2º Sintaxe Brasil

2º Sintaxe Brasil

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Anais do Segundo Simpósio Brasileiro de Sintaxe Espacial

Prezados(as) participantes,
É com grande satisfação que informamos que os Anais do Segundo Simpósio Brasileiro de Sintaxe Espacial já estão disponíveis em meio digital.
O material reúne os artigos apresentados durante o evento, destacando a riqueza e diversidade das discussões realizadas. Esperamos que esta publicação contribua para o aprofundamento das reflexões e inspire novos trabalhos na área.
Os Anais podem ser acessados ​​no link abaixo:
https://www.even3.com.br/anais/2-sintaxe-brasil/
Agradecemos imensamente a sua participação no Simpósio e o comprometimento de todos que contribuíram para a produção deste material. 
Dedicamos esse trabalho à Teresa Bernadete Medina Ferreira!
Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique à vontade para entrar em contato conosco. Colocamo-nos a disposição para mais esclarecimentos.
Laboratório de Configuração Arquitetônica 
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília 
E-mail:config.arq@unb.br

2º Sintaxe Brasil

O segundo simpósio brasileiro de Sintaxe Espacial – SINTAXE BRASIL 2023/24 – dá sequência aos eventos do tipo realizado no país, após o bem-sucedido SINTAXE BRASIL 2022. Novamente, os membros do Grupo de Pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização – DIMPU, do Laboratório de Configuração Arquitetônica e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília são os responsáveis pela ação. Outrossim, vários projetos de pesquisa estão vinculados à iniciativa, a exemplo de Raízes da forma e processos de organização: aproximações e afastamentos entre a urbanização brasileira e portuguesa, com apoio da FAP/DF, e Arquitetura, encontros e esquivanças, com financiamento do CNPq.


Uma frente de pesquisa em fortalecimento, estimamos que, no Brasil, grupos estruturados em pelo menos doze cidades vêm explorando os axiomas, os métodos e as técnicas da Teoria da Sintaxe Espacial, ou Teoria da Lógica Social do Espaço. Os fundamentos da abordagem começaram a ser esboçados em textos clássicos de Bill Hillier e Adrian Leaman desde o início dos anos 1970, tendo atingido sua plena maturação no livro The social logic of space, assinado em coautoria por Bill Hillier e Julienne Hanson, publicado em 1984.


Desde 1997 simpósios internacionais têm reunido pesquisadores do mundo inteiro para a troca de achados relacionados à Sintaxe Espacial – em 2024 deverá ser realizada a 14ª edição em Nicósia, no Chipre. Os simpósios brasileiros alinham-se à perspectiva e visam a fortalecer laços da “comunidade sintática” do país, assim como servir como instância de reflexão sobre trabalhos a serem posteriormente desenvolvidos e submetidos aos simpósios internacionais.


Neste SINTAXE BRASIL 2023/24 teremos novamente os três eixos levados a efeito na primeira edição: 1) teoria, métodos e técnicas explorando estratégias da Sintaxe Espacial, particularmente em seus desdobramentos em função de novos desafios da pesquisa, sempre com o foco nas relações dos sistemas de encontros e esquivanças com a configuração espacial, em todas as escalas dos lugares socialmente apropriados; 2) assentamentos humanos, correspondendo ao estudo da configuração dos conjuntos edificados, existentes ou em projeto, em quaisquer situações – da pequena aldeia às metrópoles; aqui são abordadas, entre outros aspectos, as relações entre as configurações e os modos de vida correlatos; 3) edificações, com foco no estudo da configuração do espaço interno das edificações, existentes ou em projeto; analisam-se também o espaço doméstico e modos de habitar, os espaços institucionais, de comércio ou de serviços e as relações entre categorias dos sujeitos sociais e sua classificação por meio da configuração edilícia. A estes, contudo, será acrescentado um quarto eixo, explorando as interfaces entre a teoria e outras vertentes reflexivas, particularmente nas Ciências Humanas: será o 4) interlocuções.


Comissão Organizadora do Sintaxe Brasil 2023/24

Eixos Temáticos

 

1. Teoria, Métodos e Técnicas

A sessão explora conceitos, métodos e técnicas da Teoria da Sintaxe Espacial, particularmente em seus desdobramentos em função de novos desafios da pesquisa, sempre com o foco nas relações dos sistemas de encontros e esquivanças com a configuração espacial, em todas as escalas dos lugares socialmente apropriados.  

