Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc) - políticas autoritárias e democracia: questões urgentes para a Educação

Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc) - políticas autoritárias e democracia: questões urgentes para a Educação

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CONPEduc 2022




QUESTÕES URGENTES – ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (CONPEDUC) - POLÍTICAS AUTORITÁRIAS E DEMOCRACIA

 


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

RONDONÓPOLIS

2023

 

QUESTÕES URGENTES – ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (CONPEDUC) - POLÍTICAS AUTORITÁRIAS E DEMOCRACIA

 

 

 

 

 

Aguinaldo Rodrigues Gomes

Robson Pereira da Silva

(orgs.)

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

RONDONÓPOLIS

2023

 

 

 

 


 

 

 

SUMÁRIO (clique no título para abrir o respectivo texto)

1.       A (RE)PRODUÇÃO DA CISGENERIDADE NAINSTITUIÇÃO FAMILIAR E INFLEXÕES DECOLONIAIS QUE DEFENDAM CRIANÇAS LGBT

Lissa Carvalho de Souza

Raquel Gonçalves Salgado

 

2.       A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ESTRUTURADO DEENSINO E OS NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DEENSINO NO MATO GROSSO

Elisângela da Silva Lima

 

3.       NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES EEXPERIENTES: CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES FORMATIVAS PARA ODESENVOLVIMENTOPROFISSIONAL DOCENTE

Ronaldo Pereira Da Costa

Juliana De Castro Fonseca

Tatiane Souza Alves

 

4.       AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE ASCRIANÇAS, SEUS CORPOS E SEU JEITO DE ESTAR NO MUNDO, NA NATUREZA E NOS ESPAÇOSDE REFERÊNCIA, PÓS PANDEMIA.

Paola Simone Alves da Silveira

Renata da Penha Coelho mata

Elni Elisa Willms

 

5.       CADÊ A BRINCADEIRA QUE ESTAVA AQUI?APOSTILAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – UM RETROCESSO

Roseni Da Rosa

 

6.       A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR NAARTICULAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO DA ESCOLA

Carmem Alessandra Rodrigues Gomes

 

7.       CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO: INFLUÊNCIAS EINCIDÊNCIAS NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL BRASILEIRO

Magna Aparecida Unas Dias

Cancionila Janzkovski Cardoso

 

8.       O SEDUTOR JOGO DE MÁSCARAS, ILUSÕES EAPARÊNCIA: A MASSIFICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS E AS BRECHAS DO AUTORITARISMO

Guilherme Gustavo Henrique Salvati

Sirlande Telis da Cunha

 

9.       RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINOREMOTO EM UMA ESCOLAPÚBLICA DE MATO GROSSO NO OLHAR DE UMA COORDENADORAPEDAGÓGICA

Cleide Pereira Gonçalves

 

10.    ADORO CONVERSAR COM A POESIA ELA SEMPRE MECONTA ALGO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA

Luciana Alexandre Ribeiro Rodrigues

Fabiana Trindade Silvério

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

 

11.     JUVENTUDE NEGRA: ENTRE O TRABALHO E APERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Ludmilla de Oliveira Santos

Giovana da Silva Macedo

Ariel Costa dos Santos

 

12.    LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA PARA OENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA DA COVID-19

Thais Aparecida Amaral

Liane Mendes de Abreu Martins

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo

 

13.    DESIGUALDADES SOCIAL E EDUCACIONAL: RELATODE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LEITURA APÓS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Lucimara Lima de Souza Carvalho

Magna Aparecida Unas Dias

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

 

14.    FISSURANDO O CURRÍCULO PARA INCLUIR APARTIR DOS SABERES DA DEFICIÊNCIA: ENTRE RESISTÊNCIAS E POTÊNCIAS

       Rafaela Dos Santos Da Silva Araujo

 

15.    ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: UMAEXPERIÊNCIA EM PROL DA DESCOLONIZAÇÃO MENTAL

Pedro Alexander Cubas Hernández

 

16.    ITINERÁRIOS FORMATIVOS VIAINTERDISCIPLINARIDADE COM ENFOQUE A NORMATIVIDADE DA BNCC

Marta Regina Ferreira de Morais

Delmaci Souza da Silva

Nathália Marques da Conceição

 

17.    MAFALDA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DELÍNGUA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Liane Mendes de Abreu Martins

Thais Aparecida Amaral

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo

 

18.    O CONTROLE COMO FANTASIA: UMA LEITURA DABNCC

Guibison da Silva Cruz

Delmaci Souza da Silva

Marta Regina Ferreira de Morais

 

19.    O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL: ORACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR

Erica Ferreira da Silva

Guilherme Gustavo Henrique Salvati

 

20.   ARTE E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Regina Ridão Ribeiro de Paula

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

 

21.    REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA NACIONAL DAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Thais Silva Rodrigues  

Helena Cristina Dias Magalhães   

Vitor Silva Rodrigues

 

22.   REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO LEITORA A PARTIRDA OBRA “QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA”

Fabiana Trindade Silvério

Luciana Alexandre Ribeiro Rodrigues

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

 

23.   HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO NOCMEI ANTERINA: A PRÁTICA REFLEXIVA E A RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO  DOS PROFESSORES  DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Jacirene Lima Pires dos Santos

Patrícia Kenf






O Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc) é uma realização anual do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis, desde 2010 e, a cada ano, tem aumentado a sua abrangência, tanto em número de inscritos quanto na amplitude de seu alcance. Pesquisadores da graduação e pós-graduação, tanto de Mato Grosso quanto de outros Estados, principalmente da região Centro-Oeste, têm participado para divulgar suas pesquisas, debater sobre a produção de conhecimento no campo educacional e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a educação escolar, notadamente a pública. Desde de 2010, os temas abordados nas edições anuais do CONPEduc foram: Formação para a Pesquisa (2010); Escola, comunidade e universidade: demandas e cenários contemporâneos (2011); Educação é cidadania (2012); Tempos de vida, cultura e educação (2013); Políticas Educacionais: diálogos necessários (2014); Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em questão (2015); Educação e diversidade (2016); Política e Educação: desafios contemporâneos (2017); Educação e resistência em tempos de crise política (2018); Educação e Direitos (2019). Em 2020, excepcionalmente, não houve a edição do evento devido à pandemia de Covid-19. A décima primeira edição do CONPEduc, em 2021, teve como tema “Estado, educação e dispositivos de vigilância: desafios e perspectivas contemporâneas”. Já décima segunda edição do CONPEduc, em 2022, tem como tema “Políticas autoritárias e democracia: questões urgentes e emergentes em educação” e está previsto para ocorrer nos dias 13, 21 e 27 de setembro de 2022. A relevância da temática está na necessidade de debater as práticas autoritárias praticadas pelo próprio Estado e por instituições que seguem uma lógica emergente de acumulação do capital e de esvaziamento das subjetividades. Portanto, tal temática encontra interesse no campo da Educação. Nesse sentido, o evento busca problematizar as diversas temáticas envolvidas na problematização das políticas autoritárias e seus impactos na educação. Busca acolher as reflexões de pesquisadores da educação frente às possibilidades de resistência e ação no cenário brasileiro atual. Para discutir esse tema maior, as temáticas mais específicas dos debates são: Estado, autoritarismo e suas implicações nos direitos humanos e Educação, Controle e Poder: impactos nos processos de emancipação. Assim, em momento delicado da breve história de política democrática no Brasil, entende-se a urgência de continuar a colocar a relação entre política e educação em pauta e pensar no desafio da resistência em cenários políticos contrários à educação para a cidadania plena. - Debater algumas práticas autoritárias e suas implicações nos direitos humanos; - Refletir sobre os mecanismos de controle e poder e seus impactos nos processos de emancipação; - Debater elementos das tendências políticas atuais para as políticas públicas de educação; - No que concerne às implicações negativas da política para a área de educação, refletir nas formas de atuação do professor no interior das escolas no sentido de educar apesar de inúmeras barreiras limitantes; - Pensar o papel da escola pública na construção da democracia brasileira e na luta por direitos humanos e inclusão das minorias; - Refletir acerca dos modelos de educação que possuem relação com as ideias de autonomia e emancipação. O propósito do CONPEduc neste ano, mais uma vez, é constituir-se como espaço para reunir professores da Educação Básica e Superior, pesquisadores experientes, pós-graduandos e acadêmicos de graduação, bem como a comunidade em geral, em torno dessa temática. Devido à pandemia de COVID-19 o evento deste ano será totalmente remoto, com suas mesas e apresentações transmitidas pela internet. Desenvolvido a partir de lives com temáticas emergentes que têm movimentado o campo da educação tais como: Alfabetização e os desafios após o ensino remoto emergencial; Formação de professores e o curso de pedagogia: tensões, resistências e perspectivas e Alfabetização e os desafios após o ensino remoto emergencial. Esperamos que esses debates possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação e para o avanço da democracia no nosso país. 


