O Programa de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoverá nos dias 26 e 27 de agosto 2022 o II EPAVA – Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba.
Focado na educação inclusiva e equitativa de qualidade, o II EPAVA objetiva reunir atividades docentes, das mais diversas áreas do saber, que promovam reflexões sobre o papel da escola, por meio das linguagens. O enfoque será oportunizar transformações que superem os limites do progresso do mundo moderno, sobretudo, a subordinação e a homogeneização das culturas que tanto restringem o desenvolvimento das camadas mais marginalizadas da sociedade. Em outras palavras, trata-se de ações docentes, discentes e de gestores que contemplem, por exemplo, atividades artísticas, confecção de material didático, projetos experimentais envolvendo matemática, biologia, física, química, dentre outros, em prol da democratização do saber.
A proposta do II EPAVA está pautada na temática dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (2015) (ONU), ou seja, Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 11). O evento focaliza as linguagens como recursos promotores da educação transformadora, de modo que oportunidades do bem-viver (ACOSTA, 2016) sejam mais bem democratizadas. Mais particularmente, o encontro discute a produção de conhecimentos relacionados às Linguagens, à Matemática, às Ciências da Natureza e às Ciências Humanas, do Ensino Fundamental e do Médio, de forma colaborativa, a partir da pluralidade do mundo contemporâneo. Tendo a diversidade como eixo central, o conceito bem-viver (ACOSTA, 2016), inspirado nas lutas indígenas, fundamenta-se na prática da desconstrução de vozes e ações opressoras como manifestações de posturas acríticas, colonizadoras, elitistas, sectárias, autoritárias e dogmáticas. Na contramão, o bem-viver propõe a construção coletiva de novas realidades ante o progresso mundial desordenado e destoante que alimenta cada vez mais a desigualdade social e aumenta exponencialmente as ameaças ao meio ambiente.
Organizado com oficinas, palestras, minicursos, lançamento de livros, mesas-redondas, e comunicações, "Linguagens da educação transformadora: oportunidades coletivas do bem-viver" será um acontecimento acadêmico multidisciplinar. Durante o evento, professores, pesquisadores, alunos, coordenadores, bem como outros profissionais do contexto educacional poderão compartilhar experiências, refletir sobre o papel da linguagem para a democratização dos saberes e, certamente, construir novos conhecimentos e realidades. O evento será 100% online.