14ª Turma de Formação em "Auriculoterapia Tradicional Chinesa com Cristais" em Porto Velho - RO - com Prof. Élber Jucá Ceccon

14ª Turma de Formação em "Auriculoterapia Tradicional Chinesa com Cristais" em Porto Velho - RO - com Prof. Élber Jucá Ceccon

online Porto Velho - Porto Velho - Rondônia - Brasil
presencial Com transmissão online

INFORMAÇÕES GERAIS

"Auriculoterapia: parece mágica, mas é Terapia Milenar!" Prof. Élber Jucá

I. Considerações Iniciais


Primeiramente, trata-se de uma formação "RAIZ" da Auriculoterapia com Cristais, Sementes, Métodos não invasivos, com os princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com sua grandeza, ensinamentos e filosofia. Uma boa base para quem deseja ingressar no mundo das terapias holísticas e complementares e no universo da Acupuntura Auricular e noções da Acupuntura Geral (sistêmica). Com esta formação de base, o/a futuro (a) auriculoterapeuta terá uma ampla visão e poderá agregar outros conhecimentos e tipos de auriculoterapia (francesa, reflexa, terapia do bem, e outras).

É um excelente curso para quem deseja decidir ser um (a) acupunturista no futuro, pois este curso fornece uma visão geral de como funciona a MTC - acupuntura.


II. Detalhes da formação e diferencial


1) É uma formação intensiva (do básico ao avançado) que será realizada em 03 dias (sendo o 1º dia online via meet e 02 dias presenciais, imersão teórica e práticas);


2) Terá práticas durante todo o curso presencial, para fixação de conteúdo;


3) Após os dias presenciais, o aluno (a) terá direito a 20 dias de acompanhamento/Monitoria "EaD", para sanar as dúvidas, acompanhar as práticas de cada aluno, via individual e via grupo WhatsApp da turma a ser criado; Será disponibilizado ainda, exercícios teóricos de fixação do conteúdo, para melhor compreensão;


4) Certificado com total de 60 horas;


5) Método exclusivo "Dialogando com o Córtex Cerebral - fórmula para Montagem de Protocolos de Atendimento" desenvolvido pelo Prof. Élber Jucá, de forma que ao final da formação o aluno esteja apto a montar um protocolo de atendimento em qualquer área (física e mental);


6) Será disponibilizado ao aluno (a): Apostila física, Kit Básico inicial de Auriculoterapia, Mapas Auriculares plastificados;


7) Após formação, o aluno participará do grupo WhatsApp com todos auriculoterapeutas dos cursos anteriores, onde é possível trocar experiências, dúvidas, receber convite para participar de ações sociais beneficentes, etc.


8) Dificuldades em montar protocolos de atendimentos: é comum boa parte dos alunos já terem uma pré-formação em Auriculoterapia, seja realizada online ou em outra instituição, contudo não conseguiram se desenvolver, principalmente na montagem de protocolos, o curso é uma oportunidade a esse público para avançar nos conhecimentos prévios e realmente aprender a prática dessa técnica, bem como aos iniciantes é a oportunidade de adentrar no mundo da Auriculoterapia.


III. Objetivo


Capacitar o/a futuro (a) Auriculoterapeuta para praticar com Segurança a técnica, com ênfase nos conhecimentos e métodos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), seja para atuar profissionalmente (obter renda), agregar a técnica no rol de habilidades pessoais, ou para uso pessoal atuando em beneficência ou familiar.



IV. Quem pode fazer essa Formação?


Trata-se de um Curso Livre, por se tratar de uma das práticas integrativas complementares no ramo das terapias holísticas, o curso é aberto a público diversos, tais como: profissionais, técnicos e estudantes da área da saúde (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, educador físico, , técnicos em gerais da saúde, dentre outros), terapeutas holísticos (massagistas, reikianos, quiropraxistas, doulas, access, tetha healing, dentre outros).


O curso também é uma oportunidade de quem deseja começar a atuar com terapias holísticas, lembrando que, para as profissões que não são da área da saúde, para atuação profissional nas terapias holísticas a sugestão para o respaldo na atuação pode ser garantida através das filiações em sindicatos ou instituições nacionais de terapias holísticas (será ensinado durante a formação).


Se você deseja um dia você deseja fazer uma formação completa em Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa - Pós-Graduação ou Curso Profissionalizante), esse curso de Auriculoterapia é uma oportunidade de conhecer os princípios básicos, que possibilitará tomar essa decisão. Auriculoterapia é um convite ao Universo da Acupuntura Sistêmica.


V. Quais benefícios da Auriculoterapia, posso aliar a auriculoterapia à minha profissão?


Como vimos, a auriculoterapia tem suas bases consolidadas, onde há vários benefícios comprovados por estudos, sendo também umas das Práticas Integrativas reconhecida pelo nosso Ministério da Saúde.


