Grupos de Pesquisa e de Trabalho
GP Atividades de
Extensão
Ementa:
Ações de extensão com efetiva participação de estudantes e professores de Jornalismo
junto a diferentes segmentos sociais. Ações com vídeo, áudio, foto, texto e
outras possibilidades abertas pela tecnologia que demonstrem o aprendizado dos
estudantes e a interação universidade/sociedade. Relatórios e sugestões de
atividades que possam ser compartilhadas entre os professores, realizadas com
base na política nacional de extensão e nas políticas institucionais de
extensão. Relatos que abordem a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão e
reflexões que permitam ampliar a formação qualificada dos jornalistas.
GP Ensino de
ética e de Teorias do Jornalismo
Ementa: O ensino da ética e da deontologia do jornalismo no
Brasil e no mundo. A formação acadêmica e sua influência no exercício ético do
jornalismo. História do ensino da ética e da legislação da imprensa no Brasil e
na América Latina. As fronteiras entre a ética profissional e a ética do
sujeito social. Os conflitos morais enfrentados pelos profissionais diante dos
problemas éticos vividos nas redações. 2. História do ensino de teorias do
jornalismo. Estudos comparados de ensino de teorias do jornalismo. Ensino de
teorias do jornalismo e de teorias da comunicação: oposição ou complementação.
O lugar do objeto (jornalismo) e do sujeito (jornalista) no ensino de teorias
do jornalismo e de teorias da comunicação. A articulação entre a teoria e a
prática no ensino de teorias do jornalismo e da comunicação. O ensino de
teorias do jornalismo e a questão da interdisciplinaridade, a função pública do
jornalista, as novas linguagens e suportes tecnológicos, a democratização da
comunicação e da sociedade, o direito à informação e à comunicação, a
legislação e a organização profissional e institucional do jornalismo no Brasil
e no mundo.
GP Produção
Científica
Ementa:
O Grupo de Pesquisa Produção Científica abrange trabalhos de reflexão sobre
atividades de pesquisa desenvolvidas por professores de jornalismo e
pesquisadores e em orientação em outros processos de pesquisa desenvolvidos ou
não com estudantes de graduação e pós-graduação. A pesquisa também envolve
projetos que objetivam promover o desenvolvimento da atividade jornalística de
caráter aplicado. Projetos de pesquisa com foco em processos, procedimentos e
atividades que promovam a qualificação do jornalismo e do ensino de jornalismo.
A pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas
em um profissional de nível superior.
GP Produção
Laboratorial – Eletrônicos e Impressos
Ementa:
Experiências e experimentações acadêmicas que discutam ensino e prática em
diferentes suportes, quer sejam rádio, TV, cinema, fotografia, impressos e as
amplas possibilidades nas mídias impressas, eletrônicas e digitais além da
combinação entre eles. Apresentação de produções “pilotos” de inovação na área
da produção acadêmica. Trabalhos que discutam tendências e legitimidade,
impactos de tecnologias, interface entre impressos e demais suportes de mídia,
planejamento gráfico, novas linguagens para diferentes suportes, experiências
em jornais-laboratório, estudos de caso em veículos impressos ou digitais. A
interdisciplinaridade na composição de produtos jornalísticos e a convergência
entre as plataformas jornalísticas.
GP Projetos
Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Ementa: Abordagens e aplicações de projetos pedagógicos dos
Cursos de Jornalismo, na sua totalidade ou em partes; problematização da
aplicação das diretrizes curriculares, dos eixos temáticos; instrumentais
teóricos e práticos nas matrizes curriculares. Metodologias de ensino para
disciplinas, áreas, projetos e programas dos Cursos de Jornalismo.
GT - Pesquisa
na Graduação (exclusivo para estudantes de Jornalismo)
Ementa: O Grupo de Trabalho Pesquisa na Graduação abriga
trabalhos de estudantes de graduação em Jornalismo e, também, de
recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso), com foco em processos,
procedimentos e formação do jornalismo. É um espaço de reflexão sobre
atividades desenvolvidas no âmbito da graduação, sejam de iniciação científica,
de pesquisas derivadas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões
teórico-práticas relativas a ações de extensão, a produtos jornalísticos, a
projetos e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação.