3ª Semana Internacional de Letras da Unilab

3ª Semana Internacional de Letras da Unilab

presencial Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Redenção - Ceará - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O objetivo da III Semana de Letras da Unilab é o de reunir pesquisadoras e pesquisadores que investigam a linguagem como ação nas suas mais diversas manifestações. Para tanto, o interesse dessa semana é o de debater sobre os trabalhos mais recentes relacionados às políticas linguísticas, às literaturas em língua portuguesa e ao ensino de línguas em contextos plurais, a partir de uma concepção de linguagem como prática social. O evento promoverá a discussão sobre a linguagem enquanto instrumento de transformação social, focalizando, o ensino de línguas e de literaturas como umas das principais ações para essa transformação.

A III Semana de Letras acontecerá na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018, no campus da Liberdade em Redenção - CE.

O comitê científico do evento convidou dois conferencistas, Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira (UFSC) e a Profa.  Dra. Maria Nazareth Soares Fonseca (UFMG),em função do mérito de suas publicações científicas, cuja presença promoverá o aprofundamento das discussões. A semana contará também com a apresentação de quatro mesas-redondas para discussão e aprofundamento dos seguintes temas: políticas linguísticas nos países lusófonos: variação, diversidade cultural e ensino; a Literatura na perspectiva da Ecologia dos Saberes; ensino de línguas e pluralidade; linguagem como prática social. Além das mesas-redondas com pesquisadores renomados, temos uma vasta programação científico-cultural com atividades de vanguarda, como é o caso dos grupos de discussão, em que os protagonistas são os próprios alunos.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Programação

PROGRAMAÇÃO 


Dia 14 de março (quarta-feira)

MANHÃ

8h às 12h

Credenciamento (Pátio do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

 

9h às 13h

Feira Agroecológica (Pátio Administrativo do Campus da Liberdade)

ALMOÇO

TARDE

Conferência de abertura

14h às 14h30

Mesa de abertura (Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

14h30 às 16h

Conferencista: Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira (UFSC/Cátedra da UNESCO "Políticas Linguísticas para o Multilinguismo")

Mediadora: Profa.Dra. Maria Elias Soares (UFC)

16h às 16h30

Apresentação Cultural

JANTAR

NOITE

Grupos de Debate (GD´s)

 

18h30 às 20h

GD1 – A importância do Programa Pulsar na integração acadêmica de estudantes de graduação da Unilab (Sala 02 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

GD2 – PIBID: Práticas e Saberes(Sala 01 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

GD3  Letramento e reexistência: uma releitura sobre o ensino em áreas periféricas(Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

20h às 20h30

Lanche (Pátio do Bloco Didático doCampus da Liberdade)

20h30 às 22h

GD4 – LGBTQ+: ser bixa não é putaria! (Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

GD5 – Necessidade de ressignificar: troca de estética opressora por identificação transformadora (Sala 02 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

GD6 – O papel da mulher na sociedade ao longo das gerações (Sala 01 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

22h

PraÇarau (Praça do Obelisco – Redenção/CE)

Dia 15 de março (quinta-feira)

MANHÃ

Oficinas

9h às 12h

Oficina 1 Fotografia artesanal / Museu de fotografia do Ceará (Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Oficina 2 Mercado editorial para alunos de Letras (Laboratório de Informática / Sala 07 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Oficina 3Fanzine para iniciantes / Coletivo Fubá (Auditório Administrativo do Campus da Liberdade)

ALMOÇO

TARDE

Mesas-redondas

14h às 15h30

Mesa-redonda 1 A Literatura na perspectiva da Ecologia dos Saberes (Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

 

Convidados/as:

* Joelma Gentil do Nascimento (Afrocel)

* José Talles da Silva (Movimento de Saraus)

* Prof. Ms. Miguel Leocádio de Araújo Neto (UECE)

Mediação:

* Profa. Dra. Aurinívea de Assis (Unilab)

Mesa-redonda 2 Políticas linguísticas nos países lusófonos: variação, diversidade cultural e ensino (Auditório Administrativo do Campus da Liberdade)

 

Convidados/as:

* Profa. Dra. Maria Elias Soares (UFC)

* Profa. Dra. Ana Angélica Lima Gondim (UECE/PNPD-Capes)

* Profa. Dra. Cláudia Ramos Carioca (Unilab)

Mediação:

