O Laboratório de Educação Matemática e Inclusão (LEMIn) desde sua criação em 2017, vem atuando na formação inicial e continuada de Professores, em especial de Matemática, visando a realização de práticas docentes na perspectiva da Educação Inclusiva. Dentre as ações realizadas está o Ciclo de Formações que nas quatro primeiras edições adotou o formato de evento científico em um período determinado. Neste ano de 2025, em parceria com o Grupo de estudos e pesquisa em Psicologia da Aprendizagem em Matemática (GEPPAM), do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) e do O projeto “Meninas e mulheres na docência em matemática no Tocantins: ingresso, formação, permanência e ascensão” (CNPq), adotamos um novo formato que permitirá que o Ciclo se desenvolva durante todo o ano por meio de rodas de conversa, palestras, oficinas e minicursos ofertados mensalmente a comunidade acadêmica do CESTB e participantes externos, tanto presencial quanto virtualmente.