Dos Museus à Multiplicidade das Práticas: museologia, imaginação e transformação.

Dos Museus à Multiplicidade das Práticas: museologia, imaginação e transformação.

presencial Escola de Ciências da Informação - UFMG - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Dos Museus à Multiplicidade das Práticas: museologia, imaginação e transformação.

Eveto comemorativo dos 15 anos do Curso de Museologia da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Chamada aberta!

Vem aí o seminário
 "Dos Museus à Multiplicidade das Práticas: Museologia, Imaginação e Transformação", um espaço de reflexão, troca e construção coletiva sobre os atuais rumos da museologia contemporânea. O evento propõe discutir como as práticas museológicas vêm se reinventando, dialogando com diferentes saberes, territórios e experiências, e se consolidando como agentes de transformação social, cultural e política.

Os museus são espaços vivos, atravessados por práticas que envolvem memória, identidade, participação, inovação em tecnologia social. A partir da imaginação como potência criadora, buscamos compreender como os museus e as experiências museológicas se transformam para dialogar com os desafios do presente, incorporando perspectivas decoloniais, plurais e inclusivas. Nesse contexto, o trabalho do museólogo também se expande: não se limita às paredes dos museus normativos, mas se desenvolve em territórios, comunidades, projetos educativos, ações patrimoniais, coletivos culturais e também em experiências de gestão da memória institucional — considerando tanto instituições públicas quanto empresas e corporações —, por meio de arquivos, centros de documentação e projetos de preservação e difusão de memórias organizacionais. Além de atuar como pesquisador na produção de inventários da cultura brasileira para agencias de conteúdo ligados à comunicação social.

Convidamos pesquisadoras, pesquisadores, profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas a submeterem seus trabalhos e a participarem como ouvintes.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Vamos juntos pensar os museus para além de suas estruturas físicas, explorando as múltiplas formas de fazer, imaginar e transformar a museologia.

Participe, envie seu trabalho e fortaleça essa rede de saberes e práticas!

📍 Local: Escola de Ciências da Informação
📅 Data: 18 e 19 de agosto de 2025

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Comissões


Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Ciência da Informação

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}