A 1° Mostra Gaúcha de Dança para Tela: diversidades em tempos de pandemia no sul do Sul tem como objetivo contemplar produções de videodança produzidas por artistas ou grupos residentes em uma das 23 cidades da RF5, ou seja Pelotas, Rio Grande, Piratini, São Lourenço, Canguçu, Santa Vitória do Palmar, Herval, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Capão do Leão, Santana da Boa Vista, Arroio Grande, Jaguarão, Cerrito, Pedro Osório, Chuí, São José do Norte, Morro Redondo, São Lourenço, Arroio do Padre, Turuçu, Tavares e Amaral Ferrador.
O regulamento para seleção de vídeos contemplados oportunizará inscrição em duas categorias temáticas:
1 - VIDEODANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA (com previsão de seleção/prêmios para 10 produções)
2 - DIVERSIDADE NA VIDEODANÇA (com previsão de seleção/prêmios para 20 produções)
A avaliação dos trabalhos será realizada pela equipe de curadoria para selecionar 30 (trinta) videodanças, que serão contempladas em R$ 400,00 (quatrocentos reais) cada uma. Em contrapartida, os artistas selecionados deverão compartilhar o direito de reprodução de sua obra para a 1° Mostra Gaúcha de Dança para Tela, bem como participar do evento.
OBS: CADA PARTICIPANTE PODERÁ SE INSCREVER EM APENAS 1 CATEGORIA
Paralelamente à Mostra, ocorrerão Rodas de Conversas e Oficinas por meio de videoconferências que serão gratuitas e abertas ao público em geral, mediante inscrição prévia na plataforma do evento. Ao final da 1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela, acontecerá uma live de lançamento do e-book com informações teóricas e práticas relativas ao evento e às temáticas discutidas, a partir das considerações dos profissionais envolvidos.
O evento é uma iniciativa do Grupo Ballet de Pelotas que visa valorizar, promover e democratizar o acesso a expressões artísticas no âmbito da videodança.
O Grupo Ballet de Pelotas foi criado em 1972 e desde então mantém-se em atividade constante. É responsável pela formação de várias gerações de bailarinos, alguns em atividade no Brasil e exterior, contribuindo em muito para a cultura de Pelotas e Zona sul. Hoje é reconhecido como um dos melhores do Estado, destacando-se em numerosas apresentações e festivais por todo o Brasil. Participou ao longo da sua trajetória de vários concursos, conquistando diversas premiações.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc no 14.017/20.