFETOS, ENREDAR DIFERENÇAS NA EJA. ONDE? NO CREJA. |
Americo Homem Da Rocha Filho Wilza Lima Dos Santos |
|
EJA E A AMOROSIDADE FREIREANA: DESAFIOS EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS HOSPITALARES |
Luciana Cruz Do Carmo Rômulo Alves Batista Shirlei Rodrigues De Oliveira |
|
O PÚBLICO IDOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA TERCEIRA IDADE/UFSC |
Cássia Cilene De Almeida Chalá Machado Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin |
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO DIREITO À EDUCAÇÃO |
Caio Cabral Da Silva |
PÔSTERES |
||
|
A EDUCAÇÃO DE IDOSOS EM BELO HORIZONTE: UMA NA ANÁLISE DE SEUS IMPACTOS PARA O ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO |
Isamara Grazielle Martins Coura |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 407 – FACED -Coordenação: Jordy Otaran Almansa |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
PROJETO CRESCER: QUALIFICAÇÃO PARA SERVIDORES DE ENSINO FUNDAMENTAL DO SENADO FEDERAL |
Leticia Da Cunha Duarte Pillar Neves Ferreira Ribeiro |
|
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DA EJA DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR |
Eudes Mata Vidal |
|
OS EGRESSOS/ESTUDANTES DA EJA DO ENSINO MÉDIO E O ACESSO À UNIVERSIDADE: ANÁLISE DOS MICROCADOS DO ENEM |
Jordy Otaran Almansa Monica De La Fare |
|
SUJEITOS DE LONGA PERMANÊNCIA NA EJA: DEBATENDO OS ENUNCIADOS DA EVASÃO E DO ABANDONO |
Janayna Cavalcante |
PÔSTER |
||
|
“O SENHOR TEM INTERESSE EM VOLTAR A ESTUDAR?” NARRATIVAS SOBRE O VOLTAR A ESTUDAR: MOTIVAÇÕES E DESAFIOS NA EJA |
Bruna Gabrielli Ruppenthal |
EIXO 5: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA |
||
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 503 – FACED - Coordenação: Tânia Regina Dantas e Nívia Moreira De Camargo |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO CREJA E O COMPONENTE CURRICULAR ESTUDOS DA SOCIEDADE: GEOGRAFIA/HISTÓRIA: A PROPOSTA DE TRABALHO POR PROJETOS E NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS |
Daniel Pereira De Oliveira, Rodrigo Bastos Santiago |
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Liamara Baruffi, Monise Clara Orso |
|
CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE |
Nivia Moreira De Camargo, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Graziela Munchen |
PÔSTERES |
||
|
POR UM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DA EJA |
Angelita Aparecida Azevedo Freitas Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva Leôncio Gomes Soares |
|
EJA EM PROSA E CHIMARRÃO |
Sabrina Das Neves Barreto, Silvana Maria Bellé Zasso Ivone Regina Porto Martins |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 511 – FACED -Coordenação: Catiana Gafforelli Espindula |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
DOCÊNCIA NA EJA A PARTIR DA PESQUISA NO PROGRAMA MULHERES MIL |
Gisele Lopes Heckler |
|
PONTOS DE MIRADA PARA O LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM OSÓRIO-RS |
Catiana Gafforelli Espindula Sita Mara Lopes Sant'Anna |
|
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BELO HORIZONTE/MG |
Juliane Gomes De Oliveira, Francisca Izabel Pereira Maciel |
|
ENTRE DESAFIOS E A DESCOBERTA DA PROFISSÃO: PROFESSORES INICIANTES NA EJA |
Angelita Aparecida Azevedo Freitas, Celia Maria Fernandes Nunes |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 512 – FACED - Coordenação: Aline Lemos da Cunha Della Libera |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUMAS INQUIETAÇÕES |
Daniel Godinho Berger Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin |
|
REUNIÕES DIALÓGICAS. UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES EM UM CONTEXTO DE PCPI EM ESPANHA |
Maria Dosil Santamaria |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA – À LUZ DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA |
Lúcia Santos Santos |
PÔSTERES |
||
|
INICIAÇÃO À PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS POR MEIO DE UMA ESCRITA ADMIRADA |
Aline Lemos Da Cunha Della Libera |
|
ESCREVENDO E REESCREVENDO HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SEUS EDUCADORES ADULTOS CONTANDO E REDIMENSIONANDO SUA TRAJETÓRIA |
Roberta Renoir Santos Fumero |
|
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO DOCENTE E OS SABERES DA DOCÊNCIA NA EJA |
Maria Da Conceição Alves Ferreira, Rosângela P. Da C. De Araùjo, Rosemeire De Oliveira Saturno |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 602 – FACED - Coordenação: Odilon Antônio Stramare |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
|
NOS BRAÇOS DA RESISTÊNCIA: O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS – CAMPI ERECHIM |
Daiane Bornelli de Andrade, Adriana Regina Sanceverino |
|
EFEITOS E IMPACTOS DA CRIAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS |
Rafaela Carla E Silva Soares Leôncio Gomes Soares |
|
SENTIDOS DA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Odilon Antônio Stramare Sita Mara Lopes Sant'Anna |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD: A EXPANSÃO DA FORMAÇÃO OU O MERCADO DA EXPANSÃO? |
Alexandra Domingues Caren Rejane De Freitas Fontella Rafael da SIlva Alves |
Eixo 6: EJA, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS |
||
