O Ciclo de Encontros AVANÇOS DO CAPITAL E OS CONFLITOS NOS TERRITÓRIOS NORTE-RIO-GRANDENSE, ocorrerá entre março e julho de 2023. O primeiro Encontro traz para o debate os 40 ANOS DO PROJETO BAIXO-AÇU: LUTAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS PARA O TEMPO PRESENTE.
O primeiro encontro se realizará no período de 16 a 18 de maio de 2023. A mesa de abertura irá discutir os descompassos do progresso na promessa de redenção do Vale do Açu com a construção da Barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves. As atividades se prolongarão no dia 27 de maio em São Rafael, com mesa de encerramento no Campus de Assú no dia 18 de maio de 2023.
Dentre os objetivos do evento encontra-se o fortalecimento do diálogo comunidade/universidade, entrecruzando saberes, promovendo a salutar troca de ideias, socializando a produção acadêmica sobre a região do Vale do Açu, particularmente, para a compreensão das políticas públicas para o semiárido, visibilizando as lutas e resistências populares no passado recente. A proximidade temporal do Projeto Baixo-Açu, seus impactos e desdobramentos no território, ensejam acalorados e importantes debates que nos chamam à reflexão acerca dos modelos de desenvolvimento propostos para o rural norte-rio-grandense.
Registramos que sua realização contará com a importante participação dos guardiões e guardiãs da memória de São Rafael. São homens e mulheres camponeses e camponesas que vivenciaram uma das mais dura travessias nos sertões do Vale do Açu. Ainda estupefatos eles nos trazem esse passado/presente e as promessas de progresso como a grande "tempestade" , os "amontoados de ruínas", nas perspectiva de Walter Benjamim ao interpretar o Angelus Novus de Paul Klee.
Profa. Dra. Jovelina Silva Santos
Departamento de História - CAA/UERN
Comissão Organizadora