* Profa. Dra. Izabel Larissa Lucena Silva (Unilab)

Mesa-redonda 3 Práticas discursivas e sociais contra-hegemônicas no século XXI(Sala 02 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

 

Convidados/as:

* Profa. Dra. Beatriz Furtado Alencar Lima (UFC)

* Profa. Dra. Clarissa Freitas de Andrade (Unichristus)

* Prof. Me.Gustavo Cândido Pinheiro (UFC)

Mediação:

*Profa. Dra. Ana Paula Rabelo (Unilab)

15h30 às 16h

Lanche e lançamento de livro(Pátio do Bloco Didático doCampus da Liberdade)

 

Mesa-redonda 4 Ensino de línguas e pluralidade no contexto da Unilab (Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

 

Convidados/as:

* Profa. Dra. Andréa Cristina Muraro (Unilab)

* Profa. Ma. Vanessa Teixeira de Freitas Nogueira (Unilab)

* Profa. Dra. Gislene Lima Carvalho (Unilab)

* Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Unilab)

Mediação:

* Profa. Dra. Meire Virgínia Cabral Gondim (Unilab)

16h às 17h30

Mesa-redonda 5 Linguagem como prática social(Auditório Administrativo do Campus da Liberdade)

 

Convidados:

* Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (UECE)

* Profa. Dra. JoA-mi (Unilab)

* Profa. Dra. Eulália Lúcia Fraga Leurquin (UFC)

Mediação:

* Profa. Dra. Camila Maria Marques Peixoto (Unilab)

JANTAR

NOITE

Minicursos

19h às 22h

Minicurso 1Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz: Uma mulher africana muito especial / Prof. Dra. Izabel Cristina dos Santos Teixeira – Unilab(Sala de videoconferência do Bloco 3 do Campus dos Palmares)

Minicurso 2 Estudos de Performance e Poesia Corporalmente Compartilhadas / Prof. Dr. André Telles do Rosário – Unilab (Sala 02 do Bloco didático do Campus da Liberdade)

Minicurso 3 Idiomas sem fronteiras, políticas linguísticas e internacionalização / Prof. Dr. José Sérgio Amâncio de Moura e Profa. Dra. Meire Virgínia Cabral Gondim – Unilab(Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade)

Minicurso 4 Se não sabe fazer o sinal, venha aprender junto com as configurações de mãos/ Profa. Ma. Vanessa Teixeira de Freitas Nogueira – Unilab(Sala 09 do Bloco didático do Campus da Liberdade)

Minicurso 5 O livro-objeto na literatura brasileira contemporânea / Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra – Unilab (Sala 10 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Minicurso 6 Mulheres, mundo acadêmico e letramentos desafiadores / Profa. Dra. Ana Paula Rabelo e Silva e Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas– Unilab(Sala 05 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Minicurso 7 Fundamentos das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa / Profa. Dra. Sueli da Silva Saraiva – Unilab(Laboratório de Informática no Bloco 2 do Campus dosPalmares)

Minicurso 8 A literatura infantil, infanto-juvenil e o ensino da cultura Afro-Brasileira / Profa. Dra. Lucilene Rezende Alcanfor – Unilab (Sala 102 no Bloco 3 do Campus dos Palmares)

Minicurso 9 Funções discursivas dos processos referenciais: rediscutindo conceitos / Profa. Dra. Antônia Suele de Souza Alves Pereira – Unilab(Sala 01 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Minicurso 10 Ensino de línguas e pessoas com deficiência / Profa. Dra. Beatriz Furtado Alencar Lima - UFC (Sala 309 no Bloco 3 do Campus dos Palmares) – bloco 3 sala 309, do Campus dos Palmares

Minicurso 11 Texto como evento, não como pretexto / Profa. Dra. Francisca Poliane Lima de Oliveira – Mais Paic/CE e Prof. Me. Hylo Leal Pereira – Seduc/CE(Sala 307 no Bloco 3 do Campus dos Palmares)

Minicurso 12 Tradução Intersemiótica / Profa. Dra. Cláudia Regina Rodrigues Calado – Unilab(Sala 310 no Bloco 3 do Campus dos Palmares)

Minicurso 13 A sequência didática como dispositivo para o ensino da escrita: perspectiva teórica e prática / Profa. Dra. Eulália Lúcia Fraga Leurquin – UFC – e Profa. Dra. Fernanda Modl - UESB(Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Minicurso 14 A narrativa da GRES Paraíso do Tuiuti: teorias da carnavalização aplicada a escolas de sambas / Prof. Me. Emias Oliveira da Costa, Profa. Ma. Maria Michele Colaço Pinheiro e Profa. Ma. Emly Lima Araújo Uchôa - IFCE(Sala 06 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Dia 16 de março (sexta-feira)

MANHÃ

Oficinas

9h às 12h

Oficina 1 Fotografia artesanal / Museu de fotografia do Ceará (Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Oficina 2 Mercado editorial para alunos de Letras (Laboratório de Informática / Sala 07 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

Oficina 3Fanzine para iniciantes / Coletivo Fubá (Auditório Administrativo do Campus da Liberdade)

Oficina 4 Oficina de documentário, forma e conteúdo (Sala 05 do Bloco Didático do Campus da Liberdade)

ALMOÇO

TARDE

Grupos de Trabalho (GT’s)

14h às 15h30

GT1: Políticas Linguísticas, variação e ensino (Sala 206 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT2: Descrição e análise linguística do português dos países da CPLP(Sala 212 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT3: Literatura e pluralidades(Sala 213 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT4: Ensino de Línguas(Sala 314 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT5: Linguagem como prática social(Sala 315 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT6: Estudos interdisciplinares entre Letras e áreas afins(Sala 316 do Bloco C do Campus das Auroras)

15h30 às 16h

Lanche e Atividade Cultural (Pátio do 2º Andar do Campus das Auroras)

16h às 17h30

GT1: Políticas Linguísticas, variação e ensino (Sala 206 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT2: Descrição e análise linguística do português dos países da CPLP(Sala 212 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT3: Literatura e pluralidades(Sala 213 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT4: Ensino de Línguas(Sala 314 do Bloco C do Auroras)

GT5: Linguagem como prática social(Sala 315 do Bloco C do Campus das Auroras)

GT6: Estudos interdisciplinares entre Letras e áreas afins(Sala 316 do Bloco C do Campus das Auroras)

JANTAR

NOITE

Conferência de Encerramento

 

19h às 19h30

Mesa de Encerramento (Auditório do Bloco didático do Campus da Liberdade)

19h30 às 21h

Conferencista: Profa. Dra. Maria Nazareth Soares Fonseca (UFMG)

Mediadora: Profa. Dra. Luana Antunes (Unilab)

21h às 22h

Apresentação Cultural - Maracatu Solar (Anfiteatro do Campus da Liberdade)

22h

Festa de Encerramento (Complexo Abolição)

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

GT´s: Apresentação de Trabalhos

16 de março de 2018, sexta-feira

DIA 16

HORÁRIO

LOCAL

CAMPUS

ATIVIDADE

TRABALHOS

 

 

14-15h30

Sala 206

Coordenador(a):

Coordenador(a):

Léia Cruz de Menezes

 

 

 

 

 

 

 

 

Auroras

GT1 (parte 1)

Monitor(a):

1 - Inclusão e o ensino na formação superior do acadêmico surdo: práticas e vozes docentes - Ana Paula de Souza Pereira, Patrícia da Silva Oliveira

2 – O portuñol representado na literatura - Andréia dos Santos Sachete

3 – Reflexões sobre a postura docente no ensino de Língua Portuguesa observada no Estágio de Observação em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da escola Vicente Ferreira do Vale - Danielle Ketley, Maria Greiciane Mesquita Sousa

4 – A concordância de gênero: um dos aspectos semanticopragmáticos que interfere no processo de intercompreensão dos estudantes timorenses na Unilab- Sílvia Tatiana do Carmo Will

5 – A utilização dos jogos didáticos no ensino de gramática - Paulo Roberto Sousa Ferreira, Maria de Fátima Muniz Duarte, Elisângela Rebouças da Silva Jerônimo

 

Sala 212

Fábio torres

 

 

GT2 (parte 1)

Monitor(a):

 

1 O Contato entre Línguas no Brasil: Uma Reflexão sobre as Línguas Crioulas e o Português Brasileiro – Flávia Sampaio

2 O Sagrado e o Profano nas Unidades Fixas Do Português do Brasil: Um Aporte Cultural para o Ensino de PLE – Maria Viviane Matos de Lima