  

2. Assentamentos Humanos

A configuração dos conjuntos edificados, existentes ou em projeto, em quaisquer situações – da pequena aldeia às metrópoles; as relações entre as configurações e os modos de vida correlatos; a configuração dos conjuntos como recurso socialmente utilizado, como integrante de modos de ter, pensar, agir e sentir; relações entre as configurações e os valores abraçados por esses microcosmos sociais; transformações no tempo: contradições ou descompassos entre a configuração dos lugares e os modos de vida. 

 

3. Edificações

A configuração do espaço interno das edificações, existentes ou em projeto; o espaço doméstico e modos de habitar; os espaços institucionais, de comércio ou de serviços; relações entre categorias dos sujeitos sociais e sua classificação por meio da configuração edilícia. 

 

4. Interlocuções

A sessão busca compreender o vasto leque de trabalhos, pesquisas e práticas no qual a configuração, lida por meio da sintaxe espacial, é coadjuvante e complementar aos métodos utilizados. Trabalhos de pesquisa, prática ou extensão onde conceitos, métodos e técnicas da sintaxe participem de um aporte metodológico maior, que se relaciona a outras áreas de conhecimento e outros modos de ver e pensar os fenômenos.


 

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Informações para Submissão

Submissões:

1. A submissão será feita em duas etapas.

2. Na primeira envia-se o artigo completo - em versão cega para avaliação por pares.

3. Após o aceite, o artigo será submetido novamente em template final para a publicação nos anais. 


Cronograma Final:

1. Submissões até 22/01/2024 (última extensão de prazo)

2. Resultados até 19/02/2024

3. Submissão da Versão Final em 17/03/2024


Observações:

1. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês.

2. Informações complementares estão na aba Submissões. 

3. Em caso de dúvidas, entre em contato com: config.arq@unb.br


Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Pré-Eventos

1) Exposição “Forma e Sintaxe: a Linguagem Diversa das Cidades”, produzida pelo Laboratório Configurarq (PPG/FAU/UnB) na Embaixada de Portugal, em Brasília. A mostra foi inaugurada em 5 de dezembro de 2023 e permanecerá aberta ao público até 31 de janeiro de 2024 .

 

2) HOMENAGEM A GUNTER KOHLSDORF

Como parte integrante da programação do 2º. Simpósio Brasileiro de Sintaxe Espacial (Sintaxe Brasil 2023 @sintaxebrasil ), realizaremos nesta quinta-feira, 14/12/2023, a partir das 19h, a mesa redonda “A morfologia dos lugares: a escola dimensional e a contribuição de Gunter Kohlsdorf”.

A sessão será dedicada ao debate sobre estudos morfológicos consoante a construção conceitual, metodológica e ferramental produzida pelo grupo DIMPU/UnB desde a década de 1980. Um eixo prioritário é a homenagem ao arquiteto Gunter Kohlsdorf, em perspectivas teórica e prática.

O evento ocorrerá no auditório Jayme Golubov, da FAU/UnB (ICC Norte, FAU/UnB, subsolo), com transmissão online pelo link https://www.youtube.com/watch?v=oSKYaiNM15E


Contamos com a presença de vocês!


Organizadores

Coordenação Geral

Frederico de Holanda, Presidente de Honra, PPGFAU/UnB 

Valério Augusto Soares de Medeiros, PPGFAU/UnB e Câmara dos Deputados 

Vânia Raquel Teles Loureiro, FAU/UNB 


Coordenação Científica

Ana Paula Campos Gurgel, FAU/UNB 

Franciney Carreiro de França, UNICEPLAC


Comissão de Apoio e Divulgação


Docentes:

Ana Paula Campos Gurgel, FAU/UNB 

Franciney Carreiro de França, UNICEPLAC

Gabriela de Souza Tenorio, FAU/UNB

Rômulo José da Costa Ribeiro, PPGFAU/UnB

Valério Augusto Soares de Medeiros, PPGFAU/UnB e Câmara dos Deputados

Vânia Raquel Teles Loureiro, FAU/UnB


Discentes:

Amanda Alves Araújo, FAU/UNB  

Bruna da Cunha Kronenberger, PPGFAU/UnB 

Camila Cristina da Costa Santos Cruz, PPGFAU/UnB

Carolina Silva Nince, FAU/UnB 

Glaucia Maria Cortes Bogniotti, PPGFAU/UnB 

Marecilda da Rocha Sampaio, SEDUH/GDF 

Matías Enrique Ocaranza Pacheco, RC21

Mairla Júlia Freitas Baia, FAU/UnB

Matheus de Souza Oliveira, FAU/UnB 

Pillar Accioly de Lima, FAU/UnB

Tamires Oliveira Cabral, FAULisboa  

Teresa Bernadete Medina Ferreira, FAU/UnB 


Apoio Técnico:

Valmor Cerqueira Pazos, FAU/UNB

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}