O "2° Seminário Internacional da Rede de Observatórios de Micropolítica, Cuidado e Saúde Coletiva – Os saberes e práticas de cuidado produzidos às margens" e "3º Seminário Internacional da Pesquisa Saberes e Práticas de Cuidado produzido às Margens: Percorrendo Veredas" reunirá populações LGBTQIAPNb+, indígenas, viventes de rua, pesquisadores/as, estudantes, trabalhadores/as, gestores/as e usuários/as do SUS, SUAS, Educação e demais publico interessado para debater e compartilhar saberes e práticas de cuidado produzidos nas margens.
Com foco no intercâmbio científico e cultural, o seminário contará com oficinas, mesas-redondas, painéis e sessões de comunicação, abertas para a submissão de trabalhos acadêmicos (em relatos de pesquisa e de experiência) e artísticos culturais. Serão quatro dias de atividades que discutem decolonialidade, interseccionalidade e diferentes formas de produzir cuidado, fortalecendo redes e práticas comprometidas com a equidade e a transformação social.
Além disso, essa 2ª edição do Seminário busca discutir a cooperação entre as duas pesquisas nacionais vigentes no âmbito da rede: ‘Práticas e saberes que vêm das margens: encontros e desencontros com a atenção e a formação em saúde’ e ‘População em Situação de Rua: acesso e barreira ao cuidado em saúde mental, interseccionalidade e equidade para redução das desigualdades’, ambas financiadas através do Edital nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva/ CNPq. A articulação de especialistas e pesquisadores/as nacionais e internacionais de instituições da Cuba, Colômbia e França envolvidos/as nessas pesquisas tende a consolidar o evento como uma plataforma de intercâmbio de conhecimento e inovação.
Financiamento: CAPES - Edital PAEP-2025; CNPq - Edital 21/2023