3 A Variação entre as Formas de Pretérito Imperfeito e Futuro de Pretérito em Língua Portuguesa: Apresentação da Pesquisa em Andamento – Abdulai Danfá

4 A Gramaticalização Do Verbo "Ver":  Uma Análise Sincrônica No Português Do Brasil – Lázaro da Silva Lima

5 O Discurso Ideológico: O Assujeitamento Da Mulher Diante Da Tradição Do Dote – Paulo César Vasconcelos

 

Sala 213

Coordenador(a):

Luana Antunes Costa

GT3 (parte 1)

Monitor(a):

 

1 – O Efeito Werther:  Uma Análise acerca da Difusão do Suicídio Presente nas Adaptações Thirteen Reasons Why de Jay Asher, e The Perks Of Being a Wallflower de Stephen Chbosky - Francisco Valdemir Moreira Vieira

2 – O Negro na Literatura de Cordel Paraibana em Meados dos Séculos XIX E XX - Elânia dos Santos Cavalcanti, Christiane Helena de Oliveira Cassiano

3 – O Coração das Trevas: A Alienação na Sociedade Capitalista na Segunda Metade do Século XIX e Início do Século XX - Yuri Barbosa

4 – O Subprojeto Pibid-Letras Unilab na Escola Pública de Redenção: Relato de Experiência Vivida em Adolfo Ferreira - Albate Yurna

5 – Figurações do Insólito em Sombra de Reis Barbudos, de J.J Veiga - Nathalia Bezerra da Silva Ferreira

6 – Novas Representações da Identidade Feminina no Universo do Maravilhoso de Marina Colasanti - Nathalia Bezerra da Silva Ferreira

 

Sala 314

Coordenador(a):

Cadu Bezerra

GT4 (parte 1)

Monitor(a):

 

1  – Os Novos Estudos do Letramento e o Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos - Patricia da Silva Oliveira, Ana Paula de Souza Pereira

2 Ensino-Aprendizagem da Leitura: Uma Proposta para Além do Literal - Vaz Pinto Có

3 O Ensino de Segunda Língua em uma Escola de Música: Um Projeto com os Alunos da Escola de Música Chiquita Braga - Raquel da Silva Martins

4 O Letramento Multimodal Crítico e o Gênero Feminino nas Aulas de Espanhol no Ensino Médio Técnico do IFCE - Michelle Soares Pinheiro

5 O Percurso das Vozes em Textos de Teóricos Linguistas: Uma Experiência de Aprendizagem na Perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo - Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueiredo

 

Auditório  do Bloco ADM (Auditório 1)

Coordenador (a):

Izabel Cristina

GT8 misto

 

GT 8:

Monitor

 1-  A Criação Da Comunidade Surda através do Ensino de Libras em Granja-Ce - Leiliane Gomes Da Silva

2 - Deficiência Sensorial: Práticas e Reflexões Alusivas à Educação Inclusiva no Âmbito Escolar - Jurilene Araújo, Maria Edwigis Fontenele Oliveira

3 – A Linguagem Como Meio de Reflexão e a Contribuição dos Métodos Indiretos na Análise da Atividade Laboral - Luciana Peixoto Bessa, Rozania Moraes

4 – Legitimidades nas Manifestações de Mulheres em Hollywood e na França - Camila Kayssa Targino Dutra, Lizandra Geovana de Souza Oliveira, Verônica Aragão

5-  Relato de Experiência da Atividade sobre Trovadorismo - Cantigas Medievais Realizada em uma Escola De Ensino Médio do Município de Redenção - Luziana da Silva Bernardo, Lúcia Jeronimo

 

 

 

Sala 315

Coordenador(a):

Leidiane Tavares

GT5 (parte 1)

Monitor(a):

1 Leitura como Prática Discursiva: Perspectivas para Formação de Leitores Críticos - Maria Antonilza de Sousa Paula, Ana Luisa Nunes Diógenes

2  Socializando uma Experiência de Aula Interativa de Leitura - Maria do Socorro Nogueira Oliveira Filha Lima, Camila Maria Marques Peixoto

3  A Criança E Sua Aprendizagem Inicial Da Língua Escrita - Thalita Matias Lopes, Ana Luisa Nunes Diógenes

4  Reflexões Acerca Das Práticas De Leitura De Alunos Ingressantes E Concluintes Do Curso De Pedagogia - Evaniele Marques dos Santos, Ana Luisa Nunes Diógenes

