A comunidade acadêmica do Campus Universitário de Abaetetuba iniciou os preparativos para a comemoração do seu aniversário de 35 anos. O evento terá como tema: “Universidade e Responsabilidade Social: O espaço e a memória que nos cercam e nos definem” e será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro. A comemoração contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor, professor Gilmar Pereira; de ex-gestores do campus; de egressos e personalidades importantes que ajudaram na implantação e no desenvolvimento da instituição.
A programação já está fechada e contará com apresentação musical de Ney Viola (artista local), relatos de experiências de aposentados e egressos, sarau com o tema: “História, Memória e cachaça”, com o poeta e escritor abaetetubense Paes Loureiro (a confirmar), mesas-redondas sobre o movimento estudantil, movimentos sociais, ensino, pesquisa e extensão, além de evento cultural com apresentações de música e teatro.
Na avaliação da atual coordenadora do campus, professora Ana Áurea, a comemoração é necessária devido a inestimável importância do Campus Universitário de Abaetetuba para o desenvolvimento da região do Baixo Tocantins. “Ao longo desses 35 anos de existência, esta instituição tem formado profissionais em vários campos do saber, os quais contribuem para o desenvolvimento dos municípios que compõem a região. Temos, inclusive, a satisfação de contarmos, em nosso quadro de pessoal efetivo, com o trabalho especializado de muitos de nossos egressos que retornaram via concurso público para colaborar com esta história de sucesso”, pontua.
Segundo a coordenadora, todo esse ganho social não seria possível sem a dedicação daqueles que, além das atividades de ensino, de administração, coordenam os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, os quais resultam em resultados importantes para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. “Nossas conquistas são inegáveis, mas ainda temos muitos desafios a superar para que alcancemos, cada vez mais, um padrão de altíssima excelência acadêmica. Nosso sentimento é de muita felicidade pelo momento desta celebração”, destaca Áurea.
Matéria publicada na página oficial da Universidade Federal do Pará - Terça, 04 de outubro de 2022, 14h05
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba