2º Colóquio de Educação Inclusiva do IFMS

2º Colóquio de Educação Inclusiva do IFMS

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Sobre o evento

O 2º Colóquio de Educação Inclusiva foi planejado pelo NAPNE do IFMS dos Campi Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas e tem o objetivo principal de refletir sobre a educação inclusiva no ensino regular do IFMS e demais instituições de ensino no Mato Grosso do Sul. 

O evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2022 em alusão ao dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e o curso de formação continuada nos dias 07, 09 e 11 de novembro de 2022. 

Será um evento totalmente online, as palestras acontecerão pelo You Tube e o curso de formação continuada pelo Google Meet onde contará com o apoio da equipe de intérpretes do IFMS para a acessibilidade. 

As palestras serão para todo o público externo e também interno e o curso de formação continuada é voltado apenas para o público interno e mais específico da área da educação do IFMS. 

As inscrições para as palestras e o Minicurso  de formação continuada serão realizadas através da Plataforma Even3. 

Todos os participantes que se inscreverem no 2º Colóquio de Educação Inclusiva  receberão certificados.

                                                                  


                                                                      

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}












Equipe Organizadora

Andressa dos Santos Vitorino

Cursando técnico em agricultura no Campus Naviraí



Angélica Nogueira do Nascimento Vasconcellos Xavier

Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras (UFMS) e Pós-Graduação Lato Sensu em LIBRAS (UniPiaget), Graduação em Formação Pedagógica de Docentes da Educação Profissional em Nível Médio pelo Instituto Federal de São Paulo (2016) e Graduação em Administração pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2012). Atualmente é tradutora e interprete de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, administração, desenvolvimento e inovação, Libras e Incubadora.



Anselmo Silva Socorro

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2008). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2010). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Paranaíba - FIPAR (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Paranaíba/MS (2019). Atua como psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campus Coxim.



Profª Me. Jozil dos Santos

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela UEPG (2006); Especialização em Educação Especial Inclusiva pela SOCIESC (2009); MBA em Gestão Escolar pela USP/ESALQ (2019) e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad de San Lorenzo (2018), Paraguai, com título reconhecido na área da Educação pela UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil. Desde 2011, é professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí. Ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para estudantes do Curso Técnico Integrado de Informática para Internet e do Curso Técnico Integrado de Agricultura, e também do Curso de Manutenção e Suporte em Informática (Modalidade PROEJA). É docente no curso de Pós-Graduação na Especialização em Docência para a Educação Profissional Científica e Tecnológica do IFMS Campus Naviraí. Faz parte do Corpo Docente do CENID (Centro de Idiomas) do IFMS Campus Naviraí ministrando Língua Espanhola desde 2022. É coordenadora do NAPNE - Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educativas específicas (Portaria nº 69 de 05 de outubro de 2021). É autora do livro Práticas de leitura e interpretação de textos: um olhar sociointeracionista pela Editora Appris em 2020 (Pesquisa de Mestrado). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, alfabetização de jovens e adultos, ensino de espanhol, língua portuguesa e literatura, ensino regular, ensino superior e educação especial inclusiva. Sua linha de pesquisa é na área de ensino-aprendizagem.

 


Max Millian Rodrigues do Nascimento

Graduando do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Três Lagoas. Integra a equipe técnica, e de organização do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Tecnologia Assistiva (LEPTA), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde atua no gerenciamento de dados, informações e organização de ações internas e de extensão universitária.

 

Samyra Jamilli Prestes

Estudante do curso técnico médio integrado em informática no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

 


Tania Marcia Pereira da Silva Fujii

Graduada em Pedagogia. Pós Graduada em Educação Especial, Psicopedagogia Clinica e Institucional, Tecnologia e Educação EaD e LIBRAS. Possui experiência na modalidade da Educação Especial, em Sala de Recursos Multifuncional, Atendimento Educacional Especializado na codocência/coensino e em Tradução e Interpretação de Língua Portuguesa/LIBRAS e vice-versa. Faz parte como pesquisadora no grupo: " Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica, do(a) Instituto Federal de São Paulo". Atuação nas seguintes áreas: Educação, Inclusão, Multiculturalidade, Interculturalidade.


 

 

  Willian Penante da Cruz

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Assis (2012). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2019). Atualmente é psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus de Naviraí. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Psicoterapia de Grupo e Individual), Psicologia Social (Políticas Públicas e Projetos Sociais) e Psicologia Escolar e Educacional.

 


 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}