5  Práticas Letradas De Transição Desenvolvidas Por Discentes Em Um Curso De Graduação Tecnológica - Marilene Assis Mendes, Adriana Fischer

6  Letramento: Perspectivas Para Práticas Sociais Da Leitura E Da Escrita - Felipe de Sousa Chaves,Ana Luisa Nunes Diógenes

 

Sala 316

Coordenador(a):

Gislene Lima Carvalho

GT6 (parte 1)

Monitor(a):

 

1 – Um Passeio Pela Literatura De Especulação De Erich Von Düniken: O Que É Especulação Científica? - Fabrício Arcelino

2 – Estudo Interdisciplinar Em Língua Portuguesa: Análise Do Discurso Da Identidade Africana Representada Nas Canções De Autores Nordestinos - Elânia Dos Santos Cavalcanti,Christiane Helena De Oliveira Cassiano

3 – Avaliação Psicopedagógica no Processo  da Língua Escrita - Maria Selta Pereira,Antônio Humberto Barbosa da Silva

4 – A Tradução De Títulos Jornalísticos em Ambiente Digital: Artimanhas E Efeitos De Sentido - Leandro Pereira Barbosa

 

Sala 104

GT – misto

Cláudia Calado

GT7 (Parte 1)

 

1– Ensino da Língua Portuguesa: Relato de Experiência no Curso de Pedagogia da Unilab - Wilame da Silva Lima, Kelly Maria da Silva Pereira

2  Relatório De Estágio De Regência: Um Espaço Para Reflexão Sobre A Prática Docente? - Victor Flávio Sampaio Calabria

3 - O Papel dos Jogos Pedagógicos no Ensino- Aprendizagem de Língua Francesa na Unilab - Lamba Gomes, Abdel Boneensa Cá, Meire Virginia Cabral Gondim

4 - Diversidade Linguística no Livro Didático de Português em São Tomé e Príncipe - Jessica do Rosário Bandeira, Kaline Araújo Mendes de Souza

5 Expressões de Obrigação e Proibição na Construção da Argumentação nas redações de alunos estrangeiros aos cursos de graduação da Unilab – Francisca Milena Ferreira Amorim

6. A (Não) Artificialização dos Gêneros Textuais em Sala de Aula - Kandice da Silva Ferreira,Ana Karine Souza

 

Sala 307

GT – misto

Vanessa Teixeira

GT9 (parte 1)

 

1.     O Estudo Do Texto, Coesão, Coerência E Sequência Textuais Baseadas Na Definição Científica De Linguística – Daiana de Souza Nascimento

2.      Ambiguidade De Sentido: Uma Análise Sintática em Sentenças de Dupla Significação - Antonio Odriel Sousa Costa Pereira

3.     As Influências Dos Mecanismos Lexicais Nas Construções Humorísticas No Gênero Piada - Felícia pinheiro Gomes, Thâmara Soares de Moura

4.     A Construção do Racismo por Meio de Expressões Metafóricas da Língua Portuguesa Brasileira – Pb - Tatiana Martins Oliveira da Silva, Meire Virginia Cabral Gondim

 

5.     Distância entre o legal e o real na aprendizagem de língua portuguesa em Guiné-Bissau - Ana Angélica Lima Gondim

 

 

15h30-16h

Pátio 2° andar

Lanche

 

 

 

16h-17h30

Sala 206

Coordenador(a):

Izabel larissa lucena silva

GT1 e outros (parte 2)

Monitor(a):

 

1– Variação linguística: o preconceito sofrido pelo nordestino quanto à sua linguagem - Maria Edwigis Fontenele Oliveira, Jurilene Araujo

2 – Variação Linguística e Expressões Tabus - Mamadú Saliu Djaló

3 – As capacidades linguístico-discursivas de estudantes guineenses na unilab: uma análise do mecanismo de textualização coesão nominal a partir da produção de artigo de opinião numa sequência didática - Satumata Malam Sambu Sanhá, Abdulai Danfá

4 Contra os silêncios da história: uma análise do conto “A escrava” de Maria Firmina dos Reis - Dina João Manuel, Luana Antunes Costa.

