A Jornada de Pesquisadoras tem como objetivo valorizar o papel das mulheres na ciência, promovendo um ambiente de apoio, inspiração e troca de experiências para futuras gerações. A iniciativa surge da necessidade de enfrentar os desafios ainda vivenciados por cientistas do gênero feminino, como as desigualdades nas publicações acadêmicas, a sub-representação em cargos de liderança e as dificuldades no acesso a financiamentos.
O evento também busca fortalecer a interação entre pesquisadoras consolidadas e jovens cientistas, fomentando colaborações e impulsionando o avanço da pesquisa, especialmente nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Inspirada na “Jornada de Investigadoras de Castilha y León”, realizada anualmente na Espanha sob a coordenação das professoras doutoras María Luz Rodríguez Méndez e Cristina García Cabezón, a primeira edição nacional aconteceu em 2024, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente (SP), idealizada e coordenada pelas pesquisadoras Dra. Priscila Aléssio e Dra. Cibely da Silva Martin.
Tanto no Brasil quanto na Espanha, a Jornada tem como missão central promover a divulgação científica de pesquisas desenvolvidas por mulheres, ampliando sua visibilidade e fortalecendo as redes de colaboração femininas na ciência.
Sua segunda edição será realizada nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, no Campus da Unesp de Bauru e além das professoras acima, será também coordenada pelas Profs. Drs. Marina Piacenti da Silva (FC), Giulliana Mondelli (FEB) e Fernanda Henriques (FAAC).