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 605 – FACED - Coordenação: Sonia Maria Chaves Haracemiv |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
1. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DIREITOS HUMANOS PARA QUEM VIVE E NÃO MORA NA CAPITAL |
Kleyne Cristina Dornelas de Souza, Maria Clarisse Vieira |
2. |
QUANTO MAIOR O ANALFABETISMO ENTRE PESSOAS ADULTAS, MAIOR A MORTALIDADE INFANTIL: DUAS FACES DA VULNERABILIDADE SOCIAL |
Leyla Menezes De Santana, Marizete Lucini |
3. |
ANALFABETISMO ENTRE PESSOAS ADULTAS E MORTALIDADE INFANTIL |
Marizete Lucini, Leyla Menezes De Santana |
4. |
DESIGUALDADE SÓCIO CULTURAL EM COMUNIDADE DA PERIFERIA DE CURITIBA |
Georgina Silva Camargo, Sonia Maria Chaves Haracemiv |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 701 – FACED - Coordenação: Jaqueline Rosa da Cunha |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
5. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - ESCUTANDO VOZES SILENCIADAS |
Valdo Barcelos |
6. |
A VEZ E A VOZ DOS ESTUDANTES DA EJA EM MEIO À CRISE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA |
Jaqueline Rosa da Cunha Juliana Santos Soares |
7 |
“O DIABO FAZ A PANELA, MAS NÃO FAZ A TAMPA” POLÍTICAS CURRICULARES NA EJA NA PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO |
Marco Antonio Lirio de Mello |
8. |
QUE DESAFIOS A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DAS PRISÕES ESTABELECE À EJA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE? |
Paula Cabral Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Jorge Luiz Martins |
Eixo 7: A EJA NA PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO |
||
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 715 – FACED - Coordenação: Evandro Alves |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
1. |
DEZ ANOS DE PROEJA NO IF BAIANO: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS. |
Neyla Reis dos Santos Silva |
PÔSTERES |
||
2. |
EMPREENDEDORES DE SI: JOVENS E ADULTOS FRENTE À NOVA RAZÃO DO MUNDO |
Antoniel Borges Gonçalves Jane Das Graças Turrer Morgana Zardo Von Mecheln |
3. |
ENSINAGENS E APRENDIZAGENS NO GALPÃO DA COAMA: INTEGRANDO AÇÕES DE EMANCIPAÇÃO E CIDADANIA PARA COOPERADOS E BOLSISTAS |
Elisabeth María Foschiera |
4. |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO PROGRAMA COMPARTILHAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES. |
Denis Fernando Barcellos Angelo |
5. |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: FEIRA DAS PROFISSÕES EJA/ALVINHO |
Karen Leticia Antochevis |
6. |
ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE TRABALHO EDUCATIVO NO CMET PAULO FREIRE |
Lissane Dolores Ricacheski Evandro Alves |
Eixo 8: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR NA EJA |
||
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 716 – FACED - Coordenação: Denise Maria Comerlato |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
1. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CENTROS SOCIOEDUCATIVOS NO AMAZONAS: O QUE DIZEM AS VOZES OFICIAIS NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO – 2008 E 2015 |
Edla Cristina Rodrigues Caldas |
2. |
EJA EPT NO CONTEXTO DOS IFs DO RIO GRANDE DO SUL |
Marcos José Andrighetto Mariglei Severo Maraschin Ana Paula de Almeida |
3. |
DEMANDA POTENCIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO RIO GRANDE DO SUL: um mapa em construção |
Evandro Alves Denise Maria Comerlato Sita Mara Lopes Sant'Anna |
4. |
A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS EM NATAL-RN |
Alessandro Augusto de Azevêdo |
PÔSTERES |
||
5. |
AS ARTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE ENTRE A TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO – MODALIDADE PROEJA NO IFRS CAMPUS SERTÃO. |
Débora Della Vechia Adriana Regina Sanceverino |
6. |
A JUVENILIZAÇÃO DA EJA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS TRABALHADORES |
Adalberto de Moraes Gomes Filho Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro |
Data e horário: 13/11 das 8h30 às 10h SALA 806 – FACED - Coordenação: Juliana Silva dos Santos |
||
TRABALHOS CIENTÍFICOS |
||
7. |
PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NOS ORÇAMENTOS DO ESTADO DA BAHIA: PRIORIDADE? |
Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva |
8. |
A PERMANÊNCIA NO PROEJA: ENTRE LIMITES E POTENCIALIDADES |
Jupter Martins de Abreu Júnior |
9. |
TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DA EJA NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DO PROUNI |
Patrícia Borges Gomes Bisinella |
10. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO |
Juliana Silva dos Santos |
PÔSTERES |
||
11. |
EDUCAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E UNIVERSIDADES ABERTAS À TERCEIRA IDADE |
Marcelo Dante Pereira |
12. |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESPECIFICIDADES, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
Cassiara Costa Prates Neuza Benta Pereira Salustiano |
Pôster |
||
|
||
12 |
O ARQUIVO CEMAR/UFOP E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISA |
Guilherme Soares, Tatiana Aparecida Feitoza Bruna Liana Teza Canarin |
BOM EVENTO!!!!
Link das inscrições: https://www.even3.com.br/organizador/registration/
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}