O
1º Congresso de Comunicação e Linguagem, cujo tema é “Construção do discurso na
sociedade transmidiática: design, marketing e estratégias mercadológicas”, promoverá
debates acerca de temas relacionados às novas discursividades propostas na
sociedade a partir das atuais relações entre as tecnologias da informação e
comunicação; discutir a relação multidisciplinar entre as áreas de gestão, design,
marketing, comunicação e linguagem a partir do melhoramento das práticas
acadêmicas em detrimento das necessidades de diferentes sujeitos de mercado; ainda
serão discutidos temas sobre as oportunidades de atuação profissional destes
meios em ambientes organizacionais e corporativos; analisará a maneira pela
qual estas abordagens e conteúdos mobilizam as construções dos novos funcionamentos
da linguagem e comunicação no mercado; discutirá
o novo papel acadêmico neste contexto geral promovendo novos valores aos
estudantes e futuros profissionais; por fim analisará papéis e inclusão de
suportes tecnológicos e procedimentos na formação e atuação social dos profissionais
de comunicação, design, marketing e áreas afins.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de mercado nas áreas de comunicação, MEI's, profissionais liberais, professores, mercadólogos, empreendedores, pesquisadores em linguagem e demais profissionais que são atravessados e utilizam no dia-a-dia estratégias e ferramentas de comunicação.
Formações, áreas e sub áreas de atuação no mercado que são atravessadas pela comunicação e serão abordados em diversas atividades no congresso: jornalismo, publicidade e propaganda, design (pleno, moda, gráfico), empreendedorismo e marketing assim como linguagem, moda, artes, cinema e fotografia incluindo formatos para participação de áreas temáticas em gestão, saúde, direito e ciências sociais.