Com o tema “Amazônia em Comunicação: Identidades, Narrativas e Resistências”, o SIMCOM 2025 propõe refletir sobre o papel da comunicação nos processos de afirmação identitária, defesa de direitos territoriais e enfrentamento das desigualdades históricas que atravessam os povos amazônicos. A proposta surge em sintonia com o contexto global da COP30, que será realizada em Belém (PA), e destaca a importância de Imperatriz — considerada o principal portal de entrada da Amazônia Legal no Maranhão — como lugar estratégico para sediar um evento que articula ciência, práticas comunicacionais e debates sobre justiça climática.
O simpósio é um evento presencial e de abrangência nacional, com realização prevista para os dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2025, na Unidade Professor José Batista, sede do CCIM/UFMA em Imperatriz (MA). A programação contará com mesas temáticas, grupos de trabalho, oficinas formativas e a ExpoSIMCOM, mostra competitiva que valoriza a produção experimental e científica de estudantes e pesquisadores.
Ao longo de quase duas décadas, o SIMCOM se tornou um marco no calendário científico da região Tocantina e um ponto de convergência entre ensino, pesquisa e extensão. Sua continuidade e relevância nacional expressam o engajamento da comunidade acadêmica da UFMA em promover uma comunicação comprometida com a vida, a justiça social e a sustentabilidade da Amazônia.

Os resumos expandidos devem ser submetidos a um dos Grupos de Trabalho abaixo:
GT 1 – PRODUÇÃO JORNALÍSTICA: PRÁTICAS E NARRATIVAS
Ementa: Este GT acolhe estudos que abordem a produção jornalística em seus diversos formatos (notícia, entrevista, reportagem, entre outros), considerando as dimensões éticas, estéticas, técnicas e narrativas do fazer jornalístico em mídias impressas e digitais, como blogs e sites de notícias. Os trabalhos podem discutir as transformações nas rotinas de produção, os desafios do jornalismo local e regional, bem como o papel social da notícia na Amazônia Legal.
Coordenação: Prof. Marcos Fábio Belo Matos (UFMA) e Profa. Gabriela Almeida Silva (UFMA)
GT 2 – JORNALISMO SONORO E NOVOS FORMATOS
Ementa: Este GT se dedica às produções jornalísticas sonoras como podcasts, radiojornais, boletins e entrevistas e seus processos de criação, circulação e recepção em plataformas tradicionais e digitais. Serão aceitos estudos sobre inovação em formatos, escuta ativa, experiências imersivas e o papel das narrativas sonoras nos contextos amazônico e comunitário.
Coordenação: Profa. Nayane Cristina Rodrigues de Brito (UFMA) e Prof. Jefferson de Sousa Moraes (UNIFESSPA/UFPA)
GT 3 – JORNALISMO E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ementa: O GT acolhe trabalhos que analisem produções jornalísticas em formatos audiovisuais, além de vídeos curtos, filmes e documentários. Os estudos podem aprofundar o debate de experiências, linguagens e estéticas utilizadas para narrar realidades sociais, culturais e ambientais, com ênfase nas representações da Amazônia, dos povos tradicionais e dos territórios em disputa.
Coordenação: Prof. Domingos Alves de Almeida (UFMA) e o Prof. Antônio Carlos Santiago Freitas (UFMA)
GT 4 – FOTOJORNALISMO E VISUALIDADES
Ementa: Este GT propõe discutir a imagem fotográfica no campo jornalístico e documental, abordando suas diversas possibilidades narrativas, políticas e culturais. Trabalhos que contribuam com a reflexão sobre o papel da fotografia nas coberturas jornalísticas, nos projetos autorais e nas denúncias sociais, especialmente em contextos amazônicos e periféricos.
Coordenação: Prof. Marcus Túlio Borowiski Lavarda (UFMA) e a Profa. Rosana Ferreira Barros (UFMA).
GT 5 – JORNALISMO DIGITAL E MULTIPLATAFORMA
Ementa: Foco nas transformações das práticas jornalísticas no ambiente digital. Este GT contempla pesquisas sobre produção de conteúdos noticiosos em redes sociais, aplicativos e outras plataformas digitais. Podem ser enviados estudos sobre inovação tecnológica, interatividade, transmídia e circulação da informação em contextos hiperconectados.
Coordenação: Prof. Lucas Santiago Arraes Reino (UFMA) e Profa. Luana Fonseca Silva (UFMG).
GT 6 – DESIGN, ESTÉTICA E PRODUÇÃO GRÁFICA EM JORNALISMO
Ementa: Este GT reúne estudos sobre a dimensão visual da produção jornalística, abordando desde a criação de identidades visuais e projetos gráficos até a elaboração de infográficos que conectem o conteúdo jornalístico à estética, funcionalidade e acessibilidade em suportes impressos e digitais, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, podendo dialogar com o contexto amazônico.
Coordenação: Profa. Yara Medeiros dos Santos (UFMA) e a Profa. Michele da Costa Souza (UFPA)

RESUMO DE LIVRO PUBLICADO
Texto entre 1.000 e 2.000 caracteres, contendo sinopse da obra, dados de autoria ou
organização, referência completa e link de acesso ou aquisição. Serão aceitos apenas
livros publicados nos últimos dois anos, com temática relacionada à área da
Comunicação ou ao tema central do evento.