Promovido por uma parceria entre Instituto Lemann, Centro
Lemann e Núcleo de Estudos Raciais (Neri) do Insper, evento levará grandes
nomes da pesquisa e do debate educacional brasileiro à sede do Insper no dia 22
de agosto, em São Paulo.
Estão abertas as inscrições para o evento “Diálogos pela
Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, agenda criada em
parceria entre Instituto Lemann, Centro Lemann e Insper com o objetivo de
articular pesquisadoras(es), lideranças educacionais e especialistas para
compartilhar e potencializar a inserção da equidade na agenda de pesquisa
aplicada voltada à Educação Básica.
Com data marcada para o próximo dia 22 de agosto, no Insper,
o encontro tem inscrições gratuitas e limitadas para pesquisadoras(es),
comunicadoras(es), lideranças nacionais especialistas em educação e em equidade
e investidoras(es) em pesquisa aplicada dos setores público e privado.
Diálogo
Embora as desigualdades de aprendizagem seja um fato
indiscutível, seu enfrentamento ainda necessita de mais diálogos e produção de
pesquisa aplicada. Ao mesmo tempo, é necessário que lideranças políticas e
educacionais estejam comprometidas com soluções para vencer esse desafio e
possuam subsídios robustos para tomar decisões que tragam respostas efetivas
para os problemas.
Por isso, as instituições organizadoras do evento vão
proporcionar um dia de discussões e debates para refletir sobre as diferentes
perspectivas que envolvem o papel da pesquisa aplicada no trabalho de quem
decide os destinos da educação, para que possa ser acessada por todas(os)
estudantes, sem exceção.
O primeiro painel, “Desafios para promover equidade na
educação por meio da pesquisa aplicada”, terá a participação de do Teachers College, Columbia, Martin Carnoy,
de Stanford, e Michael França, do Núcleo de Estudos Raciais do Insper – Neri,
com mediação de Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann.
Na segunda parte da manhã, 18 pesquisadoras(es) de
diferentes instituições de três regiões do Brasil compartilharão resultados de
pesquisas realizadas no País. Entre essas(es), equipes que receberam fomento do
Centro Lemann (Chamada Aberta 2022) apresentarão seus trabalhos finais. A
mediação será de Guilherme Lichand, pesquisador de Stanford à frente da plataforma
Equidade.info, e Tatiane Cosentino, pesquisadora da UFSCar, membro do Comitê de
Especialistas do Centro Lemann e consultora para acompanhamento do Programa de
Fomento do Centro Lemann.
À tarde, no painel “Pesquisa, educação integral e
desigualdades”, Daniel Duque, pesquisador do Neri/Insper e da Norwegian School
of Economics, Ricardo Paes de Barros, do Insper, e Roberta Biondi, do
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da FEA-RP/USP –
Lepes, abordarão a educação integral sob
as lentes da equidade, a partir dos achados de suas pesquisas. A mediação será
de Carolina Ilídia, gerente de educação do Instituto Lemann.
Em seguida, no painel “Parcerias para fomentar pesquisa
aplicada e promover equidade: cenário e oportunidades”, Zara Figueiredo, secretária
de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e
Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, secretária de
Educação Básica no MEC, Iara Rolnik, diretora de programas no Instituto
Ibirapitanga, e Matheus Gato, coordenador de projetos e pesquisador do
Afrocebrap, vão conversar com Daniel De Bonis, diretor de Conhecimento, Dados e
Pesquisa do Instituto Lemann, sobre como realizar, investir e utilizar pesquisa
aplicada na tomada de decisão.
Para encerrar as exposições do dia, Chico Soares, professor
emérito da UFMG, Priscilla Bacalhau, pesquisadora da Escola de Economia da FGV
e colunista da Folha, além de Guilherme Lichand, de Stanford, realizarão o
painel “Dados e indicadores para promover equidade”, para refletir sobre a
importância de dados e indicadores na redução de desigualdades e na promoção da
equidade na Educação Básica.
Sobre as instituições organizadoras do evento
O Instituto Lemann é uma organização de filantropia familiar
cuja atuação está fundamentada em dois focos estratégicos: educação e
lideranças. Desde o plano de longo prazo desenhado em 2021 tem compromisso
transversal com a equidade, especialmente racial. Historicamente, o Instituto Lemann investe em universidades, por meio de bolsas de estudos e fomento à
pesquisa, apoiando Programas e Centros dentro e fora do país, em especial para
a realização de pesquisas e formação de lideranças voltadas à transformação do
Brasil em uma nação mais justa e avançada para todas(os). Parte de seu plano para
os avanços da educação até 2031 é ampliar a discussão e a produção de pesquisa
sobre equidade na educação, fortalecendo o ecossistema e os debates para os
próximos anos, com compartilhamento de aprendizados e conhecimentos.
O Centro Lemann é uma organização independente, apartidária
e global idealizada pelo Instituto Lemann e inspirada pelo município de Sobral,
no Ceará. Nossa razão de existir está em apoiar e motivar a formação de
lideranças políticas e educacionais para que promovam Educação Básica de qualidade
com equidade no Brasil e no sul global. Também fomentamos a produção de
conhecimento aplicado para que as lideranças possam tomar decisões com base em
dados e evidências.
O Insper é uma instituição independente e sem fins
lucrativos, que tem como visão ser referência em educação e geração de
conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisa nas áreas de
Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas, Tecnologia e
Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória
profissional: graduação (Administração, Direito, Economia, Engenharia e Ciência
da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs,
programas da área de Direito, Mestrados Profissionais) e Educação Executiva
(programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as
necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper
atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em
estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação,
inovação, finanças e gestão. A escola tem as certificações de qualidade da
Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of
MBAs (AMBA) e EFMD Quality Improvement System (EQUIS).
O Núcleo de Estudos Raciais (Neri) é uma rede voltada para a
produção e difusão de pesquisas e evidências empíricas. A partir de uma
rigorosa análise dos dados, apoia o debate público de modo multitemático,
buscando entender as diversas dimensões que afetam a mobilidade social do Brasil,
e como as desigualdades se manifestam e se reproduzem. A missão do núcleo é
contribuir para que o resultado da vida das(os) brasileiras(os) não seja um
reflexo do lugar onde nasceram, da renda, da classe social, do gênero e da
raça. Faz parte do Insper.
Link da programação