Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 2ª Edição

Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 2ª Edição

online Este é um evento online

Sobre o evento


O paradigma eurocêntrico que orientou o desenvolvimento das ciências ditas exatas estabeleceu, para além de seus conteúdos disciplinares, determinados ideais em torno daquelas pessoas que estariam aptas a engajar-se neste empreendimento. As características que são usualmente associadas à figura “dO cientista”, e mesmo a dO professor de matemática espelham uma encruzilhada de normas sociais historicamente contingentes. Este profissional é facilmente representado no imaginário popular como um homem branco, cisgênero, heterossexual, cristão, de classe média ou alta, neurotípico e sem deficiências de quaisquer naturezas. Além disso, atributos como razão, inteligência acima da média, persistência na condução das pesquisas e amplo uso de ferramentas matemáticas para produção de conhecimento, cooperam para conferir ao cientista o privilégio de “dizer a verdade”. Portanto, os discursos produzidos pelas ciências ditas exatas circulam na sociedade dotados de “efeitos de verdade”, ao mesmo tempo em que estabelecem os critérios para determinar a “certeza” dos discursos produzidos por outras instâncias sociais. Tais estereótipos sobre o que significa “ser cientista” limitam, por sua vez, a forma como as pessoas se relacionam com as diversas áreas científicas, em particular, com a matemática e com a física. Ao longo das últimas décadas temos testemunhado um crescimento significativo de pesquisas denunciando casos de violência sofridos muitas vezes por mulheres, pessoas negras e, mais recentemente, por dissidentes das cis-heteronormas (pessoas LGBT+) quando do estudo de algum ramo dessas ciências ditas exatas. Outras pesquisas têm buscado ainda explicitar como a visão estereotipada dO cientista atua como ficção reguladora responsável por moldar subjetividades e conferir privilégios a determinados corpos em detrimento de outros. É urgente reconhecer essas ciências ditas exatas, como a matemática, como produções humanas, histórico-cultural e socialmente situadas, e que espelham as humanidades e intencionalidades políticas de quem as produz. A matemática e áreas afins devem ser “estranhadas” (na perspectiva dos Estudos Queer), assim como as práticas de ensino, para não reproduzir e naturalizar os estereótipos associados a quem se dedica e costuma ter sucesso nelas, desracializando-as, desgenerificando-as e dessexualizando-as, pelo menos. Mais que isso, criando mecanismos de fomento, visibilização e reconhecimento de corpos políticos contra-hegemônicos na produção e recriação dessas áreas a partir da valorização das diferenças. Epistemologias outras são urgentes, assim como currículos outros. 

Na 1ª Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (E²GSEM) - evento internacional realizado entre 17 e 21 de junho de 2024, particularizamos a temática para o campo da Educação Matemática, área que se dedica - em poucas palavras - a compreender processos de produção, de ensino e de aprendizagem de matemática, de modo histórico, político e socioculturamente situado. Na 1ª E²GSEM buscamos refletir sobre que papeis podem ter meninas e mulheres e pessoas LGBT+ nos campos da Matemática e da Educação Matemática. Discutimos sobre representatividade, sobre interseccionalidade, sobre como criar e manter ambientes seguros para que essas e outras minorias sociais possam se sentir confortáveis ao escolher essas áreas profissionalmente.

Na 2ª E²GSEM, queremos seguir tendo a oportunidade de conhecer melhor os campos dos Estudos de Gênero e Sexualidades, dos Feminismos, dos Estudos Queer, das Mulheridades e Masculinidades, das Epistemologias Trans e demais assuntos que se articulem ao escopo do evento, ampliado em perspectivas interseccionais, pensando junto gênero e sexualidade: classe, raça, território, origem cultural, neurodivergência, deficiência, religiosidade, faixa etária etc. Nos interessa discutir o papel político da (Educação) Matemática, visando uma formação que prepare profissionalmente docentes a planejarem e implementarem aulas de matemática que considerem e valorizem as diferenças, que sejam antidiscriminatórias, em particular, antimachistas, antissexistas, antiLGBT+fóbias, anticapacitistas, antirracistas etc.

A 2E²GSEM terá como evento satélite o Dia LGBTQIA+ nas Ciências e Matemática: por uma ciência mais diversa e inclusiva, que será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dia 18 de novembro de 2025. Clique no link em azul para se inscrever neste evento!

A carga-horária de certificação de participação no evento será de 30h.

Fique atualizada/e/o sobre a 2E²GSEM no Instagram @matematiqueer!

Sobre a submissão de trabalhos e publicação dos Anais

Convidamos todas/es/os a submeterem trabalhos (resumos entre 250 e 1000 palavras) compartilhando uma reflexão teórica, pesquisa concluída ou em andamento, ou fazendo um relato de experiência de ensino ou extensão no campo dos Estudos de Gênero e Sexualidades e suas Interseccionalidades em Educação Matemática, ou que tenha como protagonistas meninas, mulheres, pessoas LGBT+ ou outras minorias sociais historicamente marginalizadas no campo das ciências ditas exatas. Também serão bem-vindos textos articulando o tema do evento com as áreas com formação docente, currículo, inclusão, história da matemática e da educação matemática etc. 

Também estamos aceitando propostas de oficinas para serem realizadas nas manhãs do evento.

Atenção: para a submissão de trabalho, todas as pessoas autoras devem estar inscritas no evento.

Todos os trabalhos aprovados, e que forem apresentados, serão publicados nos Anais do Evento. As pessoas autoras que apresentarem seus trabalhos, estão convidadas, em até 60 dias após a realização do evento, a submeter uma versão completa (entre 8 e 12 páginas incluindo referências) para publicação nos Anais. As que não desejarem, terão apenas seus resumos publicados.

Inscrições

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