II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS

II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS

presencial Charqueadas - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Seminário é um evento científico de abrangência nacional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede do IFSUL. Tem por finalidade propiciar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes que se dedicam às questões relativas à Ciência, Cultura, Tecnologia, e Educação Tecnológica e Profissional. Está organizado em Conferência, Painéis, Grupos Temáticos e apresentações culturais. A conferência de abertura objetiva focalizar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e os desafios presentes atualmente. Os painéis, realizados no período da manhã, serão coordenados de forma a possibilitar o diálogo entre diferentes abordagens. Tanto nas conferências como nos painéis, os participantes terão a oportunidade de dialogar com pesquisadores da região, estado e país. Os Grupos Temáticos (GT) constituem o espaço para o intercâmbio entre pesquisadores, por meio da exposição de pôsteres, da apresentação oral de artigos e também pelo debate ao final das sessões.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Modelo/template para submissões (artigo)

Todos os artigos completos submetidos à avaliação para o evento devem seguir o modelo/template apresentado abaixo:

Clique aqui para fazer download do modelo editável


Trabalhos Aceitos

ARTIGOS

Eixo 1 - Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, formação e qualificação profissional. Reformas em Curso.

Percepções e expectativas dos telefonistas do SAMU Estadual sobre a sua qualificação profissional.
Déborah Sampaio Aragão Saldanha,Carine Bueira Loureiro

Políticas Públicas: refletindo sobre suas influências na escola pública e na educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais.
Sandra Levien,Davi Henrique Rosskopf,Manoel José Porto Júnior

Uma reflexão sobre a relevância social do pisa no brasil.
Mauricio Berns

Orientação Profissional: ampliando olhares, buscando novas contribuições.
Yane Ferreira Machado e Francisco Kelsen de Oliveira

O Ensino Médio Integrado em discussão: considerações sobre a proposta na atualidade.
Paola Cardoso Purin, Gabriel Silveira Pereira, Eloise Bocchese Garcez, Mariana Afonso Ost, Milene Araújo Vitorino e Marcelo Vianna

Análise dos PPC’s dos Cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática do IFRS Campus Osório.
Eloise Bocchese Garcez e Luciana Neves Loponte

O papel da educação física na formação omnilateral: uma contribuição ao debate do ensino médio integrado.
Juliano dos Santos domingues e Manoel José Porto Júnior

Educação profissional e tecnológica: uma ferramenta para o desenvolvimento local.
Anilton Valnei de Aquino Júnior e Maria Raquel Caetano

O IFSul Câmpus Charqueadas: um espaço de emancipação social para comunidade local.
Rosângela Dornelles

O Grêmio Estudantil como Espaço de Representação dos Estudantes: Autonomia, Direitos Humanos e Democracia.
Matheus Felix Ferreira da Silva e Maria Raquel Caetano



Eixo 2 - Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.

Sobre um possível ensino de arte nos IFs como forma de resistência.
Carla Giane Fonseca do Amaral

A Formação Continuada no IFRS: uma análise sobre os eventos formativos como práticas institucionalizadas.
Mariana Afonso Ost, Milene Araújo Vitorino, Paola Cardoso Purin, Gabriel Silveira Pereira, Marcelo Vianna e Eloise Bocchese Garcez

Formação Docente na Educação Integrada: uma caminhada necessária.
Lionei Alves Brocca e Luciana Neves Loponte

O texto digital em prática cooperativa.
Ana Teresinha Elicker

Projeto Pedagógico de Curso do Ensino Médio Integrado em EPT: alguns pressupostos para a sua materialidade na formação dos alunos.
Eliane de Souza Sabatini e Itamar Luís Hammes

Formação omnilateral na etapa do Ensino Médio:  uma análise sobre a proposta de formação.
Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter e Patricia Thoma Eltz

Experiência Vivenciada pelos Docentes na Estruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) –  IFSul Câmpus Passo Fundo.
roseli nunes rico gonçalves e luciana neves loponte

Considerações sobre a educação em direitos humanos, as concepções de paulo freire e o trabalho  como princípio educativo na educação profissional.
Luciane Andressa Zimmer Linck e Marta Helena Blank Tessmann



Eixo 3 -Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica.

Vídeo no Ensino Profissional e Tecnológico: uma revisão sistemática do uso e potencial da mídia audiovisual.
Davi Henrique Rosskopf, Sandra Levien e Lourenço de Oliveira Basso

Diálogos com Tecnologias – Sociedade, Tecnologia e Educação.
Marcelo Vianna, Milene Araújo Vitorino, Mariana Afonso Ost, Paola Cardoso Purin, Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira, Sarah Lima Jaeger e Íris Debastiani de Mello

As metodologias ativas e o ensino híbrido no desenvolvimento da aprendizagem autônoma dos estudantes  da EPT.
Tatiana Vanesca Wasum,Marta Helena Blank Tessmann


Eixo 4 – Diversidades e cultura na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, gênero, inclusão e necessidades especiais.