Na formação será repassado as noções gerais de como fazer protocolos de antedimentos na área da: Saúde Mental (Psicologia, Psiquiatria), Fisioterapia, Massoterapia, Quiropraxia, Odontologia, Nutrição, Estética e Emagrecimento, Doulas, Obstetrícia, Vícios, ou seja, a auriculoterapia pode ser aliada a todas essas áreas e profissões. E aos iniciantes em terapias holísticas terão a mesma oportunidade, receber os conhecimentos acima citados.



VI. Da Auriculoterapia e atuação profissional


A Auriculoterapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1990 (1)


No Ministério da Saúde Brasileiro é uma das Práticas Integrativas Complementares praticadas no SUS (PNPIC/2016/SUS), com o Código 03.01.04.010-9, inclusive o SUS-MS juntamente com a UFSC (Universidade Federal de Santa Cartarina) oferecem a formação aos profissionais que atual no SUS (2).


Assim, a Auriculoterapia e outras técnicas como a massagem, quiropraxia, terapia com floral, Medicina Tradicional Chinesa, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Reiki, Shantala, dentre outras, fazem parte das Práticas Integrativas Complementar (PIC), sendo a atuação de forma livre no país, e/ou em cada profissão da área da saúde seus conselhos de classe regulamentam o exercício da auriculoterapia, como por exemplo o Conselho Federal de Farmácia, vejamos:

RESOLUÇÃO N° 733, DE 26 DE AGOSTO DE 2022 - Conselho Federal de Farmácia - "Regulamenta a atuação do farmacêutico na Auriculoterapia e Auriculoacupuntura, e dá outras providências." (3)


Embora as PIC's em sua grande maioria se trata de cursos e formações livres, recomenda-se que os profissionais a qual exercem atividades como terapeutas holísticos, principalmente os sem nível superior, busquem se associar em instituições de amparo legal, como por exemplo o SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas (existe a Delegação em Rondônia) a qual poderá se inscrever e ter sua carteirinha de terapeuta para atuar com segurança e amparo, bem como outras instituições de mesma natureza (4).



VII. Conteúdo Programático


  • CONCEITO E HISTÓRIA DA AURICULOTERAPIA 
  • ANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA AURICULAR
  • MECANISMO DE AÇÃO (NEUROFISIOLOGIA)
  • LOCALIZAÇÃO, FUNÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS AURICULARES
  • MONTAGEM DE PROTOCOLOS BÁSICOS DE ATENDIMENTOS
  • ESTUDO DOS MATERIAIS PARA PRÁTICA EM AURICULOTERAPIA
  • PRÁTICA EM AURICULOTERAPIA BÁSICA
  • TEORIA DO YIN E YANG E SEU USO NA AURICULOTERAPIA
  • MÉTODO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO POR ZANG-FU NA AURICULOTERAPIA
  • TEORIA DOS 5 ELEMENTOS EM AURICULOTERAPIA
  • OS 5 ELEMENTOS (FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA E MADEIRA) E SEU USO NA AURICULOTERAPIA
  • INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA AURICULOTERAPIA
  • MÉTODO EXCLUSIVO DO PROF. JUCÁ P/ MONTAGEM DE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS - DIALOGANDO COM O CÓRTEX CEREBRAL
  • MONTAGEM DE PROTOCOLOS COM OS 5 ELEMENTOS EM AURICULOTERAPIA
  • MONTAGEM DE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS AVANÇADOS POR ESPECIALIDADE (FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL)
  • NOÇÕES DO USO DAS: SEMENTES, ESFERAS, CRISTAIS, E OUTROS ITENS NÃO INVASIVOS.
  • NOÇÕES EM BIOSSEGURANÇA, LEGISLAÇÃO SANITÁRIA; 
  • NOÇÕES DE ABORDAGEM HOLÍSTICA TERAPÊUTICA;
  • NOÇÕES DE PRECIFICAÇÃO;
  • NOÇÕES DE PARA DAR INÍCIO NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM AURICULOTERAPIA;
  • O QUE É NECESSÁRIO PARA ATUAR PROFISSIONALMENTE COM A AURICULOTERAPIA;
  • ÉTICA PROFISSIONAL;
  • DENTRE OUTROS ASSUNTOS, COMPARTILHAMENTO DE CASOS CLÍNICOS, ETC.

Obs: durante os encontros presenciais haverá práticas entre os alunos, bem como em pacientes voluntários convidados para atendimento de demonstração durante a aula.


