O Seminário Nacional ProfSocio tem como objetivo fomentar um espaço para o compartilhamento das produções discentes do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Nesta segunda edição, continuará priorizando os Grupos de Trabalho para apresentação das pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, além de promover Mesas redondas com a participação de integrantes do corpo docente da Rede ProfSocio e convidados.
O encontro possibilitará aos alunos, professores e interessados no curso a oportunidade de conhecer o que está sendo produzido na Rede a partir das seguintes linhas de pesquisa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas e Práticas de ensino e conteúdos curriculares.
O ProfSocio é um Mestrado Profissional em Rede interessado na produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação. A adesão de mais sete Universidades ao Programa resulta em dezesseis associadas direcionadas para a formação continuada de professores no Ensino de Sociologia na Educação Básica em todo o país.
Nossa programação será composta por mesas redondas e sessões simultâneas para apresentações orais nos Grupos de Trabalho que, neste ano, acontecerão totalmente online. As atividades coletivas com palestrantes serão transmitidas nesta plataforma e em nosso canal do Youtube, Rede ProfSocio. As sessões dos Grupos de Trabalho acontecerão exclusivamente pela plataforma com acesso restrito aos inscritos.
1 - Educação, escola e sociedade
Reúne investigações sobre questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas com a educação e o ambiente escolar, a partir da contribuição das diferentes áreas das Ciências Sociais. Aborda questões, tais como: sistema escolar, desigualdades educacionais, políticas públicas, relações de poder na escola, diversidade e especificidades regionais, violência, evasão escolar, processos identitários e interculturalidade, interfaces entre família e escola, interações entre escola e comunidade.
2 - Juventude e questões contemporâneas
Realiza investigações acerca da condição do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares, relacionada com as questões atuais trabalhadas no âmbito das Ciências Sociais, tais como: sexualidade, trabalho, religião, gênero, cultura, questões étnico-raciais, políticas públicas, direitos humanos, mídias, redes sociais, meio ambiente, consumo urbanidades e ruralidades.
3 - Práticas de ensino e conteúdos curriculares
Reúne investigações voltadas para o entendimento dos elementos que compõe a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de intervenção em sala de aula, as mediações pedagógicas, a transposição do saber científico para o saber escolar, a seleção de conteúdos curriculares, os elementos cognitivos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, as articulações entre pesquisa e ensino, a formação docente, os materiais didáticos, as legislações municipais, estaduais e nacionais, a organização escolar, novas tecnologias de informação, comunicação e seus usos na escola.