No dia 14 de setembro de 2023, o GPAETE - Grupo de Pesquisa em
Avaliação do Ensino Técnico e Engenharia promoverá o II SER - Seminário
Sobre Evasão e Reprovação no Ensino Médio, Técnico e Superior no prédio do
CEFET-MG Nepomuceno, de 08hs. às 17 hs.
O evento da área da Educação ofertará palestras, oficinas e mesa
redonda, nas quais pesquisadores, professores, gestores educacionais,
estudantes e a comunidade externa terão a oportunidade de discutir a importante
temática “Os impactos da pandemia nos processos de ensino e aprendizagem”.
Além dessas atividades, haverá também a exposição de trabalhos
científicos sobre o assunto (modalidade pôster). Os interessados em apresentar
trabalhos poderão submeter as suas propostas do dia 15 de julho até 15 de agosto,
através do endereço eletrônico: sergpaete@gmail.com
SUBMISSÕES DE TRABALHOS ENCERRADAS!
As instruções detalhadas sobre o envio das propostas de trabalho
(modalidade pôster) estão disponíveis em: Informações sobre a submissão de trabalhos
As inscrições como ouvinte estão disponíveis nesse site.
O GPAETE e o CEFET-MG Nepomuceno contam com a sua participação,
inscreva-se gratuitamente!
Trabalhos Aprovados: PÔSTERES
II SER – Seminário de Evasão e Reprovação
CEFET MG – Nepomuceno
SESSÃO PÔSTER
– 14 de setembro de 2023
Apresentação: 10:30 às 11:30h
Exposição: 14:00 às 15:30h
Eixo 1- Impactos psicológicos na educação
Não
houve trabalhos inscritos.
Eixo 2- Desafios e dificuldades no ensino
remoto
·
AS DESIGUALDADES ESCOLARES NA PANDEMIA: OS
IMPACTOS E DESAFIOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
·
PANDEMIA DA COVID-19 E A INCORPORAÇÃO DAS
TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: saberes docentes construídos no
contexto do Ensino Remoto Emergencial
·
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR SERVIDORES
PÚBLICOS DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGÊNCIAL
Eixo 3- Ações para minimizar os impactos negativos da pandemia
· MANUFATURA ADITIVA NO CONSTRUCIONISMO
USANDO MODELAGEM
DIDÁTICA EM 3D
·
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA
MINIMIZAR DEFASAGENS DE APRENDIZADO
·
ESTRATÉGIAS E INOVAÇÕES EDUCACIONAIS:MINIMIZANDO
OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO
·
ADOÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS ATIVAS PARA
A AVALIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
DURANTE O ERE
·
ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DA
PANDEMIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: O USO DE METODOLOGIAS DE
APRENDIZAGEM ATIVA
08:00h - Credenciamento
08:45h - Abertura
09:00h - Palestra: Pandemia, educação e tecnologia: pequenos vislumbres, grandes desafios
10:30h às 11:30h - Sessão de pôsteres
11:30h às 13:00h - Intervalo para o almoço
13:00h - Palestra: Adolescência: Dependências tecnológicas e educação
14:00h às 15:30h - Sessão de pôsteres
14:00h às 16:00h - Oficina: Acolhimento emocional: o lugar da emoção na sala de aula
14:00h às 16:30h - Oficina: Introdução à meditação Mindfulness para educadores
16:00h às 17:00h - Mesa redonda: Impactos da pandemia nas escolas municipais, estaduais e federal de Nepomuceno
17:00h - Encerramento e coffee break
Prazo para submissão: 15/07/2023 a 15/08/2023
Submissões prorrogadas até 31/08/2023!
Modalidade: Resumo expandido
Apresentação: Pôster
Eixos temáticos:
1-
Impactos psicológicos na educação;
2-
Desafios e dificuldades no ensino remoto;
3-
Ações para minimizar os impactos negativos da pandemia.
Submissões pelo email: sergpaete@gmail.com
Informações em:
https://www.nepomuceno.cefetmg.br/2sergpaete