42º Encontro Regional de Botânicos - MG, BA e ES

42º Encontro Regional de Botânicos - MG, BA e ES

online ICB - Instituto de Ciências Biológicas - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
presencial Com transmissão online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

ANAIS

Prezados Erbotistas,

Nos desculpem pela demora, mas aqui está os Anais do 42º ERBOT.
No link abaixo vocês terão acesso à pasta onde podem baixar o PDF do arquivo final.

A SBB ainda está atrás da regularização de um ISSN definitivo para os documentos deste evento, no arquivo atual ainda não temos este número. Mas tão logo seja possível atualizararemos o arquivo disponbilizado e colocaremos a versão com ISSN no site da SBB.

A Comissão Organizadora.


ANAIS 42 ERBOT

O evento

Os Encontros Regionais de Botânicos – ERBOTs - são promovidos pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), Regional Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo anualmente desde 1980. Os ERBOTs chegam agora a sua 42ª edição e se consolidam como espaços coletivos de articulação e troca de experiências, momentos de congregação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e dirigentes de entidades ligadas à Botânica e ao meio ambiente, especialmente dos estados de Minas Gerais, da Bahia e do Espírito Santo, para divulgar suas pesquisas, difundir conhecimentos e discutir propostas sobre temas nacionais e regionais.

Eventos regionais, como o 4 ERBOT, representam uma excelente oportunidade para o estabelecimento de novas parcerias e fortalecimento das antigas. Para os profissionais é uma oportunidade para divulgação e discussão dos resultados de seus projetos de pesquisa e extensão em andamento ou concluídos. Para os jovens pesquisadores (graduação e pós-graduação), uma chance para apresentar e debater suas pesquisas.

Dado o momento atual de readaptação e retomada da ocupação presencial dos espaços acadêmicos, optamos por estabelecer esta edição como um evento híbrido, com palestras, mesas-redondas, reuniões e assembleias ocorrendo de modo remoto, mas dando oportunidade para que mini-cursos, oficinas e exposições ocorram presencialmente em diferentes instituições dos estados que compõem a Regional.

Nesta edição inovaremos por meio da parceira estabelecida com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Minas Gerais. Tal parceria permitirá associarmos o 42º ERBOT ao 14º Workshop do PPGBV-UFMG, iniciativa que promoverá a aproximação da SBB com jovens botânicos ora vinculados à esta e a outras pós-graduações de nossa regional.

Pretendemos oferecer um tempo-espaço acolhedor para divulgar a pesquisa, o ensino e a extensão relacionados ao conhecimento botânico, e desenvolvidos especialmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo; apresentar os avanços científicos, tecnológicos e de inovação na pesquisa e ensino da Botânica e áreas afins; promover contato entre os estudantes e os profissionais envolvidos nas áreas da Botânica com finalidade de firmar parcerias científicas; divulgar os projetos realizados no escopo da Flora dos três estados; elaborar, junto aos sócios, diretrizes da Regional MG, BA, ES para o próximo biênio buscando sempre promover e elevar nossa Regional.

Planta Símbolo

A planta símbolo do 42o ERBOT, neste ano de 2022, é o cacto Coleocephalocereus buxbaumianus Buining, conhecido como mandacaru-de-topete ou facheiro-das pedras. Os nomes populares remetem a duas características da espécie, uma morfológica e outra ecológica. Este cacto colunar possui um topete, que nada mais é que uma inflorescência lateral, chamada cefálio, contendo cerdas que protegem os botões florais, que lembra uma crista ou corte de cabelo moicano. Outra característica é o ambiente onde vive, a pedra, isto é, os afloramentos rochosos encontrados nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. 

A espécie é caracterizada pela beleza dos cladódios (caule especializado em armazenar água) dos indivíduos da espécie e por sua distribuição restrita aos três estados da Regional da Sociedade Botânica do Brasil. Além disso, este cacto simboliza força, luta e garra, representadas em sua capacidade de adaptação a um ambiente hostil (para muitas espécies) que são os afloramentos rochosos. Um lindo e excelente exemplo de superação das dificuldades, e que inspiram o nosso tema "Florescendo sob novos e velhos desafios" Apesar de toda sua importância para o ambiente e para o conhecimento, uma das subespécies, C. buxbaumianus subsp. aurisetus (Ritter) N.P.Taylor & Zappi, encontra-se ameaçada de extinção (Vulnerável) em face à degradação ambiental, especialmente, aquela causada pela mineração. Para nós, botânicos, trata-se de uma espécie-bandeira para conservação da vegetação sobre afloramentos rochosos, representada por uma flora peculiar, com muitas espécies endêmicas.



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Minicursos

Presenciais


Dicas de Redação Científica

Ministrante: Dr. Adriano Valentin da Silva (UFMG). Carga horária: 15h. Local: ICB - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG. Vagas: 15.



"Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê”: ensinando sobre plantas negligenciadas do cotidiano

Ministrante: Gabriel Barros da Silva (UEFS). Carga horária: 4h. Local: Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-BA. Vagas: 20.



Diversidade de Angiospermas do Cerrado Mineiro

Ministrantes: Me. Mateus Henrique Lauriano (UFU) e Me. Polla Renon Rodrigues Machado (UFU). Carga horária: 8h. Local: IB - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. Vagas: 15.



O encantamento em ensinar Botânica
Ministrantes: Dra. Luciana Nascimento Custódio (Prefeitura Municipal de Uberlândia) e Dra. Renata Carmo Oliveira (UFU). Carga horária: 8h. Local: Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LEN), IB - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. Vagas: 15.



Melastomataceae nos Campos Rupestres de Minas Gerais
Ministrantes: Gabriel Merola Paranhos (UFU), Kassio Vinicio Chaves Moreira (UFU) e Rodolfo Ferreira Alves (UFU). Carga horária: 8h. Local: Herbarium Uberlandense (HUFU), IB - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. Vagas: 15.



Anatomia da Madeira: conceito, estrutura e aplicação
Ministrantes: Luís Henrique Bueno (UFV) e Miller Melo Sanches (UFV). Carga horária: 8h. Local: Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG. Vagas: 15.



Epifitas e seus desafios: biodiversidade, especializações anatômicas e fisiológicas

Ministrantes: Amanda de Paula Almeida Colzani (UFU), Denny Fernandes Eduardo (UFU), Jessica Ferreira de Lima (UFU) e Dra. Ana Silvia Franco Pinheiro Moreira (UFU). Carga horária: 8h. Local: Lab. de Fisiologia Vegetal, IB - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. Vagas: 15.



Ecologia da Polinização no Campo Rupestre: teoria e prática

Ministrantes: Ana Carolina Pereira Machado, Cinthia Soares Novaes, João Paulo Raimundo Borges, Rodrigo Santiago e Sabrina Aparecido Lopes. Carga horária: 4h. Local: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG. Vagas: 15.



Online


Introdução às Análises Multivariadas no R

Ministrante: Ms. Larissa Areal de Carvalho Muller (UFV). Carga horária: 8h. Plataforma: A ser divulgado. Vagas: 15.


Galhas são Pragas?

Ministrantes: Me. Ana Flávia de Melo Silva (UFMG), Me. Mariana de Sousa Costa Freitas (UFMG) e Me. Ravena Malheiros Nogueira (UFMG). Carga horária: 4h. Plataforma: A ser divulgado. Vagas: 15.


Comissão Organizadora

Presidente – Profa. Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias (UFMG)


Vice-Presidente – Profa. Dra. Renata Carmo de Oliveira (UFU)


Tesouraria – Ms. Phabliny Martins Silva Bomfim (UFU) e Luana Silva Braucs Calazans (UFES)


Secretaria – Ms. Igor Abba Arriola (UFMG) e Nayara Couto Moreira (UFMG)


Comissão Científica

Dr. João Renato Stehmann (UFMG)


Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias (UFMG)


Dra. Ana Silvia Franco Pinheiro Moreira (UFU)


Dra. Valquíria Ferreira Dutra (UFES)


Dr. Paulo Eugênio Oliveira (UFU)


Dr. Francisco de Assis Santos (UEFS)

Apoio


Promoção


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}