QUESTÕES URGENTES
– ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (CONPEDUC) - POLÍTICAS
AUTORITÁRIAS E DEMOCRACIA
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE RONDONÓPOLIS
RONDONÓPOLIS
2023
QUESTÕES URGENTES
– ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (CONPEDUC) - POLÍTICAS
AUTORITÁRIAS E DEMOCRACIA
Aguinaldo
Rodrigues Gomes
Robson
Pereira da Silva
(orgs.)
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE RONDONÓPOLIS
RONDONÓPOLIS
2023
SUMÁRIO (clique no título para abrir o respectivo texto)
Lissa
Carvalho de Souza
Raquel
Gonçalves Salgado
Elisângela
da Silva Lima
Ronaldo
Pereira Da Costa
Juliana
De Castro Fonseca
Tatiane
Souza Alves
Paola
Simone Alves da Silveira
Renata
da Penha Coelho mata
Elni
Elisa Willms
5. CADÊ A BRINCADEIRA QUE ESTAVA AQUI?APOSTILAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – UM RETROCESSO
Roseni
Da Rosa
6. A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR NAARTICULAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO DA ESCOLA
Carmem
Alessandra Rodrigues Gomes
7. CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO: INFLUÊNCIAS EINCIDÊNCIAS NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL BRASILEIRO
Magna
Aparecida Unas Dias
Cancionila
Janzkovski Cardoso
Guilherme
Gustavo Henrique Salvati
Sirlande
Telis da Cunha
Cleide
Pereira Gonçalves
Luciana Alexandre Ribeiro Rodrigues
Fabiana Trindade Silvério
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
11. JUVENTUDE NEGRA: ENTRE O TRABALHO E APERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Ludmilla de Oliveira Santos
Giovana da Silva Macedo
Ariel Costa dos Santos
12. LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA PARA OENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA DA COVID-19
Thais
Aparecida Amaral
Liane
Mendes de Abreu Martins
Sandra
Regina Franciscatto Bertoldo
Lucimara
Lima de Souza Carvalho
Magna
Aparecida Unas Dias
Sílvia
de Fátima Pilegi Rodrigues
15. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: UMAEXPERIÊNCIA EM PROL DA DESCOLONIZAÇÃO MENTAL
Pedro
Alexander Cubas Hernández
16. ITINERÁRIOS FORMATIVOS VIAINTERDISCIPLINARIDADE COM ENFOQUE A NORMATIVIDADE DA BNCC
Marta
Regina Ferreira de Morais
Delmaci
Souza da Silva
Nathália
Marques da Conceição
Liane
Mendes de Abreu Martins
Thais
Aparecida Amaral
Sandra
Regina Franciscatto Bertoldo
18. O CONTROLE COMO FANTASIA: UMA LEITURA DABNCC
Guibison
da Silva Cruz
Delmaci
Souza da Silva
Marta
Regina Ferreira de Morais
19. O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL: ORACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
Erica
Ferreira da Silva
Guilherme
Gustavo Henrique Salvati
20. ARTE E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Regina
Ridão Ribeiro de Paula
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
21. REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA NACIONAL DAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Thais
Silva Rodrigues
Helena
Cristina Dias Magalhães
Vitor Silva Rodrigues
22. REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO LEITORA A PARTIRDA OBRA “QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA”
Fabiana
Trindade Silvério
Luciana
Alexandre Ribeiro Rodrigues
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Jacirene Lima Pires dos Santos
Patrícia Kenf
O Congresso de Pesquisa em
Educação (CONPEduc) é uma realização anual do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis, desde
2010 e, a cada ano, tem aumentado a sua abrangência, tanto em número de
inscritos quanto na amplitude de seu alcance. Pesquisadores da graduação e
pós-graduação, tanto de Mato Grosso quanto de outros Estados, principalmente da
região Centro-Oeste, têm participado para divulgar suas pesquisas, debater
sobre a produção de conhecimento no campo educacional e contribuir para o aprofundamento
das reflexões sobre a educação escolar, notadamente a pública. Desde de 2010,
os temas abordados nas edições anuais do CONPEduc foram: Formação para a
Pesquisa (2010); Escola, comunidade e universidade: demandas e cenários
contemporâneos (2011); Educação é cidadania (2012); Tempos de vida, cultura e
educação (2013); Políticas Educacionais: diálogos necessários (2014); Pesquisa
em Educação: a interdisciplinaridade em questão (2015); Educação e diversidade
(2016); Política e Educação: desafios contemporâneos (2017); Educação e
resistência em tempos de crise política (2018); Educação e Direitos (2019). Em
2020, excepcionalmente, não houve a edição do evento devido à pandemia de
Covid-19. A décima primeira edição do CONPEduc, em 2021, teve como tema “Estado,
educação e dispositivos de vigilância: desafios e perspectivas contemporâneas”.
Já décima segunda edição do CONPEduc, em 2022, tem como tema “Políticas
autoritárias e democracia: questões urgentes e emergentes em educação” e
está previsto para ocorrer nos dias 13, 21 e 27 de setembro de 2022. A
relevância da temática está na necessidade de debater as práticas autoritárias
praticadas pelo próprio Estado e por instituições que seguem uma lógica
emergente de acumulação do capital e de esvaziamento das subjetividades.
Portanto, tal temática encontra interesse no campo da Educação. Nesse sentido,
o evento busca problematizar as diversas temáticas envolvidas na
problematização das políticas autoritárias e seus impactos na educação. Busca
acolher as reflexões de pesquisadores da educação frente às possibilidades de
resistência e ação no cenário brasileiro atual. Para discutir esse tema maior,
as temáticas mais específicas dos debates são: Estado, autoritarismo e suas
implicações nos direitos humanos e Educação, Controle e Poder: impactos nos
processos de emancipação. Assim, em momento delicado da breve história de
política democrática no Brasil, entende-se a urgência de continuar a colocar a
relação entre política e educação em pauta e pensar no desafio da resistência
em cenários políticos contrários à educação para a cidadania plena. - Debater
algumas práticas autoritárias e suas implicações nos direitos humanos; -
Refletir sobre os mecanismos de controle e poder e seus impactos nos processos
de emancipação; - Debater elementos das tendências políticas atuais para as
políticas públicas de educação; - No que concerne às implicações negativas da
política para a área de educação, refletir nas formas de atuação do professor
no interior das escolas no sentido de educar apesar de inúmeras barreiras
limitantes; - Pensar o papel da escola pública na construção da democracia
brasileira e na luta por direitos humanos e inclusão das minorias; - Refletir
acerca dos modelos de educação que possuem relação com as ideias de autonomia e
emancipação. O propósito do CONPEduc neste ano, mais uma vez, é constituir-se
como espaço para reunir professores da Educação Básica e Superior,
pesquisadores experientes, pós-graduandos e acadêmicos de graduação, bem como a
comunidade em geral, em torno dessa temática. Devido à pandemia de COVID-19 o
evento deste ano será totalmente remoto, com suas mesas e apresentações
transmitidas pela internet. Desenvolvido a partir de lives com temáticas
emergentes que têm movimentado o campo da educação tais como: Alfabetização
e os desafios após o ensino remoto emergencial; Formação de professores e o
curso de pedagogia: tensões, resistências e perspectivas e Alfabetização
e os desafios após o ensino remoto emergencial. Esperamos que esses debates
possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação e para o avanço da
democracia no nosso país.
CONPEduc
2022
Tema - Políticas autoritárias e democracia: questões
urgentes e emergentes em educação
*Coordenação do Evento:
- Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- Eglen Silvia Pipi Rodrigues
- Isabel Camilo de Camargo
- Robson Pereira da Silva
*Comissão Científica
Aguinaldo Rodrigues Gomes
Eglen Silvia Pipi Rodrigues
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Isabel Camilo de Camargo
*Comissão de Condução
Flávio Bispo de Lira
Keila Pereira da Silva
Jucelma Lima Pereira Fernandes
Vânia Maria dos Santos
Marta Regina Ferreira de Morais
Mara Cristina Pereira
Renata da Penha Coelho Mata
Magna Aparecida da Silva Matos
Paola Simone Alves da Silveira
Cleide Pereira Gonçalves
Gabriel Carmo da Silva
Angelita Silva de Sousa
Carmem Alessandra Rodrigues Gomes
Isabel Paulina Gonçalves
Guibison da Silva Cruz
Ronaldo Pereira da Costa
Nathalia Marques da Conceição
*Comissão de Divulgação
Flávio Bispo de Lira
Keila Pereira da Silva
Paola Simone Alves da Silveira
*Comissão Geral de Inscrição
Flávio Bispo de Lira
Keila Pereira da Silva
Caroline Barbosa Aquino
Nandara Maciel de Alencar
Renata da Penha Coelho Mata
Data: mesas
semanais 13, 21 e 27 de setembro, das 19h às 21h, gratuito.
13/09/2022 a 15
14h-18h
Mesas:
13/09/2022
19h
Linha de
pesquisa II - Política, formação e prática educativa
Título da mesa:
Formação de professores e o curso de pedagogia: tensões, resistências e
perspectivas
Palestras:
- O curso de
pedagogia e a formação de professores: entre debates e embates - Denise Silva
Araújo (UFG)
- Curso de
pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas - Andreia Militão (UFGD)
Apresentação de Trabalho em Simpósio Temático
21/09/2022
Linha de pesquisa I - Linguagem, educação e cultura
Título da mesa: Alfabetização e os desafios após o ensino remoto emergencial
Palestrantes:
- Lourival José Martins Filho (UFSC)
- Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)
27/09/2022
Linha de pesquisa III - Educação, cultura e diferenças
Título da mesa: Homeschooling, neoconservadorismo e democracia
Palestrantes:
- Fernando de Araújo Penna (UFF)
- Carmem Sussel Mariano (UFR)
São oferecidas 18 vagas por Sessão de Mostra de Pesquisas
· As sessões de Mostras de Pesquisas serão os espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema.
· Para a apresentação de trabalho nas sessões de Mostras de Pesquisas, exige-se titulação mínima de Graduado.
· Cada inscrito poderá submeter apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (uma) sessão.
· A avaliação, o aceite e a eliminação de trabalhos são da responsabilidade do(s) Coordenador(es) de cada sessão de Mostras de Pesquisas.
· Além do resumo (com até 300 palavras), enviar o texto completo até 15 dias após o término do evento.
· O certificado de apresentação de trabalho será emitido somente aos presentes em 75% das atividades da Mostra.
· As apresentações serão realizadas em salas virtuais, o link de acesso e o cronograma de apresentação serão encaminhados no e-mail dos autores após a avaliação de todas as submissões.
· Caso as sessões de Mostras de Pesquisas sejam canceladas, em razão de não atingir o número mínimo de 10 participantes, os inscritos serão realocados nas opções seguintes de sua escolha.