 

Sala 212

Kaline Girão

GT5 (parte 4)

Monitor(a):

 

 

 

1.      Os Inclusos e os Aprendizes: Resultados e Reflexões de Experiências Desafiadoras no Processo de Ensino-Aprendizagem - Valdeirla Maria Domingos Lima,Daniele Fontenele Oliveira

2.     Explorando a Natureza dos Gêneros Textuais sob o Enfoque dos PCN’s - Wanderson Barbosa da Silva, José Gomes Da Silva, Francisco Elder Freitas Vidal

3.      Convergências entre Referenciação e Intertextualidade: Explorando Diálogos Possíveis - José Elderson de Souza Santos

4.     Percalços da Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual - Djalma Tomaz dos Santos, Lílian Marques de Almeida, Emly Lima Araújo

5.      Inclusão Social: Uma Barreira a ser quebrada no Município de Camocim - Francisco Rogério Batista, Djalma Tomaz dos Santos, Emly Lima Araújo

 

Sala 213

Coordenador(a)

Luana Antunes Costa

GT3 (parte 2)

Monitor(a):

1– Classes Sociais Em Conflito: Relações Entre Povo e Elite nos Romances O Sétimo Juramento E Niketche, Uma História de Poligamia - Marcelo David Meneses da Costa Júnior

2 – Uma Análise dos Personagens João Romão e Felipe, De Aluísio Azevedo e Jessé Andarilho - Jonas da Silva Justino

3 – Desdêmona e Emília: Esposas em Othello - Willian de Sousa Costa

4 – A Construção do Ethos da Personagem Carlos Fradique Mendes na Obra Nação Crioula  - Alisson Fernando Abreu de Sousa

5 – A Inteligência Na Perspectiva De Lima Barreto - Jacqueline Fernandes de Gusmão Neves Pessanha, Mônica Maria Fernandes da Cruz

6– O Regionalismo Em A Bagaceira: Desnudando O Nordeste No Século XX - Thâmara Soares de Moura, Felícia Pinheiro Gomes

 

Auditório 1

GT – misto

Coordenadora Izabel Cristina

 

1.     Da Utopia À Distopia: A Geração Da Disforia Em Memórias Somânticas E A Geração Da Utopia - Ianes Augusto Cá, Andréa Cristina Muraro

2.      As Elites e suas Formas de Controle: A Representação de Uma Sociedade Padronizada em Passageiro Do Fim Do Dia, De Rubens Figueiredo - Agno Monte

3.      Vozes Femininas em Eurípedes e Górgias - Marcelle Pereira Santos

4.     Olha O Vampirão, Aí Gente! Uma Análise Verbo-Visual da Construção da Face Discursiva do Cenário Político Brasileiro, Na Escola Paraíso do Tuiuti no Carnaval de 2018 - Ingrid Xavier Dos Santos

5.     O Político Como Estratégia da Carnavalização: Uma Análise na Charge Política - Marcos Alberto Xavier Barros

 

 

Sala 314

Coordenador(a):

Cadu Bezerra

GT5 (parte 2)

Monitor(a):

1.       A Composição Multissemiótica Do Discurso Político-Midiático Do Impeachment da Presidente Dilma - Tânia Íris Oliveira da Silva, Ana Maria Pereira Lima

2.       Mulher-Maravilha: Uma Análise da Representatividade Do Ser Feminino Em HQs Na Perspectiva Das Metáforas Multimodais - Aridiano Rodrigues Sousa, Ana Maria Pereira Lima

3.      O Gênero Infográfico Em Propostas De Redação Do Enem Em Uma Perspectiva Do Letramento Visual Crítico (LVC) - Francisco Jeimes De Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima

4.     A Propaganda Como Estratégia de Governo: Análise Discursiva Crítica de Um Comercial do MEC Sobre o Novo Ensino Médio - Waldenia Marcia da Silva Barbosa

 

Sala 315

Coordenador(a):

Geórgia Maria Feitosa Paiva

 

GT5 (parte 3)

Monitor(a):

1.      Coletivo “Poesia No Busão”: A Poética Construção Social Da Realidade Em Jogos De Linguagem - Ariedna Samara Aguiar Ramos

2.     Morder o Real: Semiótica e Práticas Sociais - Zeno Queiroz

3.      Gramática Cultural Da Descortesia Publicitária Sexista: Atos de Fala, Atos Violentos - Reginaldo Gurgel Moreira

4.     Objetos Artesanais: Reflexões sobre uma Linguagem Generificada - Santana Glícia Menezes Maia

5.     A construção da face positiva em biografia de ativista negra no Instagram como estratégia de empatia com o público  - Ana Joelma Martins Alves

