Nesta 16º edição, será apresentado o tema “Desenvolvimento econômico-social e equilíbrio ecológico: desafios e perspectivas” tendo em vista que esses pilares corroboram para o crescimento do setor agropecuário na região Sudeste do Pará e se tornam fatores estratégicos para o progresso, com a observância dos objetivos da política nacional do meio ambiente, onde no artigo 4º inciso I é o tema desta edição.
OBJETIVO GERAL
Integrar estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais, produtores e povos tradicionais tendo como foco o debate de assuntos pertinentes aos desafios e perspectivas que regem o desenvolvimento da região, aliando as questões econômicas, sociais e ecológicas frente ao cenário local.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover espaços não somente de discussão sobre o referido tema, mas também de qualificação profissional.
- Ampliar a participação da comunidade empresarial e acadêmica regional em discussões acerca do tema.
- Expor os desafios e perspectivas para o setor agropecuário, bem como sua aplicabilidade à realidade regional, objetivando promover a sustentabilidade.
- Integrar o conhecimento científico com o conhecimento tradicional acerca das práticas agrícolas sustentáveis no Sudeste Paraense.
JUSTIFICATIVA
O 16° ERA poderá contribuir para o debate nas comunidades agrícolas, empresariais e acadêmicas acerca da importância da diversidade de produção e manutenção do equilíbrio ecológico, visando pôr em prática as questões referentes aos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, a fim de viabilizar um debate amplo com a sociedade em virtude dos desafios que é implementar esses objetivos de forma extensiva e eficiente.
Os desafios técnicos para cumprir com o objetivo geral da PMNA que trata da proteção, melhoria e restauração da qualidade ambiental propícia à vida, será debatida de maneira a vislumbrar as maneiras de tratar do tema buscando promover ciência de forma a assegurar as condições de desenvolvimento socioeconômico regional.