CONPEduc 2022

Tema - Políticas autoritárias e democracia: questões urgentes e emergentes em educação

*Coordenação do Evento:

- Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

- Aguinaldo Rodrigues Gomes

- Eglen Silvia Pipi Rodrigues

- Isabel Camilo de Camargo

- Robson Pereira da Silva


*Comissão Científica

Aguinaldo Rodrigues Gomes

Eglen Silvia Pipi Rodrigues

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Isabel Camilo de Camargo


*Comissão de Condução

Flávio Bispo de Lira

Keila Pereira da Silva

Jucelma Lima Pereira Fernandes

Vânia Maria dos Santos

Marta Regina Ferreira de Morais

Mara Cristina Pereira

Renata da Penha Coelho Mata

Magna Aparecida da Silva Matos

Paola Simone Alves da Silveira

Cleide Pereira Gonçalves

Gabriel Carmo da Silva

Angelita Silva de Sousa

Carmem Alessandra Rodrigues Gomes

Isabel Paulina Gonçalves

Guibison da Silva Cruz

Ronaldo Pereira da Costa

Nathalia Marques da Conceição


*Comissão de Divulgação

Flávio Bispo de Lira

Keila Pereira da Silva

Paola Simone Alves da Silveira


*Comissão Geral de Inscrição

Flávio Bispo de Lira

Keila Pereira da Silva

Caroline Barbosa Aquino

Nandara Maciel de Alencar

Renata da Penha Coelho Mata

 

Data: mesas semanais 13, 21 e 27 de setembro, das 19h às 21h, gratuito.

 

Programação:


Mostras de Pesquisa

13/09/2022 a 15/09/2022 

14h-18h



Mesas:

13/09/2022

19h

Linha de pesquisa II - Política, formação e prática educativa

Título da mesa: Formação de professores e o curso de pedagogia: tensões, resistências e perspectivas

Palestras:

- O curso de pedagogia e a formação de professores: entre debates e embates - Denise Silva Araújo (UFG)

- Curso de pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas - Andreia Militão (UFGD)

Apresentação de Trabalho em Simpósio Temático



21/09/2022

Linha de pesquisa I - Linguagem, educação e cultura

Título da mesa: Alfabetização e os desafios após o ensino remoto emergencial

Palestrantes:

- Lourival José Martins Filho (UFSC)

- Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)

 


27/09/2022

Linha de pesquisa III - Educação, cultura e diferenças

Título da mesa: Homeschooling, neoconservadorismo e democracia

Palestrantes:

- Fernando de Araújo Penna (UFF)

- Carmem Sussel Mariano (UFR)



São oferecidas 18 vagas por Sessão de Mostra de Pesquisas 


· As sessões de Mostras de Pesquisas serão os espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema.


· Para a apresentação de trabalho nas sessões de Mostras de Pesquisas, exige-se titulação mínima de Graduado.


· Cada inscrito poderá submeter apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (uma) sessão. 


· A avaliação, o aceite e a eliminação de trabalhos são da responsabilidade do(s) Coordenador(es) de cada  sessão de Mostras de Pesquisas.


· Além do resumo (com até 300 palavras), enviar o texto completo até 15 dias após o término do evento.


· O certificado de apresentação de trabalho será emitido somente aos presentes em 75% das atividades da Mostra.


· As apresentações serão realizadas em salas virtuais, o link de acesso e o cronograma de apresentação serão encaminhados no e-mail dos autores após a avaliação de todas as submissões.


· Caso as sessões de Mostras de Pesquisas sejam canceladas, em razão de não atingir o número mínimo de 10 participantes, os inscritos serão realocados nas opções seguintes de sua escolha.


Inscrições

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