Anilton Valnei de Aquino Júnior e Maria Raquel Caetano
O IFSul Câmpus Charqueadas: um espaço de emancipação social para comunidade local. Rosângela Dornelles
O Grêmio Estudantil como Espaço de Representação dos Estudantes: Autonomia, Direitos Humanos e Democracia. Matheus Felix Ferreira da Silva e Maria Raquel Caetano
Eixo 2 - Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.
Sobre um possível ensino de arte nos IFs como forma de resistência. Carla Giane Fonseca do Amaral
A Formação Continuada no IFRS: uma análise sobre os eventos formativos como práticas institucionalizadas. Mariana Afonso Ost, Milene Araújo Vitorino, Paola Cardoso Purin, Gabriel Silveira Pereira, Marcelo Vianna e Eloise Bocchese Garcez
Formação Docente na Educação Integrada: uma caminhada necessária. Lionei Alves Brocca e Luciana Neves Loponte
O texto digital em prática cooperativa. Ana Teresinha Elicker
Projeto Pedagógico de Curso do Ensino Médio Integrado em EPT: alguns pressupostos para a sua materialidade na formação dos alunos. Eliane de Souza Sabatini e Itamar Luís Hammes
Formação omnilateral na etapa do Ensino Médio: uma análise sobre a proposta de formação. Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter e Patricia Thoma Eltz
Experiência Vivenciada pelos Docentes na Estruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) – IFSul Câmpus Passo Fundo. roseli nunes rico gonçalves e luciana neves loponte
Considerações sobre a educação em direitos humanos, as concepções de paulo freire e o trabalho como princípio educativo na educação profissional. Luciane Andressa Zimmer Linck e Marta Helena Blank Tessmann
Eixo 3 -Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica.
Vídeo no Ensino Profissional e Tecnológico: uma revisão sistemática do uso e potencial da mídia audiovisual.
Davi Henrique Rosskopf, Sandra Levien e Lourenço de Oliveira Basso
Diálogos com Tecnologias – Sociedade, Tecnologia e Educação.
Marcelo Vianna, Milene Araújo Vitorino, Mariana Afonso Ost, Paola Cardoso Purin, Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira, Sarah Lima Jaeger e Íris Debastiani de Mello
As metodologias ativas e o ensino híbrido no desenvolvimento da aprendizagem autônoma dos estudantes da EPT.
Tatiana Vanesca Wasum,Marta Helena Blank Tessmann
Eixo 4 – Diversidades e cultura na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, gênero, inclusão e necessidades especiais.
Os institutos federais e a educação profissional: políticas públicas, ações afirmativas e inclusão social. Antônio Soares Júnior da Silva e ,Patricia Thoma Eltz
Análise das políticas inclusivas para alunos surdos do Instituto Federal Sul-rio-grandense: relação com as políticas inclusivas no âmbito nacional voltadas às pessoas surdas. Margareth Kayser Pereira e Lourenço de Oliveira Basso
Uma analise das inclusões de pessoas deficientes: estamos no caminho correto? Edson Roberto Pessel
Juventudes em cena: narrativas fotoetnográficas. Cristiano Soares Vianna e Daniela Medeiros de Azevedo Prates
Uma abordagem teórica sobre a origem dos estudos culturais no brasil e no mundo. William Frederico Martins Rodrigues
Projeto de Ensino Integra IF!: um relato de experiência. Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira, Mariana Afonso Ost, Marcelo Vianna, Milene Araújo Vitorino e Paola Cardoso Purin
O estudante emancipado. Scheila Nunes Meira
A democratização do acesso à educação profissional científica e tecnológica e o fenômeno das evasões/desistências. Lucimeire Silva Staats e Daniela Medeiros de Azevedo Prates
Análise de conteúdo de questionário piloto sobre as histórias em quadrinhos como instrumento pedagógico contra a xenofobia. José Ricardo Gonçalves da Costa e Marta Helena Blank Tessmann
RESUMOS
Eixo 1 - Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, formação e qualificação profissional. Reformas em Curso.
Repercussões do programa profuncionário: olhares de egressas. |
Michele Roos Marchesan e Silvana Neumman Martins |
Eixo 2 - Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.
Formação continuada saberes em diálogo na construção do ensino médio integrado.
Ticiana Cougo Cardoso, Joseline Tatiana Both e Itamar Luís Hammes |
Rodas de conversa na educação profissional: A construção de um espaço de diálogo para preservar vidas.
Lílian Kétli de Souza e Maria Raquel Caetano
Iniciativas de interdisciplinaridade no primeiro ano do Curso Técnico em Controle Ambiental do IFSul Camaquã.
Fedra Gidget Obeso Quijano Kruger e Sandra Beatriz Salenave de Brito |
|
|
|
|
Eixo 4 – Diversidades e cultura na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, gênero, inclusão e necessidades especiais.
Uma abordagem teórica sobre a origem dos estudos culturais no brasil e no mundo.
William Frederico Martins Rodrigues |
|
Mulheres no proeja: uma aproximação a partir das histórias de vida. |
Aline Severo da Silva,Cristhianny Bento Barreiro,Joseline Tatiana Both |
Narrativas dos sujeitos do proeja do curso secretariado do ifsul campus venâncio aires.
Ruti Angela Barbosa Oliveira |
|
|
Projeto nivela if!: conhecimento, integração e acolhimento no ensino médio integrado.
Paola Cardoso Purin, Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira, Marcelo Vianna, Mariana Afonso Ost e Milene Araújo Vitorino
Relato de uma experiência de educação inclusiva vivenciada no ifsul – câmpus lajeado.
Helena Miranda da Silva Araújo, Malcus Cassiano Kuhn, Michele Roos Marchesan e Ana Paula Colares Flores Moraes |
Estudar, ler e escrever: a experiência do grupo de estudo de justiça restaurativa do instituto federal sul rio-grandense.
Scheila Nunes Meira e Mara Sirlei Lemos Peres |
|
|
Relações de gênero na educação profissional tecnológica: análise das violências sofridas por mulheres no campus sapucaia do sul do ifsul.
Gislaine Gabriele Saueressig e Daniela Medeiros de Azevedo Prates |
|
A importância da educação inclusiva na rede regular de ensino.
William Frederico Martins Rodrigues |
Núcleo de gênero e diversidade do campus sapucaia do sul/ifsul: política pública construindo caminhos de respeito e tolerância.
Marlise Sozio Vitcel e Gislaine Gabriele Saueressig |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|