6.      Integração de Estrangeirismos à Linguagem Musical Brasileira Contemporânea – Roberto Vieira da Silva

 

Sala 316

Coordenador(a):

Leidiane Tavares

GT6 (parte 2)

Monitor(a):

1.     Atos de Fala, Realidade e Ficção: Parasitismos e Transversalidades - Jony Kellson de Castro Silva

2.     O Ensino de História da África a Turmas De 6º Ano da Rede Pública: História e Linguagens - Antonia Valdilene Rocha de Souza

3.     “Quem Manda Na Minha Boca Sou Eu!”: Silêncio e Censura em Reizinho Mandão (1978), de Ruth Rocha - Johny Freitas

4.      A Aprendizagem e a Interação Social de Alunos com Transtorno do Espectro Autista-Tea: Um Estudo Aplicado a Docentes do Ensino Fundamental I em Escolas Públicas - Maria Elenita Da Silva Martins

5.      As Estratégias Argumentativas em Redações De Estudantes Pré-Universitários Da Escola Almir Pinto Integrantes Do Projeto Proenem (Unilab) - Bárbara Silva Cruz, Larissa Andrade da Silva, José Olavo da Silva Garantizado Júnior

6.      Análise do Grau de Informatividade nas Redações dos Estudantes Pré-Universitários da Escola Almir Pinto (Aracoiaba) - Larissa Andrade da Silva, Bárbara Silva Cruz, José Olavo Da Silva Garantizado Júnior

 

Alojamento

Normas e Pagamento

ALOJAMENTO

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Local do Evento

Hospedagem

Pousada Maracanãs

Rua Padre Ângelo, nº 27, Centro

Telefone: (85) 987972728


Pousada Santa Rita

Centro, (85) 98546-1607


Pousada Charm

Rua Padre Ângelo, 26, centro

Telefone: (85) 3332-1183

Passeios

MONTE DAS GRAÇAS (ESCADARIA)


Resultado de imagem para MONTE DAS GRAÇAS (ESCADARIA) redenção


O Monte das Graças, localizado no centro de Redenção, é um dos principais pontos turísticos da cidade. No topo do monte, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora das Graças e um cruzeiro. Um grupo de monitores será responsável por guiar o passeio. Para chegar ao topo, é preciso subir uma escadaria de 720 degraus, e de lá é possível vislumbrar a beleza da terra pioneira na abolição da escravatura. Resistência física será necessária para concluir o todo o trajeto. Para este passeio é recomendável que levem uma garrafinha d'água, que estejam trajados de roupas leves e que vão bem alimentados!

Realização do Passeio: 15 de março às 8h da manhã (quinta-feira)

Duração: 2h

Valor: R$10,00 inteira e R$ 5,00 meia

* O Pagamento será realizado somente no dia do passeio


MUSEU SENZALA NEGRO LIBERTO

Imagem relacionada

Com a carga histórica cultural forte, o Museu Senzala Negro Liberto situa-se no mesmo local de produção da aguardente Douradinha, no Engenho do livramento, na cidade de Redenção.
O marco histórico deste engenho foi a concessão da carta de alforria aos escravizados, em março de 1883, cinco anos antes da decretação da Lei Áurea. O museu, criado em 2003 e idealizado pela família Muniz Rodrigues que é proprietária do sítio desde 1873, é composto por casa-grande, senzala, canavial, moageira e uma loja (Mercado da Sinhá) na qual o visitante pode degustar da cachaça de produção própria, envelhecida em tonéis de bálsamo por 30 anos. O conjunto arquitetônico do local é conservado desde a época colonial, construído e pensado pelos olhos hegemônicos da Metrópole Portuguesa.

Realização do Passeio: 16 de março às 8h da manhã (sexta-feira)

Duração: 2h

Valor: R$10,00 inteira e R$ 5,00 meia

* O Pagamento será realizado somente no dia do passeio

 

Conectividade

Resultado de imagem para wifi

Wifi gratuito nos Campi


Rede: 3asiluunilab   

senha: silu2018



 Redes Sociais

Resultado de imagem para facebook

Acesse nossa fanpage:

https://www.facebook.com/3asilu/

Apoio



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}