VIII. Programação


  • 21/08/2026 - SEXTA das 19h às 21h30 (aula online via meet - introdução)
  • 22/08/2026 - SÁBADO das 08h às 18h (1º dia presencial)
  • 23/08/2026 - DOMINGO das 08h às 18h (2º dia presencial)
  • Período em EaD de 24/08 à 12/08/26 (monitoria EaD, e exercícios de fixação teóricos, em plataforma online).

IX. Local onde ocorrerá a Formação


Será em Porto Velho-RO, contudo está sendo definido o espaço físico para melhor acomodar os alunos. Após definido, será comunicado aos alunos inscritos o local a ser realizada a formação.


X. Instituição Parceira


INSTITUIÇÃO PARCEIRA: ELO VERDE (FORMAÇÕES HOLÍSTICAS E LOJA EM MATERIAIS DE ACUPUNTURA, AURICULOTERAPIA E TERAPIAS NATURALISTAS), AV. ABUNÃ, ESQUINA COM, R. ELIAS GORAYEB, N 2888 - 1 ANDAR - LIBERDADE. CONTATO: WHATSAPP DA LOJA (69) 99360-5531.


XI. Aviso

Haverá ainda em 2026 o módulo de "Auriculoterapia Avançada", com técnicas de aplicação de agulhas auriculares, sangrias e aprofundamento. Destinado a quem já fez cursos de auriculoterapia, como aprofundamento e aprimoramento da técnica. Assim, só poderá fazer o módulo avançado, que fizer essa primeira formação. Após o módulo avançado poderá ser emitido um novo certificado com a carga horária total (dois cursos realizados com Prof. Jucá).


XII. Referências


(1) Auriculoterapia e Organização Mundial de Saúde

- https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/60870/WHO_TRM_91.2.pdf?sequence=1&isAllowed=y - -

- https://apps.who.int/iris/handle/10665/352306 .

(2) Auriculoterapia e Ministério da Saúde

- https://auriculoterapiasus.ufsc.br/informacoes-gerais/

- https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2016/setembro/ministerio-capacita-para-tratamentos-com-auriculoterapia

(3) Regulamentada a atuação farmacêutica na auriculoterapia/auriculoacupuntura

- https://www.cff.org.br/noticia.php?id=6822&titulo=Regulamentada+a+atua%C3%A7%C3%A3o+farmac%C3%AAutica+na+auriculoterapia%2Fauriculoacupuntura

- https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/12/09/2022/novas-resolucoes-do-cff-respaldam-a-atuacao-em-pics-e-na-auriculoterapia-e-auriculoacupuntura

(4) SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

https://www.sinaten.com.br/ 


XII. Deseja sanar dúvidas diretamente com professor Élber Jucá

Entre em contato: WhatsApp https://wa.me/message/MDROJ2HVT6NCL1 (69-99239-3581). 

PROGRAMAÇÃO

1º dia - 21/08 - Online 19h às 21h30 via meet / 2º dia - presencial - 22/08 sábado das 8 às 18h / 3º dia - presencial - domingo das 8 às 18h.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

INVESTIMENTO

Serão vagas limitadas para manter o padrão de ensino e bom aproveitamento da formação, reserve a sua vaga. 

O valor do Investimento é de R$ 890,00 (oitocentos e noventa reais), formas de pagamento:

  • Cartão de Crédito ou Link Cartão de Crédito em até 3x sem juros.
  • Dinheiro (cédula) ou Pix, 10% de desconto (R$ 800,00).
  • Em 6 x 174,66 no Cartão de Crédito ou Link Cartão de Crédito (com taxa).
  • Em 10 x 111,40 no Cartão de Crédito ou Link Cartão de Crédito (com taxa).

Não haverá taxa de inscrição, portanto, a vaga somente será garantida mediante o pagamento do curso ou o envio de uma entrada de R$ 200,00 reais (via Pix ou link cartão de crédito), sendo esse valor de entrada a ser abatido posteriormente no valor total do curso.

                                                                                                                                  

Passo a passo para efetivar a inscrição e garantir sua vaga: 


  • Se inscreva aqui no site na opção abaixo "Inscrições"
  • Entre em contato para escolha da via de pagamento - Whatsapp https://wa.me/message/MDROJ2HVT6NCL1 (Élber Jucá - 69-99239-3581); 
  • Após a inscrição neste site e confirmação de pagamento, a vaga estará garantida e reservada.

PRÉ-INSCRIÇÃO

Manifestação de interesse.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

INFORMAÇÕES DO PROFESSOR

Professor Ministrante

Prof. Élber Jucá Ceccon, residente em Porto Velho-RO, casado, dois filhos, Farmacêutico e Bioquímico desde 2010, Auriculoterapeuta há 14 anos, Acupunturista atuante há 11 anos.

  • Pós graduação em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura, 2015, Manaus - AM, cerficação via FaSerra - ES;
  • Professor em pós graduação de acupuntura (UNIJIPA 2019-2020).
  • Professor Voluntário com a Formação de 02 (duas) Turmas de Auriculoterapia para profissionais do nível superior em Saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, e outros) na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho-RO, 2018, para atuação destes profissionais no SUS;
  • Palestrante em oficinas em Auriculoterapia e MTC realizadas nas Faculdades como a FIMCA e São Lucas (2017, 2021 e 2023);
  • Minicursos de Auriculoterapia na Faculdade FIMCA para estudantes de Medicina e Farmácia (2017, 2021 e 2023);
  • Participação como coordenador de Auriculoterapia em eventos e ações sociais, como por exemplo o Projeto Castanheira da FIMCA, Ação Global, Dia do Bem;
  • Publicação de Artigo Simples em Revista Científica: "OS EFEITOS DO USO DA ACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA NA DOR OU SENSAÇÃO DO MEMBRO FANTASMA" 2022 (Link de acesso: https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/634 );
  • Publicação de Artigo em Revista Científica: "A ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DA DOR OU SENSAÇÃO DO MEMBRO FANTASMA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" 2023 (Link de acesso: https://revistaft.com.br/a-acupuntura-como-alternativa-terapeutica-no-tratamento-da-dor-ou-sensacao-do-membro-fantasma-uma-revisao-sistematica/ );
  • Publicação de Artigo em Revista Científica: "O Uso da Acupuntura versus medicamentos no tratamento de desconfortos/doenças durante a gestação: revisão sistemática" 2024 (Link de acesso: https://revistaft.com.br/o-uso-da-acupuntura-versus-medicamentos-no-tratamento-de-desconfortos-doencas-durante-a-gestacao-uma-revisao-sistematica/) );
  • Dentre outras atuações e publicações.

O Professor vem ministrando cursos desde 2017, com atuais 13 turmas presenciais concluídas, somando mais de 170 profissionais formados, dentre estes: médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, educador físico, enfermeiros, técnicos e estudantes da área da saúde, massagistas, doulas, reikianos, professores doutores e mestres, advogados e outros profissionais das mais diversas áreas de atuação.


Além de Pós Graduado em Acupuntura, acumula outras pós graduações, formações e experiências, tais como:

  • Formações Avançadas em Auriculoterapia Tradicional Chinesa e Francesa - SINATEN (2011-2012);
  • Formação em Quiropraxia Chinesa - Métodos manuais (2012) - pelo Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturalistas - SINATEN;
  • Curso de Reflexologia dos Pés e das Mãos - SINATEN (2012);
  • Formação com Habilitação Avançada em QUIROPRAXIA, Faculdade Cuiabá - FAUC (2019-2020);
  • Formação em Ciência da Homeopatia Popular (2024-2025) - SINATEM e Elo Verde;
  • Formação em Terapia Crânio Sacral (2025) - SINATEM e Elo Verde;
  • Cursos Holísticos em: Reiki I, II, III-A, Thetahealing;
  • Pós-Graduado em REGULAÇÃO EM SAÚDE NO SUS, através do Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde;
  • Pós-Graduado em EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIAS EM SAÚDE, através da Faculdade UNYLEYA/Goiás;
  • Pós-Graduado em GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS, através da Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Saúde;
  • Ex-militar do Exército Brasileiro (2004-2010);
  • Servidor Público Municipal - Farmacêutico e Bioquímico (2011-2026), ocupou alguns cargos na Secretaria Municipal de Saúde, como: Gerente e Diretor das Farmácias Populares da Prefeitura; Gestor da Assistência Farmacêutica (Chefe da Divisão); Coordenador da 1ª Comissão de Farmácia e Terapêutica Municipal com criação da 1ª Relação Municipal de Medicamentos Essencias; Diretor Administrativo Geral da SEMUSA; Getente Técnico do Laboratório UPA SUL durante a Pandemia COVID19;
  • Nova graduação em andamento, 2026: Ciências Médicas (Internato).


TURMAS ANTERIORES

13 TURMAS PRESENCIAS JÁ MINISTRADAS.



Venha Você fazer parte das pessoas com esses conhecimentos milenares!

Prof. Élber Jucá  Ceccon


Acesse o perfil do Prof. Élber Jucá nas redes sociais


Instagram @Prof.ElberJuca

https://www.instagram.com/elberjucaceccon?igsh=bzl1N2puc3V6NjA0


Página no Facebook Prof. Élber Jucá

https://www.facebook.com/elberjuca?mibextid=ZbWKwL


LOCAL DO CURSO

Porto Velho - RO.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}