SEDE- IFPB (Campus Campina Grande) - Campina Grande - Paraíba - Brasil
A Olimpíada Campinense de Física (OCF) é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande e constitui um programa permanente do Curso de Licenciatura em Física, responsável por sua execução, com o intuito de despertar e estimular o interesse pela Física, aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas de Educação Básica de Campina Grande e região, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas contribuindo para sua valorização profissional e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Poderão participar da Olimpíada Campinense de Física (OCF) estudantes de escolas públicas e privadas da Paraíba em que houver pelo menos um professor responsável.
Alunos e professores de outras cidades deverão ter disponibilidade para realização das provas no IFPB – Campus Campina Grande.
2.1 Dependendo da demanda, a prova poderá ser realizada no campus mais próximo do IFPB.
Para inscrição nas olimpíadas o(s) professor responsável de cada escola devem preencher o cadastro de credenciamento online seguindo o calendário da OCF no endereço: https://www.even3.com.br/4ocf2020
Só serão aceitos credenciamentos dentro do período fixado no Calendário da OCF.
Poderão participar da OCF os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª série, 2ª série, 3ª série do Ensino Médio.
Participarão das provas da OCF os alunos que, na data da realização da prova, estiverem regularmente matriculados nas escolas credenciadas na OCF. Não poderão participar das provas aqueles que estavam matriculados na época do credenciamento da escola, mas que dela vieram a se desligar seja por conclusão de curso, por transferência ou por quaisquer outros motivos.
A Olimpíada ocorrerá em 2 (duas) fases.
Na primeira fase os alunos participantes da OCF serão divididos em 4 (quatro) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir:
?
Nível A – alunos matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no ano letivo da realização das provas
Nível B – alunos matriculados nas 1ª séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas;
Nível C - alunos matriculados nas 2ª séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.
Nível D – alunos matriculados nas 3ª séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas
O credenciamento das escolas será realizado de acordo com o calendário da OCF.
Para a 1ª Fase da OCF cada escola informará, no Credenciamento, o número total de seus alunos que farão a prova em cada ano/série e seus respectivos nomes.
Das Provas da 1ª Fase:
As provas da 1ª Fase serão específicas para cada Nível
As provas terão 15 (quinze) questões específicas para cada nível de acordo com as instruções específicas contidas no Caderno de Provas. Sendo 10 questões de múltipla escolha e 5 questões subjetivas.
As provas da 1ª Fase serão realizadas no dia 30 de Maio conforme o calendário da OCF, em uma das sedes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus escolhido pelo aluno. A aplicação das provas terá duração de 4h (quatro horas) que ocorrerá no turno vespertino, a partir das 13h30min;
Os alunos participantes devem ser instruídos pelos professores que não é permitida a transmissão/publicação de comentários sobre o conteúdo da prova (através de quaisquer meio, redes sociais, ou similares) durante o dia de aplicação das provas. A violação desse item implicará na desclassificação do (a) aluno (a).
As provas da 1ª Fase serão aplicadas por algum membro da coordenação do evento e terão alunos do curso de Licenciatura em Física do IFPB-CG como monitores.
Não será permitido o uso de calculadora.
O aluno que se atrasar não poderá fazer a prova.
O aluno deverá portar documento de identificação com foto recente e expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho), sem o qual o estudante não poderá realizar a prova. Poderá também ser exigido do aluno documento (carteira de estudante, por exemplo) que comprove a série/ano que está cursando.
As provas da 1ª Fase serão corrigidas pelos professores da comissão da OCF.
Os resultados das provas da 1ª Fase deverão ser lançados no banco de dados da OCF até 30 de junho de 2020, conforme a orientação dada às escolas no ato do credenciamento e as instruções no Calendário.
A Comissão da OCF divulgará o número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para 2ª fase até 10 de junho de 2020
?
Das Provas da 2ª Fase:
As provas da 2ª Fase constarão de questões experimentais;
Participarão da 2ª fase os dez melhores alunos de cada nível.
As provas da 2ª Fase serão realizadas conforme o calendário da OCF e terão a duração de 3hs. Sendo aplicadas, em data determinada no calendário da OCF, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-CG). A aplicação das provas com duração de 3hs ocorrerá no turno matutino, a partir das 13h00min.
As questões experimentais da 2ª Fase serão discursivas e específicas para cada Nível.
A aplicação das provas da 2ª Fase será de responsabilidade da Comissão da OCF.
No dia da realização do experimento o professor tutor da escola, terá 15 minutos para observar o experimento (sem a presença dos alunos) e após isso terá 30 minutos para orientar seus alunos como proceder na realização.
Após explanação do tutor os alunos receberão o kit e o roteiro e terão 2 (duas) horas para realização do experimento.
Não será permitido o uso de calculadora.
O aluno que se atrasar não poderá fazer a prova.
O aluno deverá portar documento de identificação com foto recente e expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho), sem o qual o estudante não poderá realizar a prova. Poderá também ser exigido do aluno documento (carteira de estudante, por exemplo) que comprove a série/ano que está cursando.
Para a premiação dos estudantes na OCF serão consideradas a média aritmética das avaliações teórica e experimental as
A correção das provas da 2ª Fase é de responsabilidade da Comissão da OCF.
?
INSCRIÇÕES ATÉ | 29/09 |
PROVA | 30/10 |
DIVULGAÇÃO DO GABARITOS | 03/11 |
RESULTADO FINAL | 25/11 |
Lembrando que vamos divulgar o resultado final logo após o comparativo entre o gabarito e as respostas preenchidas no formulário junto com os anexos que serão avaliadas pelos monitores.
Nível 1 (8º e 9º Anos do Ensino Fundamental)
1. C
2. E
3. D
4. C
5. B
6. D
7. E
8. C
9. A
10. B
Nível 2 (1º Ano do Ensino Médio)
E
D
D
C
C
D
E
C
B
D
Nível 3 (2º Ano do Ensino Médio)
1. D
2. A
3. A
4. D
5. E
6. E
7. C
8. D
9. B
10. C
Nível 4 (3º Ano do Ensino Médio)
1. C
2. D
3. A
4. B
5. B
6. B
7. E
8. A
9. A
10. B
Nível 1: https://bit.ly/2HYSQvE
Nível 2: https://bit.ly/361umu5
Nível 3: https://bit.ly/3eudwYv
Nível 4: https://bit.ly/3oWV7bK
Aguarde que em breve vamos enviar por e-mail os certificados.