Estudos das universidades
Oxford (Reino Unido) e a MIT (EUA) já comprovaram que os usuários se engajam,
promovem e viralizam mais fake news do que temas reais. E o pior, boa parte das
pessoas sabe que são falsas, mesmo assim, compartilham. As notícias falsificadas
ou deslocadas estão cada vez mais sofisticadas, revestidas de um “rosto”
amigável e bem produzidas, tendo como base conteúdos explosivos e polêmicos.
(...). Todavia, há uma porta que se abre lá no fundo, pouco falada,
mas fundamental: a educação. Cidadania não é trabalhada dentro das salas de
aula. A compreensão dos cidadãos de seus direitos e deveres é muito rasa. (AZEVEDO, 2020)
Uma das formas de combate contra a disseminação
de informações falsas é por meio da veiculação de informações verdadeiras,
nessa lógica, propõe-se aos participantes desta oficina a construção de
materiais informativos contendo elementos relacionados à temática do Dia 18 de
Maio. Constatar que as situações de vulnerabilidade social de crianças e
adolescentes os expõem ao risco de serem alvos de abuso e violência sexual
torna imprescindível que o Dia 18 de Maio não passe despercebido por toda a
sociedade.
Promover ações que contribuam para a luta
contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é dever de todos,
conhecer e compreender a sua importância e disseminar informações a esse
respeito pode ir para além do âmbito do ensino formal.
Os sujeitos que acessarem as informações
publicadas terão a oportunidade da aprendizagem significativa mediante a reflexão
sobre a nova informação recebida, caberá a ele sensibilizar-se para a
contribuição da causa do Dia 18 de Maio, seja por meio do compartilhamento das
informações ou sobre seu modo de agir futuro, o impacto e decisão sobre suas
próximas ações será o produto da interação de sua própria rede interna de
conhecimento.
Considerando que todos fazem parte de uma
sociedade livre e diversificada, o papel do ensino formal neste caso é possibilitar
os meios, da mesma forma, os fins ou resultados ficarão a cargo do aluno, as
ações vivenciadas reverberarão em suas práticas e pensamentos. Contudo, ele
será o responsável pela difusão de informações verdadeiras e relevantes a
todos, atuará como multiplicador de informação para que outros sujeitos também
tenham a oportunidade e acesso ao conhecimento difundido. Nessa ótica, cada indivíduo
compartilhará da mesma responsabilidade.
AZEVEDO, L. G.; Fake news: Uma verdade inquietante.
Centro de Liderança Pública: Gestão. Disponível em: https://www.clp.org.br/fake-news-o-caminho-da-educacao-na-desinformacao/?utm_source=Google%20Grants&utm_medium=cpc&utm_campaign=MLG%2023.02.20%20ARTIGOS&gclid=CjwKCAjw9-KTBhBcEiwAr19ig0ddWWiJkh2BwjVnM4kFcCa3i96fkfdCjqe0Rss9S1W5ia7A6k8Q5BoCx2wQAvD_BwE. Acesso
em 09 de mai. 2022.