Os institutos federais e a educação profissional: políticas públicas, ações afirmativas e inclusão social.
Antônio Soares Júnior da Silva e ,Patricia Thoma Eltz

Análise das políticas inclusivas para alunos surdos do Instituto Federal Sul-rio-grandense: relação com as políticas inclusivas no âmbito nacional voltadas às pessoas surdas.
Margareth Kayser Pereira e Lourenço de Oliveira Basso

Uma analise das inclusões de pessoas deficientes:  estamos no caminho correto?
Edson Roberto Pessel

Juventudes em cena: narrativas fotoetnográficas.
Cristiano Soares Vianna e Daniela Medeiros de Azevedo Prates

Uma abordagem teórica sobre a origem dos estudos culturais  no brasil e no mundo.
William Frederico Martins Rodrigues

Projeto de Ensino Integra IF!: um relato de experiência.
Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira, Mariana Afonso Ost, Marcelo Vianna, Milene Araújo Vitorino e Paola Cardoso Purin

O estudante emancipado.
Scheila Nunes Meira

A democratização do acesso  à educação profissional científica e tecnológica e o fenômeno das evasões/desistências.
Lucimeire Silva Staats e Daniela Medeiros de Azevedo Prates

Análise de conteúdo de questionário piloto sobre as histórias em quadrinhos como instrumento pedagógico contra a xenofobia.
José Ricardo Gonçalves da Costa e Marta Helena Blank Tessmann





RESUMOS

Eixo 1 - Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, formação e qualificação profissional. Reformas em Curso.

Repercussões do programa profuncionário: olhares de egressas.
Michele Roos Marchesan e Silvana Neumman Martins

Eixo 2 - Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.

Formação continuada saberes em diálogo na construção do ensino médio integrado.

Ticiana Cougo Cardoso, Joseline Tatiana Both e Itamar Luís Hammes

Rodas de conversa na educação profissional: A construção de um espaço de diálogo para preservar vidas.
Lílian Kétli de Souza e Maria Raquel Caetano

Iniciativas de interdisciplinaridade no primeiro ano do Curso Técnico em Controle Ambiental do IFSul Camaquã.
Fedra Gidget Obeso Quijano Kruger e Sandra Beatriz Salenave de Brito


Eixo 4 – Diversidades e cultura na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, gênero, inclusão e necessidades especiais.

Uma abordagem teórica sobre a origem dos estudos culturais no brasil e no mundo.
William Frederico Martins Rodrigues

Mulheres no proeja: uma aproximação a partir das histórias de vida.
Aline Severo da Silva,Cristhianny Bento Barreiro,Joseline Tatiana Both

Narrativas dos sujeitos do proeja do curso secretariado do ifsul campus venâncio aires.
Ruti Angela Barbosa Oliveira


Projeto nivela if!: conhecimento, integração e acolhimento no ensino médio integrado.
Paola Cardoso Purin, Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira, Marcelo Vianna, Mariana Afonso Ost e Milene Araújo Vitorino

Relato de uma experiência de educação inclusiva vivenciada no ifsul – câmpus lajeado.
Helena Miranda da Silva Araújo, Malcus Cassiano Kuhn, Michele Roos Marchesan e Ana Paula Colares Flores Moraes

Estudar, ler e escrever: a experiência do grupo de estudo de justiça restaurativa do instituto federal sul rio-grandense.
Scheila Nunes Meira e Mara Sirlei Lemos Peres


Relações de gênero na educação profissional tecnológica: análise das violências sofridas por mulheres no campus sapucaia do sul do ifsul.
Gislaine Gabriele Saueressig e Daniela Medeiros de Azevedo Prates

A importância da educação inclusiva na rede regular de ensino.
William Frederico Martins Rodrigues

Núcleo de gênero e diversidade do campus sapucaia do sul/ifsul: política pública construindo caminhos de respeito e tolerância.
Marlise Sozio Vitcel e Gislaine Gabriele Saueressig


Comitê Técnico-Científico

Dr. Carlos Emílio Padilla Severo

Dra. Cristiany Bento Barreiro

Dra. Daniela Medeiros de Azevedo Prates 

Dr. Itamar Luís Hammes

Dra. Joseline Tatiana Both

Dr. Lourenço de Oliveira Basso

Dra. Luciana Neves Loponte

Dra. Maria Raquel Caetano

Dra. Marta Helena Blank Tessmann

Dr. Manoel Porto Junior

Dra. Patrícia Mendes Calixto

Dra. Patrícia Thoma Eltz

Equipe

Coordenadora geral:

Dra. Patricia Mendes Calixto 


Comissão organizadora: 

Dr. Carlos Emílio Padilla Severo

Dr. Itamar Luís Hammes 

Dr. Lourenço de Oliveira Basso

Dra. Maria Raquel Caetano

Dra. Marta Helena Blank Tessmann

Mestranda Janaina Vargas Escouto 

Discente Ciro Roberto da Rocha Krigger 

Discente Itamara Berbigier 


Presidente do comitê técnico-cientifico: 

Dra. Luciana Neves Loponte 


Apoio Administrativo: 

Mestranda Lucimeire Silva Staats

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}